Resumo Diário de Política 18/11/2020: Reformas somente em dezembro

Leitura crítica das principais notícias do dia sobre política, com resultados de apurações em Brasília e pesquisas do time de Análise Política, antes da abertura do mercado.


Compartilhar:


O noticiário continua focado nos resultados do primeiro turno da eleição municipal e líderes decidem pauta no Congresso, deixando reformas para dezembro.

Duas entrevistas marcam a avaliação de ACM Neto, presidente do DEM, e Gilberto Kassab, presidente do PSD sobre o pleito e os impactos para 2022. ACM buscou descolar o DEM do governo, falou que ‘eleições municipais deste ano ajudaram a acelerar o processo de aposentadoria do Lula’, que ‘não houve espaço para aventuras’ e assim, os ‘novidadeiros’ de 2018 ficaram para trás (https://glo.bo/2KfQzNH) e Kassab, sempre em tom ameno, foi em linha semelhante, reconheceu a proximidade da bancada ao governo hoje, mas emendou: ‘o que não quer dizer que estará em 2022’ e, a seu modo, avaliou o efeito do apoio do Bolsonaro na eleição municipal: ‘se ele apoiou, ganhou ou perdeu, mas é uma questão local. A pessoa não vai votar num candidato tal só porque o Bolsonaro pediu’; falou sobre Lula ‘Quem aqui vai questionar a liderança do Lula? Mas a operação política está mudando de mãos.’ e reiterou sua visão de mais longa data de que o eleitor brasileiro é de centro (https://bit.ly/3lGpscs). E como 2022 é logo ali, até a possível vaga no governo de SP já está em disputa caso Doria persiga a presidência (https://bit.ly/35EFopZ).

Ontem líderes do Congresso definiram a pauta até o fim das eleições municipais. No Senado, falências e Pronampe, na Câmara, cabotagem. As reformas ficam para depois do segundo turno da eleição municipal. Nessa quarta Senado deve votar projeto que efetiva acordo sobre Lei Kandir (https://glo.bo/2IMbCqS). Escrevemos ontem que a agenda preliminar seria essa e PL com R$ 4bi para setor de transporte público, PL sobre o FUST, PL para facilitar crédito para mitigar efeitos da Covid, PL de combate à fraude eletrônica e PL para incluir MG e RR na área de atuação da Codevasf. Reiteramos que Apesar de turbinada, a pauta é pouco significativa no sentido de fazer andar as reformas estruturais. É também difícil prever a finalização de tantas matérias durante esse período em que muitos parlamentares ainda estarão envolvidos com o segundo turno da disputa municipal.

E na Folha, matéria sobre o efeito do avanço do INPC no orçamento de 2021. Nas projeções do governo atualizadas ontem, o índice deve fechar o ano em 4.1%, acima dos 2.1% considerados no orçamento para corrigir o mínimo. O efeito calculado é de expansão das despesas em mais R$ 7.4 bi (https://bit.ly/3f8odjX). Desafio é qual despesa será cortada para acomodar o aumento dessa, que é obrigatória.

Notícias de vacinas foram positivas. Folha cita estudo que mostra produção de anticorpos em 97% dos participantes em estudo com a Coronavac (https://bit.ly/35Ec4jq), o presidente da Pfizer disse que a empresa está negociando com Ministério da Saúde e, caso haja acordo, vacinas da companhia poderiam chegar no primeiro trimestre (https://bit.ly/2UEvGO4), e técnicos russos estão no Brasil para apresentar a vacina Sputnik V à Anvisa (https://glo.bo/3lHPHzm).

A pesquisa XP/Ipespe para o segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo mostra que, se a eleição fosse hoje, o prefeito Bruno Covas (PSDB) seria reeleito com 48% dos votos totais, contra 32% de Guilherme Boulos (PSOL). Outros 15% dizem que votarão em branco, nulo ou nenhum, e 5% não responderam. Na última pesquisa antes do primeiro turno, Covas recebia 55% dos votos e Boulos, 24%, em um eventual segundo turno (link para matéria do Valor: https://glo.bo/3pPfnwu e para PDF completo: https://bit.ly/35E6XQi).

Curtas: e o Amapá teve novo apagão total (https://glo.bo/36Pfr6H)

Internacional

Nos EUA, o senado bloqueou a nomeação de Judy Shelton para o Fed, uma derrota para o líder Mitch McConnell e para o presidente Trump. Ainda ontem, a Suprema Corte estadual da Philadelphia rejeitou o principal argumento da campanha de Trump de que os observadores eleitorais republicanos eram mantidos longe demais para monitorar a contagem de votos. Em Michigan, os oficiais do Partido Republicano votaram contra a certificação do resultado das eleições no maior condado do estado. Pouco depois, o conselho votou novamente e decidiu por unanimidade pela certificação dos votos e auditoria de alguns distritos.

No final do dia, o presidente Trump ainda anunciou em sua rede social a demissão do principal oficial de segurança cibernética dos EUA, Christopher Krebs. O motivo teriam sido a fala de Krebs contradizendo as alegações de eleições do presidente sobre fraudes no pleito.

Hoje é o 688° dia do governo Jair Bolsonaro.
Hoje é o 252° dia da pandemia de Covid-19.
Faltam 11 dias para o segundo turno das eleições municipais.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.