News XPress
Brasil
A semana começa com a largada oficial de Lula e Flávio Bolsonaro na corrida pelo Palácio do Planalto, após o início formal do período de campanha eleitoral. Os dois candidatos escolheram seus redutos políticos para a realização dos primeiros atos e priorizaram as críticas mútuas, reforçando o cenário de uma eleição polarizada na qual os índices de rejeição terão papel decisivo para a definição do resultado (app: https://bit.ly/463M53j | desktop: https://tinyurl.com/28zf44k6).
No Rio de Janeiro, o senador do PL priorizou os símbolos em direção a Jair Bolsonaro, incluindo um áudio do ex-presidente produzido por IA e a camisa com o slogan da campanha vitoriosa de 2018. A estratégia de reforçar o DNA bolsonarista, avalizada internamente pelo PL, ocorre em meio à recuperação nas pesquisas e ao esforço por maior unidade na família com a reconciliação com Michelle Bolsonaro. Flávio também emulou a campanha do pai ao propagar a narrativa antipetista, com foco na segurança pública e no combate à corrupção, discurso reforçado pela presença do vice-presidente da chapa, Alfredo Gaspar (https://tinyurl.com/27efwogv). Na seara econômica, a estratégia passou por críticas ao custo de vida e aos níveis atuais de endividamento da população, temas mais presentes no dia a dia do eleitorado, mas também por um aceno ao “tesouraço” em gastos e impostos, além de redução da burocracia para empreendedores.
Segundo o Metrópoles, aliados do senador minimizaram o público reduzido do ato – estimado em em 8,9 mil pessoas nos horários de pico pelo Monitor do Debate Político da USP (https://tinyurl.com/2cz26ka7) –, bem como a ausência de lideranças aliadas de outros estados, como Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Nikolas Ferreira (https://tinyurl.com/29dk7brk). Apesar da ausência no ato, o jornal O Globo reporta que a campanha presidencial do senador espera um engajamento maior de aliados nos embates promovidos nas redes sociais. A estratégia estaria sendo desenhada em meio a um incômodo com o desempenho do candidato no ambiente digital. A ideia seria reduzir a dependência de Flávio para responder à ofensiva de nomes ligados ao presidente Lula (https://tinyurl.com/25acvsnu).
Já o ato do chefe do Executivo, resgatando os tempos de sindicalista em São Bernardo do Campo, numa tentativa de reconexão com a militância, teve um discurso mais enxuto na comparação com a convenção nacional do PT, mas manteve o olhar no retrovisor ao lembrar do passado no movimento sindical e do legado de seus governos (https://tinyurl.com/24ob6wuw). No campo das propostas, o presidente prometeu criar um ministério da Segurança Pública e garantir a exploração dos minerais estratégicos, mas ressaltou que detalhes de uma futura plataforma de governo serão divulgados posteriormente (https://tinyurl.com/28z32qtl).
Embora o discurso continue pendendo para o passado, o jornal O Globo pontua que haverá uma ofensiva da campanha petista para atrair o voto de jovens e tentar impedir o crescimento de rivais neste segmento — que representa mais de 30% do eleitorado. Além de explorar a imagem de homem ativo fisicamente, uma das atuações teria o objetivo de rejuvenescer a imagem de Lula por meio de mudanças em sua linguagem – o que também passa pela estratégia de conceder entrevistas a podcasts mais populares entre a juventude (https://tinyurl.com/26xl5ddh).
A Folha ainda destaca que o atual presidente de fato decidiu não ir ao debate da TV Band, programado para o próximo domingo, com a justificativa de falta de igualdade de condições para ele se defender contra os ataques dos adversários. De acordo com a nota, a tendência é Lula comparecer apenas ao último debate antes do primeiro turno, na TV Globo, mas a possibilidade ainda não estaria definida (https://tinyurl.com/22gj4etn).
Por fim, foi divulgada há pouco nova pesquisa Nexus, que mostra estabilidade nos cenários eleitorais, com manutenção da vantagem de Lula sobre Flávio em 3 pp, dentro da margem de erro (app: https://bit.ly/3RY2P90 | desktop: https://tinyurl.com/mumvz96r). O resultado sucede o levantamento da Quaest publicado no final da tarde de sexta-feira, que trouxe oscilação negativa tanto nos índices de avaliação do governo quanto na dianteira sobre o filho de Jair Bolsonaro, que caiu de 5 pp para 3 pp em cenário de segundo turno – também configurando empate técnico (app: https://bit.ly/4wWZBlc | desktop: https://tinyurl.com/28w5rcxn).
