Famílias de Fundos XP, você conhece todas?

Conheça mais sobre os produtos Selection, DNA e Trend.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Selecion, Trend e “DNA” – Certamente você já deve ter ouvido esses nomes ao se tratar de fundos na plataforma XP. Mas você realmente sabe as diferenças, características e vantagens de cada um? Confira agora.

Família Selection

Selecionar produtos para compor uma carteira diversificada de investimentos não é tarefa fácil. Os fundos Selection nasceram para facilitar esse caminho. Com uma única aplicação, é possível ter acesso aos melhores produtos do mercado.

A família Selection é composta por fundos de fundos – fundos que investem em outros fundos, de diferentes gestores. O time de Análise de Investimentos da XP é o responsável pela escolha dos produtos, bem como possíveis rotações internas.


Vantagens de se investir em um fundo de fundos


Dentre as diversas vantagens da família de Fundos de Fundos da XP, podemos destacar alguns pontos:

Diversificação de Ativos: Com um único investimento, é possível ter exposição há diversos fundos de diferentes classes e gestoras.

Investimento inicial acessível: Como cada fundo de investimento possui um valor mínimo de aplicação inicial, o somatório total dos investimentos seria muito mais elevado. Com uma aplicação única a partir de R$ 100 reais já é possível aplicar em qualquer fundo Selection.

Acesso diferenciado de estratégias exclusivas & Acesso a produtos fechados para captação: Fundos ultra demandados do mercado e que raramente ou nunca abrem para captação, assim como estratégias destinadas para investidores qualificados/profissionais podem ser acessados pelos fundos Selection. (Exemplos: Verde, Bridgewater, Dynamo, Atmos, entre outros).

Eficiência Tributária: Para realizar uma mudança na carteira, ao resgatar de um fundo para aplicar em outro, o investidor paga imposto de renda sobre os lucros (caso o fundo tenha retorno positivo). Com isso, o processo de rebaleceamento pode se tornar custoso no longo prazo. Os fundos Selection, por sem fundos de fundos, não pagam Imposto de Renda para realizar as movimentações, sem trazer o pagamento de imposto antecipado.

Acompanhamento periódico nos fundos e Asset’s investidas: Nosso time de Análise mantém estreito relacionamento com todas as gestoras investidas, realizando movimentações (aumento ou diminuição de posições) quando achar necessário.

Para cada uma das classes – Renda Fixa, Multimercado, Ações e Internacional – existem diferentes fundos Selection, que investem nos melhores gestores da indústria, em suas respectivas estratégias. Hoje são mais de 12 produtos que compõem a família.

Confira no botão abaixo mais detalhes de cada produto e um resumo do que aconteceu com os fundos da família Selection ao longo do mês de março:


Família DNA

A Família de Fundos DNA surgiu com o propósito de democratizar o que antes somente os grandes bolsos tinham acesso: uma alocação de carteira dinâmica e flexível, de acordo com seu perfil. Felipe Dexheimer, com mais de 15 anos de experiência gestão de carteiras e seleção de gestores e o time de Alocação da XP são os responsáveis pelos fundos DNA.

A Família é composta por um portfólio completo, podendo ter fundos de gestão ativa e passiva, assim como ativos direto. O dinamismo da carteira ocorre de maneira automática, de acordo com o perfil de cada cliente. Ou seja, em uma alocação única, teremos diversificação de investimento automático e personalizado. É a solução para um portfólio completo, para investidores com qualquer perfil e com qualquer volume financeiro.

Hoje são 6 fundos que contemplam o universo DNA.

Mas como saber em qual aplicar?



Perfil de Investidor (Suitability): Para saber o que você deve escolher são necessárias duas etapas: a primeira é preencher o perfil do investidor via nosso questionário de suitability. Os fundos DNA contemplam desde o perfil Conservador até o Agressivo.

Objetivos e tolerância de risco: Para a segunda etapa, é importante saber que existe uma relação entre risco e retorno, ou seja, quanto mais arriscado por seu portfólio maior será seu ganho potencial, mas também será maior a chance de sofrer perdas. No longo prazo, a chance de que uma queda deixe danos permanentes vai caindo, desde que você mantenha o nível de risco alinhado com o do histórico.


E quais as principais vantagens?


Personalização por permitir que cada investidor ache uma solução mais próxima possível de como precisa e/ou deseja investir. Essa solução envolve tolerância a perda e horizonte de investimentos. Optamos por entregar todos os fundos de maneira líquida, com resgates pagos em aproximadamente uma semana.

simplicidade vem da síntese de perfis relevantes para o investidor em um único fundo. Com isso tudo fica mais simples: não há necessidade de ajustar seus investimentos com o tempo – isso acontece dentro do fundo, a declaração do imposto de renda fica fácil.

sofisticação dos seus investimentos vem de um esforço conjunto de profissionais excelentes.

Confira todas as informações e detalhes da Família pelo botão abaixo:


Família Trend

A família de fundos indexados Trend dá a oportunidade de investir em diferentes classes de ativos que replicam índices de diversas categorias de produtos, como Renda Fixa, Ações, Moedas e Commodities.

Afinal, o que são fundos indexados?
Também conhecidos como fundos passivos, os fundos indexados têm como objetivo replicar as variações de indicadores/índices de referência. Ou seja, não é levado em conta a opinião do gestor sobre qual ativo ele acredita que irá obter melhor performance. Se o objetivo do fundo é replicar a variação do dólar, por exemplo, é somente isso que o fundo irá realizar. Através desses fundos, é possível capturar de maneira eficiente as tendências do mercado.

Benefícios da Família Trend:
Acesso sem fronteiras:
 diversas opções de fundos indexados (beta) aos mais diversos ativos no Brasil e no mundo
Simplicidade operacional: aplicação e resgate em um único clique
Elevada Liquidez: produtos com prazo de resgate reduzido
Taxas competitivas: A partir de 0,00% a.a.
Aplicação mínima reduzida: R$ 100,00 para todos os fundos

Há fundos hoje que replicam os mais diversos mercados e classes: Trend DI, Trend Small Caps, Trend High Yield Americano, Trend Bolsa Chinesa, Trend Lideranças Femininas, Trend e-Sports, entre outros.

Clique no botão abaixo para mergulhar no universo da família de fundos indexados XP e todos os mais de 50 produtos que ela oferece.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.