Neste conteúdo apresentamos o novo fundo de investimento da XP, o Trend eSports, e exploramos a excelente oportunidade de investimento em ações da indústria de jogos eletrônicos – leia o conteúdo na íntegra abaixo.
Invista com a XP nos Fundos Trend
1. A indústria e a ascensão dos videogames
Você sabia que o faturamento da indústria de videogames é 1,5x maior do que as indústrias de cinema e música somadas? São 2,2 bilhões de jogadores ao redor do mundo movimentando USD $160 bilhões de receitas anuais. Impulsionada, entre outros fatores, pela pandemia do COVID e consequente distanciamento social, além de limitações em opções de lazer, espera-se que a indústria de jogos eletrônicos cresça +10,5% anualmente até 2026.
Pode soar muito tempo, mas a história dos videogames teve início há 70 anos (~1950) em laboratórios de informática de universidades como o MIT, onde professores e alunos simulavam o jogo da velha em máquinas antigas da IBM. Os games só viriam a se tornar um sucesso comercial depois de 1971 com o lançamento viral do Pong pela Atari.
Como outras indústrias, a de games já passou por diversas inovações e hoje praticamente 50% do faturamento tem origem em aparelhos móveis (como celulares e tablets). Já foram 3 ondas de desenvolvimento tecnológico e estamos vivenciando a 4ª onda com o surgimento da realidade virtual e aumentada (VR/AR):
- 1ª onda (70s-80s) | Fliperama era dominante, abrindo espaço para consoles;
- 2ª onda (90s-10s) | Consoles foram seguidos por jogos para PC;
- 3ª onda (10s-20s) | PC abriu espaço para o público dos aparelhos móveis;
- 4ª onda (hoje) | O início do mercado de realidade virtual se desenvolvendo;
Entre os principais fatores que indicam fundamentos para o crescimento da indústria de eSports destacam-se:
Digitalização: Num mundo cada vez mais digital, onde ~47% da população global possui um aparelho celular e a quantidade de jogadores já alcança a marca de 2,2 bilhões, a indústria dos games ainda possui uma grande base para monetização e engajamento. Além disso, se continuarmos caminhando para um mundo 100% digital, ainda restam 3 bilhões de pessoas (desconsiderando crianças de 0-9 anos) sem dispositivo móvel que eventualmente terão acesso a um.
Audiência: Outra linha de crescimento está no segmento de campeonatos e conteúdos gamers devido à grande base de espectadores. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas assistirão transmissões de jogos eletrônicos em 2021. A Twitch (empresa do grupo Amazon) transmitiu mais de 2 bilhões de horas de conteúdo gamer em março 2021 e canais como ESPN já incluem campeonatos de DotA2, League of Legends e Counter-Strike em sua programação.
Engajamento: Num mundo que disputa pelo tempo de atenção das pessoas, as experiências imersivas combinadas com evolução gráfica dos games e com o potencial da realidade virtual tornam o setor um concorrente difícil de ser batido. Os videogames dominam o tempo livre da população mais jovem e tomam o lugar dos esportes.
2. ETF HERO e Solactive Video Games & eSports index
Mirae Asset Global Investments, uma das maiores gestoras do mundo com mais de USD $194 bilhões de ativos sob gestão e o 15º maior provedor de ETFs do mundo com USD $60 bilhões de AUM em ETFs, criou em outubro de 2019 o Global X Video Games & Esports ETF. Negociado na bolsa de NASDAQ sob o ticker HERO, este ETF em tem USD $650 milhões investidos, uma liquidez média diária (45d) de USD $14 milhões e rendeu 95,9% nos últimos 12 meses, bem acima do que ações globais de tecnologia (66,9% iShares Global Tech, IXN) e 1,8x mais do que ações globais (51,7%, iShares MSCI AWCI). Durante a pandemia do COVID em mar/2020, o ETF caiu somente -20% enquanto ações globais caíram -33,5%.
Este ETF replica os ativos do índice Solactive Video Games & Esports Index, composto por 40 ações globais de empresas cujos principais negócios têm exposição significativa às indústrias de videogames e eSports. Um algoritmo busca por palavras-chave relacionados ao tema do índice nos documentos e publicações das empresas listadas para identificar e classificar as ações neste setor. Os ativos elegíveis do índice atendem à requisitos mínimos tais como:
- capitalização de mercado (valor da empresa superior à USD $200M);
- liquidez (negociação média em bolsa acima de USD $2M/dia);
- gerar pelo menos 50% de suas receitas por meio de videogames ou atividades de eSports.
