Visando sanar as possíveis dúvidas sobre a Família Selection de Fundo de Fundos da XP Asset Management, elencamos 14 perguntas que identificamos serem os principais questionamentos sobre esse tipo de produto. Por se tratar de veículos cuja caraterística principal é ter alocação em outros fundos de investimento, este tipo de investimento pode gerar algumas dúvidas para o investidores.
Tire suas principais dúvidas com o nosso FAQ abaixo:
O que são fundos de fundos?
Um fundo de fundos (também conhecido como Fund of Funds ou FoF) é um veículo de investimento cujo objetivo é investir em uma carteira de fundos de diversos gestores e essa carteira ainda conta com o acompanhamento de um gestor profissional.
Quais as vantagens de investir via FoF?
Com um mínimo acessível, a partir de R$ 500,00, é possível montar uma carteira diversificada de fundos de renda fixa, multimercados ou de investimento em bolsa. Além disso, via Selection, é possível acessar estratégias exclusivas que o relacionamento do Grupo XP permite, investimentos em fundos hoje fechados para captação, aplicar em fundos para Investidores Qualificados (dentro do limite permitido pela regulamentação) sendo Investidor em Geral, entre outros.
Qual o horizonte de investimento adequado para um fundo de fundos?
O horizonte de investimento de um fundo de fundos está diretamente relacionado ao horizonte das estratégias em que investe. Quanto maior a complexidade e o nível de risco do fundo investido, maior o horizonte de investimento do FoF. Por exemplo, para o Selection Renda Fixa, recomenda-se no mínimo de 6 a 12 meses; para o Selection Multimercado, pelo menos de 12 a 24 meses; para o Selection Multimercado Plus, no mínimo de 24 a 36 meses; e para o Selection Ações e Selection Long Biased, acima de 36 meses.
Como funciona a gestão da Família Selection?
Há um Comitê de Investimento mensal para a discussão da alocação da carteira, em que é avaliado o aumento ou redução dos investimentos, assim como a retirada ou adição de novos fundos. Esse fórum é constituído pelas áreas que mais possuem atividades relacionadas à indústria de fundos e todas as decisões são tomadas por consenso. Também há um acompanhamento diário do gestor do Selection para garantir a aderência à carteira definida em Comitê, além de reuniões semanais de atualização e discussão de novos produtos.
Como funciona a parte tributária dos FoFs?
Só há tributação na aplicação do investidor no FoF e vai depender do tipo do fundo: tributação de Longo Prazo (IOF, Come-Cotas e Tabela Regressiva) ou Renda Variável (tributação só no resgate). Para os movimentos feitos dentro dos FoFs, há o benefício de não ter nenhum tributo dado que um fundo não é uma entidade tributável. Ou seja, um cliente que possui uma carteira de fundos investindo diretamente e deseja fazer alguma realocação é passível de recolhimento dos impostos, enquanto todo o ajuste de carteira via um FoF não é tributável.
Ao investir num fundo que possui outros fundos na carteira, não existe uma sobre-taxa?
Apesar de tanto o FoF como os fundos investidos terem taxa de administração, há um mecanismo de Reversão de Rebate de Taxa de Administração e Performance que dilui esse custo. Quando a alocação é feita via FoF, parte das taxas dos fundos investidos (rebate) deve ser devolvida ao fundo investidor e esse mecanismo deixa os produtos da Família Selection com uma taxa total em linha com os fundos de mesma classe.
Quais são os critérios para definir as alocações?
A partir da discussão do Comitê de Investimento, são analisados para o fundo em pauta tanto critérios qualitativos, como o histórico da equipe de gestão e estrutura da gestora, quanto quantitativos, como relação risco x retorno, correlação com os demais fundos da carteira, entre outros. Com isso, toma-se a decisão do investimento e define-se o percentual da carteira que o novo fundo terá.
Como funciona o rebalanceamento e reconstrução das carteiras?
