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Intel anuncia nova f√°brica de chips na Alemanha – ūüĆéRADAR GLOBAL

Demanda crescente por EVs impulsiona Volkswagen, Arm pode cortar empregos após Nvidia abandonar aquisição e Intel anuncia nova fábrica de chips na Alemanha

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA¬†+1,3% e¬†Europa¬†+2,5%) enquanto investidores aguardam a decis√£o do Federal Reserve sobre a taxa de juros americana. O mercado precifica um aumento de 0,25% nesta quarta-feira e 7 novos aumentos ao longo do ano.¬†Russia vs. Ucr√Ęnia: as negocia√ß√Ķes seguem sem grandes resolu√ß√Ķes, enquanto os l√≠deres caminham para novas conversas nesta quarta-feira. Segundo Sergei Lavrov, diplomata russo, h√° esperan√ßas sobre um poss√≠vel acordo entre os pa√≠ses, mas o progresso das negocia√ß√Ķes segue complicado. Na¬†China, o √≠ndice de Hang Seng encerra em sua maior alta desde outubro de 2008 (+9,1%) ap√≥s o governo afirmar que dar√° suporte a estabilidade dos ativos financeiros no pa√≠s e estimular√° o crescimento econ√īmico futuro. Reguladores chineses tamb√©m apresentaram tom positivo em negocia√ß√Ķes com reguladores americanos em rela√ß√£o √†s a√ß√Ķes de empresas chinesas listadas nos EUA. Por fim, o¬†petr√≥leo¬†(-0,5%) segue negociando abaixo dos US$ 100/barril, respondendo a uma poss√≠vel queda na demanda global pela commodity devido ao avan√ßo dos casos da Covid-19 na China.

Coronav√≠rus: Alemanha registra cerca de 253 mil novos casos da Covid-19, um aumento de 22% vs. a semana anterior, o maior volume desde o in√≠cio da pandemia. Ainda assim, o pa√≠s caminha para a flexibiliza√ß√£o das restri√ß√Ķes. O governo afirma que os riscos de uma sobrecarga do sistema de sa√ļde alem√£o s√£o baixos dado o n√≠vel de vacina√ß√£o atual e sintomas mais leves causados pela √Ēmicron.

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EMPRESAS

Investimento bilion√°rio da Intel (ITLC34) na Europa: A Intel anunciou nesta ter√ßa-feira que escolheu a Alemanha para construir sua nova f√°brica de chips, dando detalhes sobre o investimento, que dever√° totalizar US$ 88 bilh√Ķes em toda a Europa. O movimento da fabricante de semicondutores ajudar√° a Europa a reduzir sua depend√™ncia das importa√ß√Ķes de chips, sendo de extrema relev√Ęncia para a regi√£o. Al√©m disso, o plano da Intel √© acompanhar a alta demanda por semicondutores usados em eletr√īnicos e carros, por√©m o processo tende a demorar uma vez que as f√°bricas alem√£s n√£o dever√£o iniciar suas opera√ß√Ķes antes de 2027.

Em adi√ß√£o, a companhia tamb√©m pretende aumentar sua f√°brica existente na Irlanda investindo US$ 12 bilh√Ķes, al√©m de montar uma instala√ß√£o de design e pesquisa na Fran√ßa e um local para embalagem e montagem na It√°lia. Stacy Rasgon, analista da Bernstein Research, afirma que a Intel est√° aproveitando a alta demanda do mundo por semicondutores para conseguir benef√≠cios e subs√≠dios na constru√ß√£o de suas f√°bricas. Os acordos visam pontos positivos para os dois lados, os pa√≠ses procuram reduzir sua depend√™ncia de importa√ß√Ķes e aumentar a produ√ß√£o local de chips, enquanto a companhia busca ter cadeia de produ√ß√£o diversificada regionalmente.