Faltam 48 dias para o primeiro turno das eleições.
Monitor de Pesquisas: Pesquisa Datafolha pode ser divulgada a partir de sexta-feira.
Agenda BCB: Galípolo palestra em conferência, às 12h (zoom: https://tinyurl.com/2cbwp5ou). Nilton David participa de audiências com o mercado às 11h30, às 13h30 e às 14h30, para tratar de conjunta econômica. Paulo Picchetti tem reunião trimestral com economistas, às 9h30 e às 11h.
Agendas de Lula e Durigan: Lula visita navio-sonda da Petrobras na Margem Equatorial, às 13h. Durigan palestra em conferência, às 9h, e em evento da Bloomberg, às 13h. Também se reúne ao longo do dia com economistas do IDP e da FGV.
Agenda local de dados: Às 8h a FGV divulga o IGP-10 de agosto, com o mercado esperando variação de 0,18% m/m e 2,70% a/a e a XP, 0,21% m/m e 2,74% a/a. Às 8h25 o BC divulga o PDF do Focus, com os dados completos sendo publicados às 9h. Também às 9h teremos o IBC-Br de junho (consenso: -0,5% m/m e 2,3% a/a; XP: -0,5% m/m e 2,4% a/a).
Internacional
O acordo provisório de cessar-fogo entre Irã e Estados Unidos, previsto para durar 60 dias, chega ao fim oficialmente nesta segunda-feira, em meio ao aumento nas tensões entre os dois países (https://tinyurl.com/4cje6fuf). Uma rede de TV da Arábia Saudita, contudo, reporta que foi alcançado um acordo para prorrogar o cessar-fogo (https://tinyurl.com/vwuk3mdj).
Agenda internacional de dados: Na China, tivemos a bateria dos dados de atividade econômica de julho. As vendas no varejo subiram 0,6% a/a (exp. 1,5%), enquanto a produção industrial avançou 4,5% a/a (exp. 5,0%) e os investimentos em ativos fixos recuaram 6,7% no acumulado entre janeiro e julho, quando comparado ao mesmo período do ano passado (exp. -6,2%). A taxa de desemprego subiu 0,2 pp para 5,2% (exp. 5,0%). Os preços de casas novas recuaram 0,18% e os de casas usadas caíram 0,29%. No Japão, o PIB subiu 0,3% t/t , de acordo com a leitura preliminar do segundo trimestre (exp. 0,5%).
Nos EUA, às 9h30 teremos o Empire Manufacturing de agosto.


Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Capas dos jornais: https://bit.ly/4wzmlqx
Eleições presidenciais
XP Política: A largada de Lula e Flávio na corrida ao Planalto (app: https://bit.ly/463M53j | desktop: https://tinyurl.com/28zf44k6)
Folha: No dia 1 de campanha, PT faz culto à personalidade de Lula e PL projeta Flávio com antipetismo (https://tinyurl.com/27efwogv)
Estadão: Antes da TV, Lula e Flávio Bolsonaro abrem campanha com estratégias opostas nas redes e nas ruas (https://tinyurl.com/28dsvl5y)
Valor: Lula faz acenos a mulheres, Flávio associa-se a Bolsonaro e debate sobre segurança marca 1º dia (https://tinyurl.com/28z32qtl)
O Globo: Retorno às origens e disputa sobre segurança e soberania marcam início da corrida presidencial (https://tinyurl.com/2blrd7yr)
Folha: Lula começa campanha em tom nostálgico e cobra da militância comparações com governo Bolsonaro (https://tinyurl.com/24ob6wuw)
Folha: Lula mira jovens, e campanha deve destacar Janja após esquecer mulheres em convenção (https://tinyurl.com/2453uxna)
Folha: Lula começa campanha no palanque sindical que o projetou para a política (https://tinyurl.com/2396r22q)
Folha: Lula diz que só ele e Bolsonaro são líderes nacionais e cobra que aliados se projetem (https://tinyurl.com/2bk9xphp)
O Globo: Lula ‘farmando aura’: aos 80 anos, petista tenta rejuvenescer imagem para atrair eleitorado mais jovem (https://tinyurl.com/26xl5ddh)
O Globo: Lula afirma que só ele e Bolsonaro são líderes nacionais e cita seis aliados como possíveis nomes ao Planalto em 2030 (https://tinyurl.com/2xst8cty)
