XP Expert

Elon Musk é o novo membro do conselho do Twitter (TWTR34) – 🌎Radar Global

Vendas da Ford caem no primeiro trimestre, Carnival registra recorde de reservas e Musk se torna membro do conselho do Twitter.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Mercados globais amanhecem negativos (EUA -0,7% e Europa -1,1%) à medida que os investidores aguardam a divulgação da ata do Federal Reserve, que deverá dar pistas sobre os próximos passos da política monetária americana. Ainda nos EUA, a conselheira do Federal Reserve, Lael Brainard, se pronunciou nesta terça-feira, dando suporte ao aumento da taxa de juros e pontuando que a redução do balanço do banco central americano poderá começar já em maio. Após o pronunciamento houve uma venda generalizada nos mercados, uma vez que a discussão sobre uma possível recessão causada por uma política monetária restritiva ganhou força novamente na pauta dos investidores. Na China, o índice de Hang Seng (-1,9%) encerrou em campo negativo refletindo a contração no PMI de serviços, que por sua vez sinalizou que a política de zero-covid no país começa a prejudicar a atividade econômica. Por fim, a taxa de juros de 10 anos nos EUA amanhece em 2,64%, reverberando os comentários mais contracionistas dos membros do Federal Reserve nesta terça-feira.

Coronavírus: Casos da subvariante BA.2 da Ômicron seguem avançando nos EUA e o CDC já estima que cerca de 3 a cada 4 casos registrados no país são provenientes da nova cepa. O número representa uma alta vs. a semana anterior, quando o volume de casos da nova variante representava apenas 57,3% das ocorrências nos EUA.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

Elon Musk é o novo membro do conselho do Twitter (TWTR34): O Twitter nomeou Elon Musk para seu conselho um dia depois de ser divulgado que o CEO da Tesla é o maior acionista da empresa de mídia social. Atualmente, ele possui 9,2%, sendo que a nomeação encerra a possibilidade de Musk assumir o controle do Twitter, limitando sua participação em 14,9% durante seu tempo no conselho. A princípio, o mandato de Musk no conselho deve expirar em 2024. O CEO do Twitter, Parag Agrawal, disse em um tweet que está “empolgado” em nomear Musk para o conselho.

Embora ainda não esteja claro exatamente quais são as intenções de Musk com o Twitter, até agora o anúncio foi positivo para a empresa de mídia social. As ações da plataforma vêm sofrendo esse ano, por uma combinação do cenário macroeconômico menos favorável para ações de tecnologia, somado a redução da receita de anúncios e desaceleração do crescimento de usuários. Entretanto, em resposta ao anúncio, as ações subiram 27% na segunda-feira, com os compradores apostando que Musk pode impulsionar o Twitter dada a sua relevância como o maior acionista e usuário influente da plataforma, onde tem 80,4 milhões de seguidores.

Desaceleração nas vendas da Ford (FDMO34): A Ford vendeu 159.328 veículos nos EUA em março, uma queda de 26% em relação ao ano anterior. No trimestre completo, as vendas caíram 17%, lideradas por uma redução de 31% na picape F-Series. A linha F-Series é o veículo mais vendido nos Estados Unidos e o produto mais lucrativo da Ford. Segunda a companhia, há um grande número de caminhões da série F em trânsito para os revendedores. Com o anúncio, a Ford se uniu aos seus pares, relatando um declínio nas vendas no início do ano à medida que a guerra na Ucrânia e os preços voláteis do gás aumentaram os desafios da cadeia de suprimentos, que já vinha sofrendo com a pandemia.

“Embora a escassez global de chips semicondutores continue a criar desafios, vimos melhora nas vendas de março, já que o estoque em trânsito subiu 74% em relação a fevereiro”, disse Andrew Frick, vice-presidente da companhia. Segundo análise da LMC Automotive, a escassez de chips prejudica a produção da Ford em maior grau, enquanto a empresa se prepara para lançar uma versão elétrica de seu F-150, que teve quase 200.000 reservas não vinculadas de potenciais compradores. Após a divulgação dos números, a LMC cortou suas perspectivas para as vendas de veículos leves nos EUA em todo o setor devido à “falta de estoque”. A casa de análise CFRA Research também revisou sua visão para a Ford, reduzindo a estimativa de lucros e o preço alvo (12 meses) em US$ 5 para US$ 25. Ainda assim, de acordo com a CFRA, a decisão da Ford de adotar os veículos elétricos dá ao estoque “potencial de expansão” à medida que se torna menos valorizado fabricantes de automóveis a combustão.

Carnival (C1CL34) registra recorde de reservas: A maior operadora de cruzeiros do mundo, Carnival, informou ontem que fechou a sua semana de reservas mais movimentada da história, à medida que as viagens de lazer continuam se recuperando de um longo período interrompido pela pandemia. Os Centro dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) retirou o aviso de COVID-19 contra viagens de cruzeiro no dia 30 de março, que ficou quase 2 anos em vigência.

As operadoras de cruzeiros alegaram que a agência de saúde estava discriminando o setor, quando hotéis e companhias aéreas podiam operar com restrições limitadas ou sem restrições. A Carnival, com sede em Miami, disse que 22 de seus 23 navios estão de volta à operação em seus portos dos EUA. Frente ao conflito na Ucrânia, a Carnival já modificou suas viagens para evitar parar nos portos russos no verão e também se retirará de quaisquer paradas no país pelo restante do ano.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

O momento é das petrolíferas: O gráfico acima, da Goldman Sachs, mostra que a geração de fluxo de caixa operacional das maiores petrolíferas da União Europeia vem em forte tendência de alta desde o segundo trimestre de 2020 e não deve desacelerar até o final do ano. Segundo o banco, a alta no preço do petróleo deverá continuar em um momento positivo, uma vez que é pautada em um desbalanço estrutural entre oferta e demanda da commodity, agravada por anos de redução nos investimentos em ampliação de produção e, recentemente, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Consequentemente, essa combinação entre aumento no preço da commodity + menor volume de investimentos de capital, deverá dar suporte a uma forte geração de caixa operacional das empresas que não será redirecionado a reinvestimentos. Logo, com a forte capitalização esperada para as companhias em 2022, elas deverão aumentar a redistribuição de caixa para os acionistas através tanto de recompras como dividendos. Por fim, o valuation destas empresas segue atrativo, o P/L projetado para 2023 das maiores produtoras de petróleo europeias encontra-se em torno de 4,6x vs. a média histórica dos últimos 20 anos de 14x.

Quer saber mais sobre criptomoedas? Acesse aqui nosso relatório semanal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.