Demanda crescente por EVs impulsiona Volkswagen: A Volkswagen enfatizou a alta demanda dos consumidores por seus veículos elétricos em 2022, afirmando que vários de seus modelos já estão esgotados até o final do ano. A companhia afirma que esta mudança no consumo está ajudando a montadora a atingir seu objetivo antes do esperado de tornar os EVs tão lucrativos quanto sua linha a combustão. A Volkswagen possui o plano ambicioso de direcionar 50% da produção global para os veículos elétricos até 2030.

Cabe destacar que a Volkswagen foi l√≠der em vendas na Europa de EVs no √ļltimo ano, obtendo cerca 25% do mercado e ficando em 2¬ļ lugar nos Estados Unidos, atr√°s apenas da Tesla (TSLA34). Entretanto a participa√ß√£o da companhia na China ainda √© pequena, mas vem apresentando crescimento acelerado, aumentando 4 vezes em 2021 para 93 mil e a expectativa para 2022 √© a que dobre novamente.

Arm pode cortar empregos ap√≥s Nvidia abandonar aquisi√ß√£o: A designer de chips brit√Ęnico Arm est√° planejando cortar at√© 1.000 empregos, ou 15% de sua for√ßa de trabalho, apenas algumas semanas ap√≥s o colapso de seu acordo de US$ 40 bilh√Ķes com a Nvidia (NVDC34). Considerada a joia da coroa do setor de tecnologia do Reino Unido, a empresa emprega cerca de 6.400 pessoas em todo o mundo e cerca de metade delas est√£o no pa√≠s. Embora a Arm esteja sediada em Cambridge, Inglaterra, a empresa pertence √† gigante de tecnologia japonesa SoftBank, que pagou cerca de US$ 32 bilh√Ķes pela empresa em 2016. O SoftBank anunciou em setembro de 2020 que planejava vender a Arm para a gigante de chips dos EUA Nvidia por US$ 40 bilh√Ķes, mas o acordo foi cancelado em fevereiro ap√≥s um per√≠odo de intenso avalia√ß√£o dos reguladores de concorr√™ncia nos EUA, UE, China e Reino Unido.

Os oponentes tinham v√°rias queixas, mas o principal problema com o acordo era o acesso aos designs inovadores de chips da Arm. A companhia licencia sua ‚Äúarquitetura‚ÄĚ para centenas de empresas ao redor do mundo. A Apple (AAPL34) os usa em iPhones e iPads, a Amazon (AMZO34) os usa em Kindles e os fabricantes de autom√≥veis os usam em ve√≠culos. Se a Nvidia impedisse que outras empresas usassem os designs de chips da Arm em seus semicondutores, as implica√ß√Ķes poderiam ter sido enormes, segundo os analistas. O SoftBank est√° planejando fazer uma oferta p√ļblica das a√ß√Ķes da companhia agora com o acordo da Nvidia fora da mesa. Masayoshi Son, CEO do SoftBank, disse em fevereiro que a empresa provavelmente ser√° listada na bolsa de valores Nasdaq de Nova York.

AN√ĀLISE

Fonte: Morgan Stanley

Aumento dos preços dos metais pode impactar veículos elétricos: O gráfico acima, do Morgan Stanley, mostra que os custos dos principais metais presentes na fabricação de carros aumentaram, usando preços médios mensais. Enquanto os custos de metais para ICEs (veículos de combustão interna) permanecem abaixo dos máximos de 21 de julho, os custos de veículos elétricos (EVs) estão em constante expansão desde meados de 2020. O custo médio de entrada de metais para EV em março é de US$ 4.800/veículo (+160% desde abril-20), US$ 2.500 mais alto do que para um veículo ICE. De acordo com o banco, as montadoras provavelmente ainda não estão sentindo toda a extensão da atual da alta de preço com metais, como o lítio, ainda predominantemente vendidos com preços de contratos passados. Dito isso, além do crescente desafio de obter lítio e níquel, o aumento dos custos de entrada pode diminuir o impulso da transição para veículos elétricos no curto prazo, com montadoras como a Tesla (TSLA34) podendo  aumentar os preços de alguns de seus modelos.

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