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Walmart est√° transformando suas lojas para competir com a Amazon – ūüĆéRadar Global

Meituan surpreende potencializada por novos negócios, Lululemon reforça a resiliência do varejo alta renda e Walmart quer competir com a Amazon.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,6% e Europa +0,1%) enquanto investidores aguardam a divulga√ß√£o dos dados do mercado de trabalho americano, a serem divulgados ainda nesta manh√£. Dados mais fortes que o esperado poder√£o indicar um aperto monet√°rio mais intenso por parte do Federal Reserve, uma vez que o mercado de trabalho segue apertado e os empres√°rios relataram no ‚ÄúLivro Bege‚ÄĚ que o preenchimento de vagas segue sendo um dos maiores desafios. Ainda nos EUA, o jornal Reuters teve acesso a e-mail interno do Elon Musk, sinalizando para seus executivos que ele est√° preocupado com o estado atual da economia e precisa cortar cerca de 10% dos funcion√°rios da Tesla, as a√ß√Ķes da companhia caem -3,6% no per√≠odo pr√©-mercado. Na China, ambas as bolsas onshore e offshore permanecer√£o fechadas por conta do feriado nacional. Por fim, o petr√≥leo (-0,6%) amanhece em leve baixa, mas ainda pr√≥ximo aos US$ 117/barril √† medida que os investidores seguem c√©ticos em rela√ß√£o √† capacidade de aumentar a produ√ß√£o por parte dos membros da OPEP+. Nesta quinta-feira, a organiza√ß√£o decidiu aumentar a produ√ß√£o em 648 mil barris/dia em julho e agosto vs. a meta anterior de 400 mil barris/dia.

Coronav√≠rus: A vacina√ß√£o contra a Covid para crian√ßas menores de 5 anos deve come√ßar em 21 de junho nos Estados Unidos, segundo funcion√°rio de sa√ļde do governo Biden. A decis√£o vai ser tomada pela Ag√™ncia Federal do Departamento de Sa√ļde (FDA) ap√≥s comit√™ de especialistas independentes em 15 de junho e espera-se que as vacinas sejam da Pfizer e da Moderna.

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EMPRESAS

Meituan surpreende em receita com novos neg√≥cios compensando a desacelera√ß√£o na China: A Meituan (NASDAQ: MPNGF), gigante chinesa de entrega de alimentos, divulgou seus n√ļmeros do primeiro trimestre com receita de ¬• 46,3 bilh√Ķes, superando a expectativa de ¬• 45,3 bilh√Ķes do consenso, j√° em rela√ß√£o ao resultado por a√ß√£o a perda foi maior que o esperado, com uma preju√≠zo de ¬• 0,80 por a√ß√£o enquanto a m√©dia do consenso apontava para ¬• 0,74. Apesar do balan√ßo da Meituan decepcionar no n√ļmero final, a receita trimestral da companhia cresceu 25% no ano contra ano mesmo em um cen√°rio desafiador, mas marca o ritmo de crescimento mais lento para a empresa em quase dois anos. A implementa√ß√£o de novas regras frente ao aumento do n√ļmero de casos de Covid-19 na regi√£o impactou os principais neg√≥cios de entrega de alimentos da empresa, refletindo nos n√ļmeros. Mesmo assim, o grupo registrou um crescimento significativo nos segmentos de entrega de alimentos, loja f√≠sica, hotelaria e viagens. O fato de o segmento de viagens ter crescido no trimestre √© um pouco chocante, devido aos bloqueios na China.

√Č importante notar que as margens da empresa melhoraram tanto no quarto trimestre de 2021 quanto no primeiro trimestre de 2022, mas ainda est√£o em modo de crescimento. Um dos principais entraves √† lucratividade da Meituan nos √ļltimos trimestres tem sido os investimentos agressivos da empresa em novos neg√≥cios, como compras em grupo e entregas de alimentos. Essas opera√ß√Ķes aumentaram os custos, mas tamb√©m t√™m apresentado as taxas de crescimento mais r√°pidas entre todos os segmentos de neg√≥cios da companhia. Segundo os diretoras da empresa novas iniciativas continuar√£o sendo uma √°rea-chave de investimento.