Folha: Na largada da campanha eleitoral, Lula lidera atenção nas redes sociais (https://tinyurl.com/25hsysfd)
Folha: Lula decide não ir a debate da Band e alega desigualdade de condições (https://tinyurl.com/22gj4etn)
Folha: Flávio começa campanha em Copacabana, reproduz áudio de Bolsonaro e diz que país olha para Brasília ‘com nojo’ (https://tinyurl.com/2atrfls9)
Folha: Flávio Bolsonaro volta às origens do clã e lança campanha em Copacabana (https://tinyurl.com/2a8l8uwu)
Estadão: Ato de Flávio reúne 8,9 mil pessoas no Rio, estima USP/Cebrap; comício de Lula não teve medição (https://tinyurl.com/2cz26ka7)
Metrópoles/Igor Gadelha: Aliados de Flávio minimizam público reduzido no ato em Copacabana (https://tinyurl.com/29dk7brk)
Metrópoles/Igor Gadelha: Valdemar elege um culpado por público reduzido em ato de Flávio no Rio (https://tinyurl.com/29km9e4t)
Estadão: Renan Santos ataca Lula e Flávio e promete ‘exterminar’ facções: ‘Vamos tingir o chão com sangue’ (https://tinyurl.com/238zgwr3)
Estadão: Caiado faz carreata sem Kassab, diz que vice foi mal interpretado e que eleição em Goiás é ‘raiz’ (https://tinyurl.com/2yskwuee)
Estadão: ‘O problema do Brasil é que bandido fica solto’, critica Romeu Zema (https://tinyurl.com/262ncu3v)
O Globo: Em meio a incômodo com desempenho nas redes, Flávio Bolsonaro escala aliados para alavancar presença digital (https://tinyurl.com/25acvsnu)
Estadão: Aceno a mulheres, críticas ao STF e ‘pacificação’ com os EUA marcam a largada da campanha eleitoral (https://tinyurl.com/2b96cjsm)
Monitor de Pesquisas: Quaest: Vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro cai para 3 pp e disputa volta ao empate técnico (app: https://bit.ly/4wWZBlc | desktop: https://tinyurl.com/28w5rcxn)
G1: Os números da pesquisa Quaest para presidente (https://tinyurl.com/248zg94g)
Metrópoles/Igor Gadelha: Petistas atribuem más notícias da Quaest a Jaques, Lulinha e Marcola (https://tinyurl.com/24enz7fq)
O Globo/Fábio Graner: Quaest mostra Lula mais vulnerável na eleição, com piora na avaliação do governo (https://tinyurl.com/25veju7y)
O Globo/Lauro Jardim: A nova pesquisa presidencial do Datafolha (https://tinyurl.com/2xm6eods)
Folha: Veja pontos em que os planos de governo de Lula e Flávio Bolsonaro divergem (https://tinyurl.com/29a2uu7j)
Estadão: Gastômetro de Lula mostra que presidente já gastou R$ 278,3 bilhões para tentar reeleição (https://tinyurl.com/27l2q8kn)
O Globo/Fábio Graner: Flavio Bolsonaro sinaliza em programa de governo que dívida pode ser sua âncora fiscal (https://tinyurl.com/27pehypz)
Folha: Flávio Bolsonaro enviará nova regra fiscal ao Congresso, mas só explicará depois, diz coordenador (https://tinyurl.com/2ckxbu4u)
O Globo: Planos de governo dos presidenciáveis ampliam promessas na área econômica, mas não detalham impacto nas contas públicas (https://tinyurl.com/2db4jllz)
Folha: Programas de Lula e Flávio fazem promessas sem dizer como vão bancar gastos (https://tinyurl.com/2dfw2zah)
Estadão: Choque fiscal, arcabouço, ‘tesouraço’: veja as propostas dos presidenciáveis para a economia (https://tinyurl.com/28ysope7)
O Globo: Inelegível, Marçal tenta forçar candidatura sub judicie, mas TSE será obstáculo; entenda os próximos passos (https://tinyurl.com/28n2e6d9)
O Globo/Bernardo Mello Franco: Inelegível, Pablo Marçal pode repetir candidatura relâmpago de Silvio Santos em 1989 (https://tinyurl.com/2ak9uweo)
Estadão: Pablo Marçal diz que patrimônio de R$ 7,4 bilhões está errado e manda corrigir declaração de bens (https://tinyurl.com/23ftpxhz)
Folha: TSE aperta fiscalização de big techs, mas tempo e equipe são gargalos (https://tinyurl.com/2y3644eb)
