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Temporada de resultados do 4º trimestre de 2021 nos EUA (04/fev/22) – 🌎Mundo em 60s

Confira os principais destaques da temporada de resultados dos Estados Unidos nesta semana

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Bolsas: A semana foi marcada pela pela divulgação dos balanço das big techs americanas. Os resultados vieram mistos, com destaque ao Meta (antigo Facebook) que registrou uma perda de valor de mercado de US$ 250 bilhões, o maior da história nos EUA. Por outro lado, resultados positivos da Amazon melhoraram o humor do mercado ao final da semana, e os índices americanos fecharam no positivo (Nasdaq 100 +1,7% na semana e S&P 500, +1,2%). Adicionalmente, destaque para o relatório de empregos de janeiro dos EUA que veio em 467 mil vagas criadas pela economia americana, muito acima das expectativas de 150 mil vagas de emprego, e reforçou expectativas de que o Federal Reserve irá subir as taxas de juros mais rapidamente.

Na Europa, o Stoxx Europe 600 caiu -1,3% em meio ao tom cada vez mais agressivo dos bancos centrais. Nesta semana, o Banco Central da Inglaterra elevou a taxa de juros para 0,5%, o que era esperado, mas quatro dos nove membros votaram por uma alta ainda mais forte. E a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fez um discurso duro, afirmando não mais descartar uma alta nas taxas de juros este ano, citando o dados elevados de inflação.

Setores: O setor petrolífero teve a maior alta da semana (+4,8%) e continua sendo sustentado pela alta nos preços de petróleo que atingiram máximas em sete anos nesta sexta-feira, com tensões geopolíticas na Ucrânia e uma tempestade de inverno nos Estados Unidos, alimentando preocupações sobre interrupções no fornecimento. O setor financeiro (+2,3%) se recuperou um pouco das perdas das últimas semanas depois da queda devido ao elevado aumento de despesas com salários pelas instituições financeiras. O destaque negativo da semana vai para o setor de comunicação (-3,1%), que acabou sofrendo com os resultados do Facebook (FBOK34) que frustraram expectativas.


Temporada de resultados do 4º trimestre de 2021 nos EUA

Até o final desta sexta-feira, 72,7% do valor de mercado do S&P 500 terá divulgado seus números e a temporada deve desacelerar nas próximas semanas. O destaque negativo dos últimos dias foi Meta (FBOK34), que reportou uma desaceleração no número de usuários ativos e providenciou um guidance que não agradou o mercado. Por outro lado, Google (GOGL34) e Amazon (AMZO34) registraram forte crescimento nos segmentos de publicidade digital e nuvem.

Até essa sexta feira, 276 empresas do S&P 500 divulgaram e 76,8% delas vieram com lucros acima das expectativas, semelhante à temporada do 3º trimestre de 2021.

No agregado de empresas que já começaram a divulgar, a superação de receitas veio +3,2% acima do consenso, com destaque para o setor de energia (+15,9% de surpresa) que foi impulsionado pela recuperação do preço do petróleo e gás.

Em termos de lucros, a surpresa agregada está em +8,9% acima das expectativas, levemente abaixo dos +9,2% do 3º trimestre de 2021.

Em termos de crescimento, as receitas agregadas apresentaram +16,2% de expansão ao passo que os lucros vieram +30,3% acima do 4º trimestre de 2020.

O resultado que mais chamou a atenção na semana foi do Facebook (FBOK34), que divulgou uma desaceleração no número de usuários e uma receita de -13% abaixo das expectativas dos analistas, a big tech americana também está sentindo o impacto do interesse maior pelos vídeos curtos, onde a publicidade não é tão lucrativa para a empresa e a concorrência é forte. Em um único dia, o BDR da empresa caiu -11% e a ação negociada lá fora na Nasdaq sofreu uma queda de -26%.

► Já o balanço da Amazon (AMZO34) mostrou que o segmento de publicidade apresentou alto crescimento de +32% a/a, para US$ 9,7bi durante o trimestre. A receita da Amazon Web Services, negócio de nuvem da empresa subiu quase +40%, para US$ 17,8 bi.

► A Alphabet (GOGL34), dona do Google, reportou que a receita proveniente de anúncios e publicidade foi de US$ 61,24bi no trimestre, um aumento de 33% em relação aos US$ 46,2bi no mesmo período do ano anterior. O segmento de nuvem também foi destaque e registrou um crescimento de receita de +45%, para US$ 5,54 bi.

O preço do S&P 500 ainda teria +10,6% para ficar alinhado com a crescente expectativa de lucro para 2022.

O preço do Nasdaq 100 ainda teria que subir +12,2% para ficar alinhado com a expectativa de lucro para 2022. A queda no preço do índice, portanto, é proveniente da contração dos múltiplos de negociação em função das perspectivas de alta de juros, atrelado ao balanço trimestral da Meta que decepcionou.

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