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🌎RADAR GLOBAL: O novo SuperApp

Comércio social, vendas da Tesla e SuperApp do PayPal

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Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,5% e Europa +0,5%) após dados de inflação (core CPI) americanos de junho apresentarem um aumento abaixo do esperado de 3,5% vs. expectativas de 3,6%. Investidores também parecem menos apreensivos com o avanço da variante Delta ao passo que ações mais beneficiadas pela reabertura lideram a alta no período pré-mercado, como a Carnival Corp (+2,2%). Na China (+2,5%), o bom resultado do mercado foi impulsionado por dados sólidos de atividade industrial e o anúncio da CVM chinesa de que irá cooperar com a SEC, para dar suporte a empresas chinesas listadas nos EUA.

Coronavírus:  À medida que sobem os casos da variante Delta, Biden sugere às autoridades governamentais que ofereçam aos residentes US$ 100 como incentivo para que as pessoas se vacinem. O presidente fez o anúncio após uma pesquisa da Universidade da California, na qual indivíduos se manifestaram mais propensos em se vacinar mediante pagamento.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 2T21 nos EUA – Sexta-feira: Exxon Mobil, Procter & Gamble, Caterpillar e Chevron. Hoje: Ferrari e Take-Two. Amanhã: Alibaba, Marriot, Lyft, Activision Blizzard, New Oriental Education.

Comércio social: As plataformas de mídia sociais como Facebook (FBOK34), Youtube (GOGL34), Twitter (TWTR34) e Snapchat estão investindo em recursos em suas plataformas para fomentar o comércio digital, oferecendo um ambiente que facilite a busca e a aquisição de produtos por parte dos usuários. Este mercado, focado em vendas dentro dos aplicativos de rede social com base nas buscas e dados gerados pelos usuários durante a navegação pode expandir dos atuais US$ 36bi para US$ 50bi.

Tendência: Se antes da pandemia as vendas online representavam apenas 10% do varejo global, estima-se que em 2021 elas irão compor 17,5%, representando mais de US$ 2,7 tri em 2021. O Facebook, por exemplo, lançou o "Shops" em maio de 2020 durante o auge da pandemia, atraindo as marcas para venderem de forma fácil. O YouTube também manifestou planos para integrar as compras diretamente na plataforma, principalmente nos vídeos de "unboxing" em que os YouTubers avaliam brinquedos ou dispositivos tecnológicos. Esta tendência indica que empresas que investem em vendas digitais podem aumentar a sua capacidade de geração de receita.

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Expansão global da Tesla: Após reportar fortes resultados com recorde de produção de veículos (mais de 200.000 automóveis entregues) no trimestre, a empresa (TSLA34) parece conquistar espaço na Europa. De acordo com o a Jato Dynamics, consultoria de mercado, o Tesla model 3 (modelo de entrada da companhia) foi o segundo carro mais vendido na Europa no mês de junho com 25.697 unidades, ficando apenas atrás do Golf, modelo da Volkswagen, com 27.247 unidades.

O aumento no volume de vendas da montadora está relacionado aos generosos incentivos europeus, que impulsionam a venda de veículos elétricos e híbridos na região, somados aos esforços da Tesla para aumentar seu volume de produção. Até o fim do ano, a empresa espera começar a produzir, mesmo que parcialmente, o model Y em suas novas Gigafábricas, atualmente em construção, em Berlim (Alemanha) e Austin (EUA).

O novo SuperApp: Nos próximos meses, o PayPal (PYPL34) irá lançar a nova versão de seu aplicativo. Segundo o CEO, o app já está com o "código completo" e espera-se que o esteja totalmente implementado nos EUA, com novos serviços de pagamento, opções de investimento, ferramentas de compras e também, mensagens instantâneas, para facilitar o pagamento de pessoa-pra-pessoa. Com o aumento do envolvimento do usuário, a empresa espera ver um aumento na receita, bem como tem a alta ambição de se tornar a versão americana do aplicativo chinês "WeChat" da Tencent.

Falando em números: Durante o 2º trimestre, o volume total de pagamentos processados saltou 40%, para US$ 311 bilhões, enquanto os analistas projetaram US$ 295,2 bilhões. Além disso, o PayPal ganhou 11,4 milhões de novas contas ativas líquidas no trimestre, para alcançar o total de 403 milhões. Apesar disso, as ações da empresa caíram devido à transição de saída do eBay, que está se desligando da plataforma para utilizar outro processador de pagamentos.

ANÁLISES

Fonte: J.P. Morgan

Superciclo do petróleo? O gráfico acima do J.P. Morgan apresenta um déficit entre a necessidade de investimentos em infraestrutura por parte das empresas de petróleo vs. as expectativas apresentadas pelas mesmas até o momento. De acordo com as projeções, o ritmo de investimentos das empresas não deverá ser suficiente para suprir toda a demanda necessária, a menos que cresçam a um ritmo anual de 9% até 2030 e somem adicionais US$ 600bi sob o valor atual apresentado pelas companhias. Por outro lado, mesmo com uma perspectiva altista para o preço da commodity neste cenário, a alocação dos investidores no setor de energia apresenta queda de -7,5% nos últimos 10 anos. Parte dessa redução em alocação pode ser atribuída a tendência global de diminuição da dependência da commodity e metas de redução em emissões de carbono.

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