O Globo: Tema central na campanha que começa hoje, medo de ser assaltado alcança dois a cada três eleitores, aponta pesquisa (https://tinyurl.com/2ygfxb6q)
O Globo: Violência pauta voto para presidente de 63% dos eleitores de direita, contra 45% à esquerda, revela pesquisa Ideia (https://tinyurl.com/2bwrppyz)
O Globo: Entrevista: ‘Classe C não enxerga Lula ou Flávio como passaporte para futuro melhor’, diz presidente do Locomotiva (https://tinyurl.com/2d9nfrjy)
O Globo/Lauro Jardim: Flávio Bolsonaro está ‘cansado’ (https://tinyurl.com/2at94m4t)
O Globo: Polícia do Senado cumpre mandado contra suspeito de ameaçar Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/29wwzyuh)
O Globo/Malu Gaspar: Lula antecipa herança para filhos, e patrimônio cai 35% (https://tinyurl.com/29ycm4p2)
Folha: TSE teme nova ofensiva contra sistema eleitoral após filiações fraudulentas (https://tinyurl.com/2995lq4y)
Valor: Combate ao feminicídio será tema central para eleitorado feminino (https://tinyurl.com/27uhxw9c)
Eleições estaduais
Estadão: PL é o partido que mais lançou candidatos ao Congresso; PCO é o que mais tem candidatos a governador (https://tinyurl.com/26hh37pw)
G1: Eleições ao Senado: Lula foca em governabilidade e Flávio em enfrentamento ao STF; veja candidatos e estratégias (https://tinyurl.com/2de2gyvu)
CNN Brasil: Após reviravoltas, 33 senadores miram reeleição e 10 governo estadual (https://tinyurl.com/22dazd9a)
Valor: Com dívida no radar, Simões é alvo em debate em MG (https://tinyurl.com/2arhvz4w)
Estadão: Cleitinho registra candidatura ao governo de Minas após semanas de indefinição (https://tinyurl.com/24vatr5y)
Folha: Novo vídeo contradiz versão da campanha de Haddad sobre intimidação de PMs (https://tinyurl.com/2buywdmu)
Folha: Petista prevê que Tebet terá apoio no partido para ser candidata a prefeita de SP (https://tinyurl.com/24buor83)
Folha: Michelle Bolsonaro dá largada à candidatura ao Senado: ‘Missão que meu marido me confiou’ (https://tinyurl.com/22qaopso)
Estadão: Michelle Bolsonaro está entusiasmada com a campanha ao Senado, dizem aliados (https://tinyurl.com/2dp4qrdv)
O Globo/Malu Gaspar: As ameaças que rondam a retomada de julgamento sobre eleição para governador-tampão no Rio (https://tinyurl.com/25g4ff5f)
Brasil-EUA
Valor: Governo dos EUA avalia novas sanções contra Moraes, diz FT (https://tinyurl.com/279uw4m3)
Folha: Governo Trump estuda impor novas sanções a Alexandre de Moraes, diz jornal inglês (https://tinyurl.com/28bplsb3)
Folha: Autoridade do governo Trump acusa Brasil de censura após X alterar algoritmo para eleição (https://tinyurl.com/2ykxknpz)
O Globo: Lula diz que só vai dar aval a embaixador dos EUA após eleição e falará com Trump sobre processo eleitoral no Brasil (https://tinyurl.com/2aekexhw)
O Globo/Lauro Jardim: Entorno de Lula não crê em conversa com Trump antes da eleição; saiba o motivo (https://tinyurl.com/2cs4fuxz)
O Globo: Integrantes do governo não veem que reciprocidade contra os EUA seja aplicada antes da eleição (https://tinyurl.com/22ybb657)
O Globo: Primeiro relatório do governo sobre reciprocidade a tarifaço dos EUA sai em até 60 dias e processo é longo (https://tinyurl.com/2css99rq)
Estadão: Governo Lula tende a adotar caminho mais longo em vez de impor contramedidas provisórias aos EUA (https://tinyurl.com/2aarp4xv)
Folha: Ação de reciprocidade será longa e exige ‘ajuste fino’ para não afundar mais a economia, dizem analistas (https://tinyurl.com/27gsjy8s)
G1: Governo vê Lei da Reciprocidade como instrumento de negociação com EUA (https://tinyurl.com/23ycb8mz)
