Trend eSports: transformando diversão em retorno

O Trend eSports visa replicar o ETF HERO que investe nas principais empresas no setor de games e campeonatos on-line e que rendeu 96% nos últimos 12 meses.


Compartilhar:


Neste conteúdo apresentamos o novo fundo de investimento da XP, o Trend eSports, e exploramos a excelente oportunidade de investimento em ações da indústria de jogos eletrônicos – leia o conteúdo na íntegra abaixo.

Invista com a XP nos Fundos Trend

1. A indústria e a ascensão dos videogames

Você sabia que o faturamento da indústria de videogames é 1,5x maior do que as indústrias de cinema e música somadas? São 2,2 bilhões de jogadores ao redor do mundo movimentando USD $160 bilhões de receitas anuais. Impulsionada, entre outros fatores, pela pandemia do COVID e consequente distanciamento social, além de limitações em opções de lazer, espera-se que a indústria de jogos eletrônicos  cresça +10,5% anualmente até 2026.

Pode soar muito tempo, mas a história dos videogames teve início há 70 anos (~1950) em laboratórios de informática de universidades como o MIT, onde professores e alunos simulavam o jogo da velha em máquinas antigas da IBM. Os games só viriam a se tornar um sucesso comercial depois de 1971 com o lançamento viral do Pong pela Atari.

Como outras indústrias, a de games já passou por diversas inovações e hoje praticamente 50% do faturamento tem origem em aparelhos móveis (como celulares e tablets). Já foram 3 ondas de desenvolvimento tecnológico e estamos vivenciando a 4ª onda com o surgimento da realidade virtual e aumentada (VR/AR):

  • 1ª onda (70s-80s) | Fliperama era dominante, abrindo espaço para consoles;
  • 2ª onda (90s-10s) | Consoles foram seguidos por jogos para PC;
  • 3ª onda (10s-20s) | PC abriu espaço para o público dos aparelhos móveis;
  • 4ª onda (hoje) | O início do mercado de realidade virtual se desenvolvendo;

Entre os principais fatores que indicam fundamentos para o crescimento da indústria de eSports destacam-se:

Digitalização: Num mundo cada vez mais digital, onde ~47% da população global possui um aparelho celular e a quantidade de jogadores já alcança a marca de 2,2 bilhões, a indústria dos games ainda possui uma grande base para monetização e engajamento. Além disso, se continuarmos caminhando para um mundo 100% digital, ainda restam 3 bilhões de pessoas (desconsiderando crianças de 0-9 anos) sem dispositivo móvel que eventualmente terão acesso a um.

Audiência: Outra linha de crescimento está no segmento de campeonatos e conteúdos gamers devido à grande base de espectadores. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas assistirão transmissões de jogos eletrônicos em 2021. A Twitch (empresa do grupo Amazon) transmitiu mais de 2 bilhões de horas de conteúdo gamer em março 2021 e  canais como ESPN já incluem campeonatos de DotA2, League of Legends e Counter-Strike em sua programação.

Engajamento: Num mundo que disputa pelo tempo de atenção das pessoas, as experiências imersivas combinadas com evolução gráfica dos games e com o potencial da realidade virtual tornam o setor um concorrente difícil de ser batido. Os videogames dominam o tempo livre da população mais jovem e tomam o lugar dos esportes.

2. ETF HERO e Solactive Video Games & eSports index

Mirae Asset Global Investments, uma das maiores gestoras do mundo com mais de USD $194 bilhões de ativos sob gestão e o 15º maior provedor de ETFs do mundo com USD $60 bilhões de AUM em ETFs, criou em outubro de 2019 o Global X Video Games & Esports ETF. Negociado na bolsa de NASDAQ sob o ticker HERO, este ETF em tem USD $650 milhões investidos, uma liquidez média diária (45d) de USD $14 milhões e rendeu 95,9% nos últimos 12 meses, bem acima do que ações globais de tecnologia (66,9% iShares Global Tech, IXN) e 1,8x mais do que ações globais (51,7%, iShares MSCI AWCI). Durante a pandemia do COVID em mar/2020, o ETF caiu somente -20% enquanto ações globais caíram -33,5%.

Este ETF replica os ativos do índice Solactive Video Games & Esports Index, composto por 40 ações globais de empresas cujos principais negócios têm exposição significativa às indústrias de videogames e eSports. Um algoritmo busca por palavras-chave relacionados ao tema do índice nos documentos e publicações das empresas listadas para identificar e classificar as ações neste setor. Os ativos elegíveis do índice atendem à requisitos mínimos tais como:

  • capitalização de mercado (valor da empresa superior à USD $200M);
  • liquidez (negociação média em bolsa acima de USD $2M/dia);
  • gerar pelo menos 50% de suas receitas por meio de videogames ou atividades de eSports.

