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Tesla surpreende em lucros mesmo com produção reduzida – 🌎 Radar Global

Resultados de United Airlines, ASML e Tesla movimentam os mercados.

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MACRO

Mercados globais amanhecem sem direção definida (EUA -0,2% e Europa +0,1%) com o foco voltado para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu e novas divulgações de resultados nos EUA. Até o momento, das 60 empresas presentes no S&P 500 que reportaram seus resultados, 78,3% superaram as estimativas de lucro, segundo a Refinitiv. As divulgações dos balanços seguem hoje nos EUA com AT&T, Snap, American Airlines e Domino’s Pizza. Na Europa, investidores aguardam a provável primeira alta de juros do Banco Central Europeu desde 2011. Estimativas apontam para um incremento de 25bps na taxa básica de juros, mas fontes afirmam que um aumento de 50bps ainda não foi descartado nesta reunião. Além disso, o fornecimento de gás pelo Nord Stream 1 foi retomado nesta quinta-feira, mas ainda com capacidade reduzida. Na China, o índice de Hang Seng (-1,5%) encerra em baixa à medida que a crise imobiliária persiste e impacta duramente as ações das incorporadoras e bancos locais. O sentimento negativo foi levemente compensado pelas esperanças de um fim do escrutínio regulatório da China sobre as empresas de tecnologia com a conclusão das investigações da Didi.  

Confira as expectativas para os resultados das empresas dos Estados Unidos nessa temporada
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EMPRESAS

ASML diminui previsões de crescimento de receita por conta de entrega rápida de equipamentos:  A ASML (NASDAQ: ASML, BDR: ASML34) reportou uma receita de €5,4 bilhões vs. € 5,3 projetados pelo mercado, o LPA foi de € 3,54 vs. € 3, 47 esperados pelos analistas. Peter Wennink, CEO da empresa informou que alguns clientes estão indicando sinais de desaceleração da demanda em certos segmentos de mercado voltados para o consumidor, mas que a empresa ainda vê uma forte demanda, impulsionada por megatendências globais no setor automotivo, computação de alto desempenho e transição para energia verde. Vale lembrar que as ações da ASML estão sob pressão extra nas últimas semanas, enquanto os EUA pressionam a Holanda para proibir a fabricante de maquinário de chips de vender alguns sistemas de litografia ultravioleta profunda para a China. Washington está focada em proibir as vendas do tipo mais avançado de tecnologia DUV, máquinas de litografia por imersão.

Contudo, o que chamou a atenção na divulgação de resultados foi a orientação futura da empresa, que acabou reduzindo sua previsão de crescimento de receitas em 2022 de 20% para 10%. A causa do rebaixamento foi devido a atrasos na cadeia de suprimentos que levaram o fornecedor de equipamentos de chip a acelerar os envios aos clientes, entregando unidades antes do teste final. Isso resulta em um atraso no reconhecimento de receita até que o teste final e a aceitação formal ocorram no site do cliente.

Aumento de custos pesa no balanço da United Airlines: A empresa aérea divulgou seus resultados nesta quarta-feira com uma receita de US$ 12,1bi, em linha com as estimativas do consenso; o LPA foi de US$ 1,43 vs. US$ 1,88 dos analistas, uma decepção de -24%. A empresa relatou forte demanda por viagens aéreas, que corroboraram para um aumento de 24% vs. o mesmo período de 2019 (usado como comparação pré-pandemia). Contudo, o salto no faturamento foi negativamente compensado por um crescimento de +17% nos custos, excluindo combustíveis, vs. o mesmo período de 2019.

Olhando para o futuro, a United espera que a demanda por viagens continue bem aquecida até o final da temporada de verão no hemisfério norte. Ainda assim, a companhia espera que o aumento de custos e nos preços de combustíveis continue exercendo uma pressão sobre suas margens.

Tesla surpreende em lucros mesmo com produção reduzida: A companhia do emblemático CEO, Elon Musk, reportou seus resultados no período pós-mercado, com uma receita de US$ 16,9bi, em linha com as expectativas dos analistas; o lucro por ação foi de US$ 2,27 vs. US$ 1,83, marcando uma surpresa positiva de +24% sobre o consenso. A companhia de veículos elétricos superou as estimativas mesmo com os contratempos em sua fabricação devido às restrições contra a Covid-19 na China, escassez de semicondutores e problemas logísticos, que resultaram em uma queda de produção de -18% neste trimestre vs. o período anterior. Além disso, o aumento nos custos dos componentes causou uma leve contração em sua margem bruta, de 32,9% no trimestre anterior para 27,9% no atual.

Em consequência da deterioração no cenário macroeconômico, a companhia também acabou se desfazendo de 75% das suas reservas de Bitcoin para aumentar sua liquidez. Olhando para o futuro, Elon Musk se sente confiante em uma melhora tanto na capacidade de produção quanto nos gargalos das cadeias de suprimentos. A empresa manteve suas projeções para continuar aumentando o volume de produção de veículos em 50% anualmente.

Quer ver o calendário de resultados do 2º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.

ANÁLISE

Fonte: BloombergNEF

Esforços da Europa e Estados Unidos para terem suas próprias fábricas de baterias não eliminarão dependência da China: O gráfico acima, da BloombergNEF, mostra que a China é a maior potência de fabricação de baterias, respondendo por quase 75% da capacidade total de produção. Nesse cenário, vemos uma corrida global em que diferentes países trabalham no desenvolvimento de tecnologias para se tornar autossuficientes e construirem suas próprias cadeias de suprimentos domésticas. Contudo, a China ainda deve manter a sua posição de liderança na indústria global de baterias até 2025, com pelo menos 69% da produção, apesar da Europa e Estados Unidos estarem se preparando para aumentarem sua relevância dentro desse mercado.

Tom Jensen, CEO da startup norueguesa de baterias FREYR, disse à BNEF no início deste ano que vê a Alemanha, a Europa Oriental e os países nórdicos como os prováveis ​​centros regionais na Europa, o que de fato deve acontecer uma vez que a Volkswagen acaba de inaugurar uma nova fábrica de baterias na Alemanha. Nos Estados Unidos, a Stellantis anunciou recentemente que irá construir uma fábrica em Kokomo, Indiana, para 2025

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