Folha: Governo diz que reciprocidade contra EUA pode ser acionada em outras áreas além de tarifas (https://tinyurl.com/29omlfa6)
Valor: Amorim sugere que governo apresse uso de Lei de Reciprocidade (https://tinyurl.com/22rfdfpa)
O Globo/Bela Megale: A chance dos EUA fazerem operações terrestres no Brasil na visão da cúpula militar (https://tinyurl.com/2yo6dekt)
Folha: Desvantagem tarifária do Brasil salta quase 7 pontos com novas sobretaxas dos EUA (https://tinyurl.com/23tkol82)
Governo/Congresso/Escala 6×1
O Globo: Ministro da Fazenda participa de encontros com mercado financeiro nesta semana (https://tinyurl.com/2cyrph7z)
Folha: Porta-voz econômico de Lula, Durigan volta a falar com investidores em SP na próxima semana (https://tinyurl.com/28wwjlp2)
O Globo: Centrão se reaproxima de Lula, e Alcolumbre, Motta e Lira evitam Flávio durante eleição (https://tinyurl.com/25ugcvmn)
CNN Brasil/Larissa Rodrigues: Descoberta da Petrobras deve acelerar aproximação entre Lula e Alcolumbre (https://tinyurl.com/28d8t3xe)
Estadão: Alcolumbre manda avançar fim da 6×1, PEC da Segurança e minerais críticos após reuniões com Lula (https://tinyurl.com/22hxfacj)
CNN Brasil: Alcolumbre destrava pautas, mas projetos do governo ficam para pós-eleições (https://tinyurl.com/2cf9ap6u)
G1: Fim da escala 6×1 e PEC da Segurança: Alcolumbre libera pautas (https://tinyurl.com/2bzjjthq)
Folha: Alcolumbre destrava tramitação do fim da escala 6×1 após encontro com Lula (https://tinyurl.com/255tjy88)
Folha: Coordenador de Flávio Bolsonaro quer discutir fim da escala 6×1 só após eleição (https://tinyurl.com/27vezvrb)
O Globo: Fim da escala 6×1: líderes do Senado veem chance de votação entre 1º e 2º turno das eleições (https://tinyurl.com/24pbzds8)
Folha: MDB pede urgência para aprovar fim da escala 6×1 ainda neste ano (https://tinyurl.com/26zwwprv)
O Globo: Fim da escala 6×1: pressão do PT sobre o Senado ‘atrapalhou’, diz líder do governo na Casa sobre acelerar votação (https://tinyurl.com/23sggvwd)
Fiscal
XP Macro – Fiscal Tracker: Higher revenue led central government to a surplus in July (https://tinyurl.com/4jeamp97)
Estadão: Projeto economiza R$ 10 bi em 2027, mas aumenta gastos em 2026 e reduz receitas durante 5 anos (https://tinyurl.com/2ypfd32g)
Folha: Governo Lula ganha fôlego para o Orçamento, mas ajuste em 2027 segue inevitável, dizem economistas (https://tinyurl.com/2dq68ffo)
Folha: Calote da dívida pública denominada em moeda doméstica (https://tinyurl.com/29lq63es)
Folha: Arminio Fraga diz que Brasil repete erros e compara cenário econômico ao pré-crise do governo Dilma (https://tinyurl.com/272tz72a)
Valor: O aumento contínuo do gasto público e o nível dos juros (https://tinyurl.com/2ao3poz3)
Atividade econômica
Folha: Alta do PIB acima de 2% se torna mais difícil em 2026, dizem economistas (https://tinyurl.com/26uyy29q)
Valor: A estagnação industrial brasileira (https://tinyurl.com/28gcgdjn)
Valor: Economia no 2º trimestre: indústria e serviços crescem, mas comércio fica no campo negativo (https://tinyurl.com/2yrhxvuy)
Crédito
Valor: Juro alto freia novo modelo de crédito imobiliário (https://tinyurl.com/2a34p4vu)
Setor externo
Valor: Petróleo e soja elevam otimismo para superávit comercial (https://tinyurl.com/247p9btm)
Petrobras/Margem Equatorial
Valor: Petrobras anuncia descoberta de hidrocarbonetos no Amapá, na Margem Equatorial (https://tinyurl.com/2cu2ds8e)
Valor: Anúncio da Petrobras sobre Foz do Amazonas é recebido com cautela por especialistas (https://tinyurl.com/2yyvlv9d)