O índice é rebalanceado semestralmente (janeiro e julho) quando os pesos dos constituintes (máx 40-mín 30) são proporcionalizados a valor de mercado – porém com limites tanto em posições individuais (<6%) quanto na concentração em empresas de grande porte (peso agregado de constituintes acima de 5% não deve somar 40%). Não há restrições quanto à geografia (região/países) nem porte das empresas (large/small caps), possibilitando um portfólio diversificado de ações globais em empresas de software, hardware e serviços com alta exposição indústria de jogos eletrônicos e campeonatos de games.

Ao final de Março de 2021, as 10 maiores posições no ETF totalizavam 55% do portfólio e valem, juntas, mais de USD $700 bilhões:

  1.  NetEase: fundada em 1997, com valor atual de mercado de ~$70 bilhões e sede em Beijing/China, esta empresa desenvolve, opera e distribui jogos em parceria com a Blizzard e Mojang (subsídiária da Microsot). A divisão de games online da empresa, chamada Youdao, é conhecida por jogos como Fantasy Westward Journey, Tianxia III, New Ghost and Justice.
  2. NVIDIA: fundada em 1993, com valor atual de mercado de ~$311 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa projeta e produz processadores gráficos, chips e softwares de multimídia. A divisão GPU produz as placas de vídeos GeForce – uma das favoritas dos gamers de PC.
  3. Activision Blizzard:  fundada em 1979, com valor atual de mercado em ~$70 bilhões e sede na California/EUA, desenvolve e publica entretenimento digital através suas subsidiárias Activision, Blizzard e King Digital. A empresa é conhecida por jogos como o World of Warcraft, Diablo e Starcraft.
  4. Sea Ltd:  fundada em 2009, com valor atual de mercado em ~$103 bilhões e sede em Singapura, esta empresa de plataformas para internet e celular e oferece acesso à live-streamings, fóruns e outros conteúdos gamers através do app Garena. 
  5. Eletronic Arts: fundada em 1982, com valor atual de mercado em ~$37 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa de games é conhecida por jogos como Battlefield, The Sims, Apex Legends, Anthem, Need for Speed, Plants vs Zombies, FIFA e Star Wars.
  6. Nintendo: fundada em 1889, com valor atual de mercado em ~$75 bilhões e sede em Kyoto/Japão, esta empresa de games desenvolve tanto softwares quanto hardwares é conhecida por jogos como Super Mario, Zelda, Donkey Kong e os consoles Nintendo Wii, Nintendo DS, e Nintendo 3DS.
  7. Embracer Group : fundada em 2011, com valor atual de mercado em ~$12 bilhões e sede em  Karlstad/Suécia, esta empresa de games é conhecida por jogos como Darksiders, MX vs. ATV, Red Faction, Titan Quest, Biomutant, Wreckfest, Gothic e ELEX.
  8. Zynga: fundada em 2011, com valor atual de mercado em ~$10 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa de games é focada em jogos em plataformas de rede social via apps de celulares e Facebook. É conhecida por jogos como Chess with Friends, FarmVille, Tangle Master, What’s The Phrase e Zynga Poker.
  9.  Nexon: fundada em 2002, com valor atual de mercado em ~$29 bilhões e sede em Tóquio/Japão, esta empresa de games é conhecida no sudeste asiático por jogos online tais como como MapleStory M, KartRider Rush, Godzilla Defense Force e v4
  10. NCsoft:  fundada em 1997, com valor atual de mercado em ~$17 bilhões e sede em Seoul/Coréia do Sul, esta empresa de games é conhecida por jogos Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) como Lineage, Guildwards e Blade & Soul.


3. O fundo de investimento Trend eSports

Mais uma vez sendo inovadora e democratizando o acesso às tendências promissoras para o investidor brasileiro, a XP lançou um fundo de investimentos focado em empresas internacionais na indústria de vídeo games.

O Trend eSports é o novo produto da família de Fundos Trend, a franquia de investimentos indexados da XP que totalizam hoje cerca de R$ 18 bilhões ativos sob gestão em mais de 40 fundos (incluindo os Trend ETFs) de gestão passiva e com baixas taxas de administração.

Algumas características do Fundo:

  • ETF replicado: ETF HERO
  • Aplicação mínima: R$100,00
  • Público-Alvo: Investidores em Geral
  • Taxa de Administração: 0,50% a.a.
  • Resgate: cotização D+5 (corridos) / liquidação D+1 (útil)
  • Veículo com hedge cambial

Saiba mais sobre o Trend eSports

Clique aqui para baixar o ebook completo do Trend eSports


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.