O rebalanceamento é feito diariamente com base na entrada e saída dos recursos a partir das movimentações dos investidores, sendo este rebalanceamento feito com base na carteira ideal pré definida pelo Comitê. Já a reconstrução da carteira, ou seja, inclusão, alteração de percentual ou retirada de um fundo do portfólio ideal, é feita no Comitê de Investimento, utilizando-se os critérios necessários.
Como se dá o acompanhamento dos fundos/gestores investidos?
O acompanhamento dos fundos é feito a partir do monitoramento diário das cotas para verificação de parâmetros de risco, assim como pela leitura periódica dos materiais feitos pela gestora do fundo investido e por reuniões com os gestores para acompanhamentos específicos. Vale destacar que há obrigações formais dos gestores de comunicarem ao Grupo XP qualquer alteração material do time ou estratégia de gestão e, caso ocorra, realiza-se um Comitê de Investimento Extraordinário para a tomada de decisão com bases nessas novas informações.
O que motiva a retirada de um fundo da carteira?
Há duas abordagens importantes: (1) caso a estratégia do fundo não se enquadre mais no mandato do Selection; ou (2) alguma alteração material na convicção da capacidade do fundo de entregar retornos consistentes no longo prazo. O caso 1 representa bem a dinâmica viva da gestão do FoF que busca sempre alinhar as estratégias de gestão com o cenário, já o caso 2 pode ocorrer por alterações materiais da estratégias ou no time de gestão que motive a retirada do fundo investido da carteira. Como observação, o que não motiva a retirada de um fundo da carteira é a performance de curto prazo dos fundos e sempre olha-se para janelas longas que sejam condizentes ao risco da estratégia.
Como funciona a gestão de liquidez e como os fundos conseguem investir em veículos com prazo de resgate superior?
Os FoFs, na sua maioria, são mais líquidos que muitos fundos que estão em sua carteira e para essa gestão de liquidez busca-se investimentos nos chamados fundos caixa. Cada mandato possui um fundo caixa adequado ao seu risco e mantem-se um percentual adequado para permitir uma carteira mais alongada em comparação ao prazo de resgate dos FoFs.
Como os fundos acessam veículos fechados?
Em muitos casos existem veículos exclusivos para o Grupo XP e a alocação dos Selection’s é feita nestes fundos. A permissão destes novos aportes acontece devido a uma condição comercial exclusiva ao Grupo e, via Selection, mantem-se o volume combinado de alocação no fundo investido.
Quais são os materiais disponíveis da família Selection?
Hoje há disponível as lâminas e os comentários mensais dos fundos. Ainda no 2º semestre de 2019 haverá as cartas mensais e uma página nos sites da XP Asset e XPI dedicados a família Selection.
Por que a volatilidade dos fundos Selection é menor que a dos fundos investidos?
Há o efeito do chamado Efeito Portfólio. Em todas as carteiras há fundos investidos que são descorrelacionados, e isso gera um redutor da volatilidade sem prejudicar o retorno esperado do Selection. Essa alocação descorrelacionada, além da redução da volatilidade, tem o objetivo de fazer alocações de proteção para o resto do portfólio em momentos de mercado mais volátil.
Conheça os fundos da família Selection disponíveis para aplicação
A família Selection possui 7 fundos, dos quais 6 encontram-se disponíveis atualmente na plataforma da XP:
- Selection FIC FI Renda Fixa Crédito Privado LP: alocação em fundos de Crédito de baixo e médio risco
- Selection Debentures Incentivadas Hedge FIC FIRF CP: alocação em uma carteira pulverizada de fundos de crédito isentos de IR.
- Selection Multimercado FIC FIM: carteira de fundos multimercados de médio risco (média volatilidade)
- Selection Multimercado Plus FIC FIM: carteira arrojada de fundos multimercados.
- Selection Long Biased FIC FIM: seleção de fundos de ações com estratégia mais defensiva (Long Biased) se comparados ao Ibovespa
- Selection Ações FIC FIA: alocação em fundos de ações com estratégia long only.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!