O Globo: ‘Temos que continuar a explorar a área para saber quanto óleo tem lá’, diz Magda sobre indício de petróleo na bacia da Foz do Amazonas (https://tinyurl.com/25jh23wt)
Folha: Indício de petróleo acirra disputa eleitoral no Amapá, pressiona Petrobras e atrai Lula ao estado (https://tinyurl.com/24krpa6f)
Folha: Lula visitará navio da Petrobras no Amapá para exaltar indícios de petróleo e em gesto a Alcolumbre (https://tinyurl.com/25axppy9)
CNN Brasil: Após descoberta da Petrobras e reunião com Alcolumbre, Lula vai ao Amapá (https://tinyurl.com/2bvrozn5)
Energia
O Globo: Para enfrentar El Niño, distribuidoras de energia devem investir R$ 20 bi em reforço de rede e infraestrutura (https://tinyurl.com/26ooyj8p)
O Globo/Lauro Jardim: A sugestão de Alexandre Silveira à cúpula da Enel (https://tinyurl.com/29xoeslb)
Agro
Globo Rural: El Niño pode afetar safras pelo mundo, mas tende a favorecer os EUA (https://tinyurl.com/2d7s4v2m)
Globo Rural: Preço do etanol começa a subir após quatro meses em queda (https://tinyurl.com/26q77vo6)
Mercados
Valor: Estresse no mercado local chega à renda fixa e provoca inclinação da curva de juros (https://tinyurl.com/2blua6xt)
Valor: Tesouro paga maior vencimento de NTN-B (https://tinyurl.com/2dms9nnl)
Valor: Crédito privado ensaia retomada, mas restrita a emissores de baixo risco (https://tinyurl.com/2b6z2c8z)
Valor: Análise: Estrangeiro troca ações por dívida nos mercados emergentes (https://tinyurl.com/2aa6amtk)
BC
CNN Brasil: BC anuncia leilões de linha no valor de até US$ 1 bi nesta segunda (17) (https://tinyurl.com/22rhoqpz)
Varejo
Valor: Crise na Casas Bahia leva a pedido de recuperação judicial (https://tinyurl.com/25q6ueus)
Cripto
Folha: Cartões de criptomoedas avançam sem cobrança de IOF sob novas regras do Banco Central (https://tinyurl.com/2945km87)
STF
O Globo/Malu Gaspar: A estratégia de Messias para apagar o incêndio entre Mendonça e a PF (https://tinyurl.com/2aondstc)
O Globo: Impasse político leva STF a bater recorde de tempo com um integrante a menos e faz Corte adiar julgamentos (https://tinyurl.com/2bvdjnkm)
Folha: Mendonça defende mudanças no STF e diz que Judiciário não deve ‘inovar’ em decisões (https://tinyurl.com/28eo59mp)
CNN Brasil: Juristas veem risco ao sigilo da fonte em decisão de Moraes (https://tinyurl.com/249ynu44)
O Globo: Lula volta a mencionar mágoa com Toffoli e reforça distância na relação com ministro do STF desde a crise Vorcaro (https://tinyurl.com/29pctpw7)
O Globo: STF suspende condenação de Romero Jucá e ex-senador fica apto a disputar eleição (https://tinyurl.com/25tdro9x)
Bolsonaro
G1: Bolsonaro pede autorização para deixar prisão domiciliar e ir ao dentista; nome indicado pela defesa é esposa de Flávio (https://tinyurl.com/2dbhkqkx)
Estadão: Defesa de Bolsonaro pede autorização para ex-presidente deixar a prisão domiciliar e ir ao dentista (https://tinyurl.com/2yefh9yz)
O Globo: Entrevista: ‘É muito difícil que militar que atentou contra o Estado mantenha a patente’, diz presidente do STM (https://tinyurl.com/2agd4e6c)
Inteligência Artificial
Folha: Crise na OpenAI se agrava enquanto Sam Altman prepara IPO (https://tinyurl.com/25p9zurp)
Estadão: The Economist: Onda de bilionários da IA promete revolucionar a caridade no Vale do Silício (https://tinyurl.com/2cjrv8cu)
Folha: Estado dos EUA cria imposto para data centers e pressiona big techs (https://tinyurl.com/2bkfsxna)
Internacional
Valor: Estoques de petróleo põem mundo em alerta (https://tinyurl.com/2xjo44qu)
Valor: Maioria vê situação pior com Trump, diz pesquisa (https://tinyurl.com/2c7rre9b)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!