XP Expert

Aumento de preços da Tesla – 🌎RADAR GLOBAL

Inflação afeta preços da Tesla, Tencent enfrenta possível multa recorde e Starbucks revela planos ESG.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,2% e Europa +0,2%) enquanto investidores digerem a última decisão do Federal Reserve. Nesta quarta-feira, o Banco Central americano aumentou a taxa básica de juros em 0,25% e sinalizou seis altas adicionais ao longo das próximas reuniões de 2022. As projeções de inflação também foram revisadas para cima, os membros do Fed agora esperam uma inflação de núcleo na casa de 4,3% em 2022 vs. 2,6% das projeções anteriores. Na Europa, o foco ficará por conta da reunião do Banco Central da Inglaterra, que também deverá subir a taxa básica de juros em 0,25%. Na China, o índice de Hang Seng (+7,0%) encerra em forte alta, pelo segundo dia consecutivo, ainda reverberando a postura de maior suporte aos ativos financeiros adotada pelo governo. Ações de tecnologia também seguiram como destaque na bolsa de Hong Kong: Alibaba (+12,5%), JD.com (+15,9%) e Meituan (+12,3%). Por fim, o petróleo (+4,5%) recupera-se pela manhã após relatório da Agência Internacional de Energia afirmar que o choque de oferta catalisado pelas sanções a Rússia deverá afetar a economia global e impulsionar ainda mais os preços de energia.

Coronavírus: A OMS alerta países para permanecerem vigilantes contra o Covid-19, com o registro do aumento do número de casos globais. As novas infecções aumentaram 8% globalmente em relação a semana anterior, com 11 milhões de novos casos e mais de 43 mil mortes entre 7 e 13 de março.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

Aumento de preços da Tesla (TSLA34): A inflação tem afetado os negócios de Elon Musk, que por sua vez anunciou ao mercado, nesta semana, o aumento de preços nos veículos da Tesla (TSLA34), tanto nos Estados Unidos e na China. Para os norte-americanos, todos os modelos da companhia sofreram reajustes em 2022, já na China apenas o Model 3 e Model Y, sendo este o segundo aumento realizado em poucos dias. O CEO, escreveu em seu Twitter que há “uma pressão inflacionária significativa em matérias-primas e logística”, o que vem afetado a condição para o consumidor. Materiais como o níquel, componente fundamental em baterias, sofreram forte apreciação nas últimas semanas.

Cabe ressaltar também o atual surto de Covid-19 na China, que vem provocando bloqueios em algumas cidades na sua medida de Covid Zero. Assim, o desafio das cadeias de suprimentos existente desde o início da pandemia não tende a melhorar nos próximos meses, já sendo sobrecarregadas com os semicondutores também permanecendo em falta. Como exemplo, a grande fábrica da Tesla em Xangai, que produz uma média de 2 mil veículos elétricos por dia, suspendeu sua produção por dois dias para tentar conter o surto.

Tencent poderá sofrer multa recorde por lavagem de dinheiro: A Tencent enfrenta uma possível multa recorde por violar algumas regulamentações do banco central em sua rede móvel WeChat Pay. Reguladores chineses descobriram falhas nas políticas de compliance da Tencent. Consequentemente, a companhia acabou autorizando transações ilícitas e lavagem de fundos, como jogos de azar, e também não foi de acordo com os regulamentos “conheça seu cliente” e “conheça seu negócio”, que identificam a identidade e transação do cliente. Com isso, as ações da empresa já caíram quase 6,8% nesta última segunda-feira, atingindo o seu valor de fechamento mais baixo em dois anos, de acordo com a FactSet.

A Tenpay Payment Technology, segmento que administra o WeChat, já foi atingida por pequenas multas anteriormente, inferiores a 10 milhões de yans. Entretanto, as novas punições tendem a ser mais altas, já que a China busca eliminar a lavagem de dinheiro do país a níveis internacionais. As autoridades iniciaram sua repressão as plataformas da internet em 2020, aplicando pesadas multas na Alibaba (BABA34) por práticas anticompetitivas, e começou investigações de segurança cibernética contra a empresa de carona Didi Global.

Starbucks revela planos ESG: Ao reabrir sua sede em Seattle na semana passada, o Starbucks (SBUB34) passou a trocar o papel descartável e os copos plásticos da cadeia de café por opções reutilizáveis. É uma mudança que a empresa está tentando trazer para o resto de seus cafés em todo o mundo, que consomem cerca de 7 bilhões de copos descartáveis ​​todos os anos. Até o final do próximo ano, os clientes da Starbucks poderão usar seus próprios copos reutilizáveis ​​pessoais para cada pedido da Starbucks nos Estados Unidos e Canadá. Isso inclui pedidos drive-thru e móveis, que atualmente estão excluídos.

A empresa tem um objetivo mais amplo de reduzir pela metade seus resíduos e emissões de carbono de operações diretas até 2030, e até 2025, a Starbucks quer que todos os clientes tenham acesso fácil aos copos reutilizáveis ​​fornecidos pela empresa ou aqueles que trazem de casa. Mas fazer com que os clientes abandonem os copos descartáveis ​​provou ser complicado até agora para a empresa. O Starbucks estabeleceu anteriormente uma meta em 2008 para que um quarto dos consumidores usassem copos reutilizáveis ​​até 2015, mas a empresa ficou aquém dessa referência. A empresa oferece um desconto de 10 centavos em cada pedido de xícara ou caneca pessoal desde a década de 1980, mas poucos clientes aceitam a oferta. Este ano, a companhia está realizando diferentes testes nos EUA para ver como os consumidores de café respondem a diferentes incentivos e impedimentos financeiros, como uma taxa de 10 centavos para copos de uso único e um desconto de 50 centavos para uma caneca reutilizável.

ANÁLISE

Fonte: Bloomberg

Tempo de espera para entrega de semicondutores aumenta novamente: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que o tempo de espera para entregas de semicondutores aumentaram novamente em fevereiro, para 26,2 semanas, um sinal de que a escassez continua atormentando os compradores de chips em uma ampla gama de indústrias, de acordo com pesquisa do Susquehanna Financial Group. Embora o tempo de atraso tenha aumentado novamente, ele não estão crescendo tão rapidamente quanto durante grande parte de 2021. Mas alguns setores foram mais atingidos do que outros. Os prazos de entrega dos microcontroladores atingiram uma alta de 35,7 semanas em fevereiro, de acordo com a pesquisa de Susquehanna. Os prazos de entrega também aumentaram em uma semana e meia para componentes de gerenciamento de energia. Ambos são peças essenciais de muitos eletrônicos, incluindo componentes de automóveis.

A escassez global de semicondutores começou no primeiro semestre de 2020, impulsionada pela demanda alimentada pela pandemia por tecnologia de consumo e veículos. A escassez de chips impediu a produção de tudo, de smartphones a picapes, levando a bilhões em receitas perdidas e contribuindo para a inflação ao aumentar os custos.

Quer saber mais sobre criptomoedas? Acesse aqui nosso relatório semanal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

B3 Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.