O índice é rebalanceado semestralmente (janeiro e julho) quando os pesos dos constituintes (máx 40-mín 30) são proporcionalizados a valor de mercado – porém com limites tanto em posições individuais (<6%) quanto na concentração em empresas de grande porte (peso agregado de constituintes acima de 5% não deve somar 40%). Não há restrições quanto à geografia (região/países) nem porte das empresas (large/small caps), possibilitando um portfólio diversificado de ações globais em empresas de software, hardware e serviços com alta exposição indústria de jogos eletrônicos e campeonatos de games.
Ao final de Março de 2021, as 10 maiores posições no ETF totalizavam 55% do portfólio e valem, juntas, mais de USD $700 bilhões:
- NetEase: fundada em 1997, com valor atual de mercado de ~$70 bilhões e sede em Beijing/China, esta empresa desenvolve, opera e distribui jogos em parceria com a Blizzard e Mojang (subsídiária da Microsot). A divisão de games online da empresa, chamada Youdao, é conhecida por jogos como Fantasy Westward Journey, Tianxia III, New Ghost and Justice.
- NVIDIA: fundada em 1993, com valor atual de mercado de ~$311 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa projeta e produz processadores gráficos, chips e softwares de multimídia. A divisão GPU produz as placas de vídeos GeForce – uma das favoritas dos gamers de PC.
- Activision Blizzard: fundada em 1979, com valor atual de mercado em ~$70 bilhões e sede na California/EUA, desenvolve e publica entretenimento digital através suas subsidiárias Activision, Blizzard e King Digital. A empresa é conhecida por jogos como o World of Warcraft, Diablo e Starcraft.
- Sea Ltd: fundada em 2009, com valor atual de mercado em ~$103 bilhões e sede em Singapura, esta empresa de plataformas para internet e celular e oferece acesso à live-streamings, fóruns e outros conteúdos gamers através do app Garena.
- Eletronic Arts: fundada em 1982, com valor atual de mercado em ~$37 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa de games é conhecida por jogos como Battlefield, The Sims, Apex Legends, Anthem, Need for Speed, Plants vs Zombies, FIFA e Star Wars.
- Nintendo: fundada em 1889, com valor atual de mercado em ~$75 bilhões e sede em Kyoto/Japão, esta empresa de games desenvolve tanto softwares quanto hardwares é conhecida por jogos como Super Mario, Zelda, Donkey Kong e os consoles Nintendo Wii, Nintendo DS, e Nintendo 3DS.
- Embracer Group : fundada em 2011, com valor atual de mercado em ~$12 bilhões e sede em Karlstad/Suécia, esta empresa de games é conhecida por jogos como Darksiders, MX vs. ATV, Red Faction, Titan Quest, Biomutant, Wreckfest, Gothic e ELEX.
- Zynga: fundada em 2011, com valor atual de mercado em ~$10 bilhões e sede na California/EUA, esta empresa de games é focada em jogos em plataformas de rede social via apps de celulares e Facebook. É conhecida por jogos como Chess with Friends, FarmVille, Tangle Master, What’s The Phrase e Zynga Poker.
- Nexon: fundada em 2002, com valor atual de mercado em ~$29 bilhões e sede em Tóquio/Japão, esta empresa de games é conhecida no sudeste asiático por jogos online tais como como MapleStory M, KartRider Rush, Godzilla Defense Force e v4
- NCsoft: fundada em 1997, com valor atual de mercado em ~$17 bilhões e sede em Seoul/Coréia do Sul, esta empresa de games é conhecida por jogos Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) como Lineage, Guildwards e Blade & Soul.
3. O fundo de investimento Trend eSports
Mais uma vez sendo inovadora e democratizando o acesso às tendências promissoras para o investidor brasileiro, a XP lançou um fundo de investimentos focado em empresas internacionais na indústria de vídeo games.
O Trend eSports é o novo produto da família de Fundos Trend, a franquia de investimentos indexados da XP que totalizam hoje cerca de R$ 18 bilhões ativos sob gestão em mais de 40 fundos (incluindo os Trend ETFs) de gestão passiva e com baixas taxas de administração.
Algumas características do Fundo:
- ETF replicado: ETF HERO
- Aplicação mínima: R$100,00
- Público-Alvo: Investidores em Geral
- Taxa de Administração: 0,50% a.a.
- Resgate: cotização D+5 (corridos) / liquidação D+1 (útil)
- Veículo com hedge cambial
Saiba mais sobre o Trend eSports
Clique aqui para baixar o ebook completo do Trend eSports
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!