Lululemon supera expectativas e eleva proje√ß√£o para 2022, refor√ßando a resili√™ncia do varejo alta renda: A fabricante de roupas esportivas Lululemon (NASDAQ: LULU, BDR: L1UL34) reportou os resultados do primeiro trimestre de 2022 com receita de US$ 1,6 bilh√Ķes, versus US$ 1,5bi esperados pelo consenso, e lucro por a√ß√£o (LPA) de US$ 1,48 vs. US$ 1,43, superando as expectativas. Impulsionada pelo crescimento de dois d√≠gitos do canal online, a companhia tamb√©m elevou suas perspectivas financeiras para o ano fiscal de 2022 esperando que o impulso em seus neg√≥cios continue apesar dos ventos econ√īmicos contr√°rios. A Lululemon, focada em clientes com melhores condi√ß√Ķes financeiras, se junta a um grupo de varejistas que atendem o consumidor de alta renda e vem mostrando resili√™ncia nos neg√≥cios. Nomes como Levi Strauss & Co., Nordstrom e Bloomingdale, divis√£o de alta qualidade da Macy’s, est√£o atraindo compradores com dinheiro suficiente para gastar em novas roupas e acess√≥rios mesmo com os pre√ßos subindo. No final de mar√ßo, a Lululemon disse que aumentaria os pre√ßos de certos itens para ajudar a compensar os custos mais altos de mat√©rias-primas, m√£o de obra e frete a√©reo.

A Lululemon, em particular, se beneficiou com a a pandemia √† medida que as pessoas procuravam roupas confort√°veis ‚Äč‚Äčpara usar em casa. Mas agora, mesmo quando os americanos saem de suas casas para retornar aos escrit√≥rios e passeios sociais, eles ainda est√£o comprando os chamados itens de lazer. A Lululemon tamb√©m ampliou mais recentemente seu sortimento para incluir cal√ßados e produtos para cuidados com a pele. ‚ÄúNosso pipeline de produtos continua muito forte e √© a base do neg√≥cio‚ÄĚ, disse o diretor da companhia.

Walmart est√° transformando suas lojas para competir com a Amazon: O Walmart ( NYSE: WMT, BDR: WALM34) est√° transformando suas lojas em hubs para seus neg√≥cios de e-commerce, servindo como plataformas de lan√ßamento para drones de entrega, armaz√©ns automatizados para pedidos on-line e locais de partida para entregas diretas. Eventualmente, eles ajudar√£o a embalar e enviar mercadorias para indiv√≠duos e empresas independentes que vendem no site do Walmart por meio de seu mercado de terceiros. A empresa est√° se apoiando em duas vantagens principais para impulsionar seus neg√≥cios: suas cerca de 4.700 lojas nos Estados Unidos e seu dom√≠nio no neg√≥cio de supermercados, uma vez que 90% dos estadunidenses vivem a menos de 16 quil√īmetros de uma loja do Walmart.

A pandemia de coronav√≠rus criou uma abertura para que a empresa pudesse expandir suas vendas online e tamb√©m alimentou o senso de urg√™ncia do Walmart para competir melhor com a Amazon (NASDAQ: AMZN, BDR: AMZO34), l√≠der clara em com√©rcio eletr√īnico. A big tech tem 39,5% de participa√ß√£o no mercado online nos EUA, em compara√ß√£o com os 7% do Walmart, segundo estimativas da empresa de pesquisa eMarketer.  Contudo, o ambiente do e-commerce ficou mais dif√≠cil nos √ļltimos meses. Os ganhos diminu√≠ram drasticamente √† medida que mais clientes retornam √†s lojas.  Al√©m disso, √† medida que os custos de combust√≠vel e frete do Walmart aumentam e a infla√ß√£o paira na maior alta em quase quatro d√©cadas, os clientes est√£o comprando menos mercadorias em geral. As vendas de alimentos t√™m margens menores, tornando mais dif√≠cil lucrar com as vendas online.

AN√ĀLISE

Fonte: Goldman Sachs

Fundos multimercado venderam mais de US$ 30bi em a√ß√Ķes chineses desde julho de 2021: O gr√°fico acima, do Goldman Sachs, mostra que os investidores de fundos multimercado reduziram globalmente mais da metade sua exposi√ß√£o aos riscos da China nos √ļltimos 18 meses, com uma venda de cerca de US$ 30bi em a√ß√Ķes chinesas desde julho de 2021, excluindo os efeitos dos pre√ßos. As d√ļvidas do mercado em torno do case de investimento para a√ß√Ķes chinesas come√ßaram a sofrer no ano passado, quando as autoridades passaram a regular o mercado de US$ 80bi do setor de educa√ß√£o. A confian√ßa dos investidores foi ainda mais prejudicada pelo risco de deslistagem das ADR, aperto regulat√≥rio no setor de Internet, riscos geopol√≠ticos para a China do conflito entre Ucr√Ęnia e R√ļssia e, mais recentemente, a ades√£o da China √† sua pol√≠tica “Zero-Covid”. No entanto, vale destacar que apesar das quest√Ķes macro ainda pesarem no pr√™mio de risco dos papeis, as empresas continuam apresentando bons fundamentos.

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