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ūüĆéRADAR GLOBAL: US$ 20bi em chips

F√°bricas da Intel, Alibaba vs. Tencent e demanda por cruzeiros

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MACRO

Mercados globais amanhecem positivos (EUA¬†+0,7% e¬†Europa¬†+1,1%), devolvendo parcialmente as perdas dos √ļltimos dias, ocasionadas por preocupa√ß√Ķes com o teto da d√≠vida americana, in√≠cio do¬†tapering¬†e infla√ß√£o. Na¬†China¬†(-1,0%), temores com a Evergrande (+15%) amenizam ao passo que uma gestora de recursos governamental anunciou a compra de 20% do seu banco, Shengjing Bank, por US$ 1,5bi. O¬†petr√≥leo¬†(-0,8%) amanhece em campo negativo na medida em que escalam as incertezas com o crescimento econ√īmico da China, maior importador da commodity do mundo.

Coronavírus: A linha aérea United Airlines (U1AL34) informou, em agosto, que exigiria a vacinação completa de seus mais de 67 mil funcionários, com data-limite no dia 27/setembro. Agora, passado o prazo, oficiais da companhia confirmaram que 600 funcionários terão a opção final de se imunizarem caso ainda queiram manter seus postos de trabalho.

EMPRESAS

Rivais unidos: Ap√≥s anos de competi√ß√£o agressiva – nos quais as gigantes de tecnologia chinesa adotaram pr√°ticas de blindagem, impedindo que seus clientes fossem redirecionados para outras plataformas de tecnologia via links ou op√ß√Ķes de pagamento – reguladores chineses come√ßam a colher os frutos de suas decis√Ķes. A mudan√ßa recente mais relevante foi aceita√ß√£o, dentro das plataformas de e-commerce do Alibaba (BABA34), de servi√ßos de pagamentos oferecidos por terceiros, no caso, pela sua rival Tencent (WeChat Pay).

Ainda n√£o h√° sinal de que a Tencent deva “retribuir”, trazendo servi√ßos do Alibaba para seu ecossistema, mas, h√° 2 semanas, passou a permitir que links enviados nas conversas do WeChat (o WhatsApp chin√™s) sejam abertos com apenas um clique no pr√≥prio aplicativo. Antes, a blindagem era t√£o agressiva que o usu√°rio deveria copiar o endere√ßo e colar em outro navegador para que funcionasse. Acreditamos que no longo prazo, a cont√≠nua ado√ß√£o dessas pr√°ticas de compatibilidade devem reduzir a fric√ß√£o de navega√ß√£o do usu√°rio, melhorando a sua experi√™ncia e, consequentemente, seu engajamento nas plataformas digitais.

US$ 20bi em chips: Em meio √† escassez global por semicondutores, que j√° causa preju√≠zos bilion√°rios no setor de tecnologia e tamb√©m automotivo, a Intel (ITLC34) anunciou o projeto de 2 novas f√°bricas no Arizona, que exigir√£o US$ 20bi em investimentos. A not√≠cia √© parte da estrat√©gia da empresa de se reincluir no mercado de wafers de alta-tecnologia at√© o ano de 2025, uma vez que a Intel perdeu espa√ßo para a TSMC (TSMC34) nos √ļltimos anos; a asi√°tica, hoje, produz 90% dos menores chips do mundo.

Escassez acabando? Para Lisa Su, CEO da AMD (A1MD34), a crise de semicondutores no ano de 2022 ser√° “menos severa”, uma vez que plantas de manufatura que foram planejadas ainda em 2022 dever√£o come√ßar a produzir nos pr√≥ximos meses, aliviando parcialmente a demanda para componentes de PCs. Al√©m disso, a CEO tamb√©m enxerga a consolida√ß√£o do setor como “inevit√°vel”, podendo ser marcado por uma atividade intensa de fus√Ķes e aquisi√ß√Ķes

Demanda reprimida? A Carnival (C1CL34) reportou que o volume de agendamentos de cruzeiros para o 2¬ļ trimestre de 2022 supera os n√≠veis pr√©-pandemia, sugerindo que os neg√≥cios da empresa poder√£o ganhar tra√ß√£o novamente em breve. Contextualizando, o setor de turismo e cruzeiros foi um dos mais afetados pelo COVID-19, uma vez que as opera√ß√Ķes foram completamente paralisadas para a conten√ß√£o das infec√ß√Ķes. Por outro lado, com o avan√ßo da vacina√ß√£o e a esperan√ßa de que em 2022 o mundo retornar√° as suas atividades normais, a demanda por cruzeiros volta a crescer. No curto prazo, a empresa espera operar com 50% de sua capacidade total em outubro deste ano.

Otimismo ganha espa√ßo, mas o cen√°rio ainda √© desafiador: No 3¬ļ trimestre, a Carnival registrou mais um preju√≠zo de US$ 2bi somado a uma queima de caixa mensal na casa dos US$ 510mi. Indicando que apesar das proje√ß√Ķes otimistas divulgadas pela empresa, as companhias do setor ainda operam com capacidade reduzida e os riscos em rela√ß√£o ao avan√ßo de novas variantes do coronav√≠rus continuam. Em termos gerais, o setor dever√° demorar alguns trimestres at√© que as empresas consigam retomar seus n√≠veis de lucratividade.

AN√ĀLISES

Fonte: Numera

Impacto da China sobre o minério de ferro: Simulação da Numera indica que uma possível contração de 20% no setor imobiliário chinês, catalisado pela Evergrande, poderia ocasionar uma queda de até 43% no preço do minério de ferro. A commodity, que já sofre uma correção de cerca de 45% do seu pico em julho, poderia estender suas perdas com o novo risco no radar. Dados do Eurometal apontam que 50% do consumo de aço na China é proveniente dos setores de infraestrutura e imobiliário, logo, um desaquecimento em parte desse setor poderia exercer pressão baixista sobre o preço da commodity. Em termos globais, a Deloitte afirma que em 2020, a China contribuiu com 57% da demanda global de aço, sugerindo que uma redução de demanda chinesa poderia afetar também os produtores globais de minério de ferro, como o Brasil.

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