XP Expert

Família Selection: confira o resumo de maio de 2021

Confira um resumo do que aconteceu com os fundos da família Selection ao longo do mês de maio

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

1. Fundos de Renda Fixa

O bom humor com ativos de risco em geral levou os fundos de crédito a encerrarem o mês de maio com retornos bastante acima do CDI novamente. Observamos a continuidade da diminuição das taxas de negociação no mercado secundário (o “fechamento do spread de crédito”) e, mesmo com essa diminuição, o “carrego” dos fundos teve leves alterações e continuou em pataramres entre CDI+1,0% e CDI+2,0% a.a. no caso dos fundos com risco baixo a moderado (crédito “high grade”).

Como referência, o índice Idex-CDI, o “Ibovespa” das debêntures, encerrou o mês com taxa média perto de CDI+1,8%. O retorno do índice IDA-CDI (índice de debêntures da Anbima) teve alta de 0,44% no período e o índice IDA-IPCA Infraestrutura (uma cesta de debêntures incentivadas) teve alta de 1,44% no mês.

Gestores têm relatado uma farta oferta de novas debêntures no mercado primário, o que tem ajudado a serem mais seletivos na hora de rebalancear as carteiras dos fundos.

Selection Renda Fixa

  1. Retornos: O Selection Renda Fixa teve alta de 0,43% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 5,33%, contra 2,18% CDI no mesmo período.
  2. Destaques: no mês, destaque para a performance dos fundos Icatu Vanguarda Credit Plus (+0,74%), ARX Everest (+0,58%) e JGP Corporate (+0,55%).
  3. Carteira: as alocações seguem pulverizadas em fundos de estratégias de crédito “High Grade”, com as maiores alocações concentradas em: XP Corporate Light, JGP Corporate, Augme 45, SPX Seahawk, ARX (ARX Vinson e ARX Everest), Polo Crédito Corporativo e Icatu Credit Privado.

Selection RF Plus

  1. Retornos: O Selection RF Plus teve alta de 0,40% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 5,76%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: no mês, destaque para a performance dos fundos Canvas High Yield (+0,68%), Augme 90 (+0,65%), e Empirica Lotus (0,45%).
  3. Carteira: as alocações seguem pulverizadas em fundos de crédito mais arrojados (estratégia “high yield”), com as maiores alocações concentradas em: Augme 90, XP Crédito Estruturado 360, Solis Capital Antares, Canvas High Yield e Empírica Lótus.

Selection Debêntures Incentivadas

  1. Retornos: O Selection Debêntures Incentivadas teve alta de 0,50% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 6,16%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: no mês, destaque para a performance dos fundos Capitania Infra (+1,22%), XP Deb. Incentivadas (+0,78) e Az Quest Deb. Incentivadas (+0,66%).
  3. Carteira: as alocações seguem distribuídas em fundos de debêntures incentivadas, com principais exposições aos fundos das gestoras ARX (Hedge e Elbrus), XP Asset (Deb. Incentivadas e Hedge) e JGP. Seguimos com a estratégia de migração da carteira para termos cerca de 50% de alocação em fundos com “hedge” (atrelados ao CDI) e 50% de fundos sem hedge (com exposição aos juros reais, atrelados ao IPCA).

2. Fundos Multimercados

No âmbito global, alguns gestores começam a migrar parte das alocações em ações americanas para ações europeias e de países emergentes, por enxergarem que essas regiões estão atrasadas na recuperação global (ações mais descontadas).

Já no cenário local, a revisão positiva das estimativas do PIB, os dados fiscais melhores do que o esperado e uma nova esperança do avanço das pautas reformistas levaram gestores a ficarem ainda mais otimistas com os ativos locais, principalmente com apostas na valorização do real e continuidade da alta do Ibovespa, apesar dos desafios ainda causados pela pandemia.

Nos mercados, observamos alta da bolsa (+6,16%), queda do dólar (-3,17%) e alta forte dos títulos atrelados à inflação – refletindo perspectivas de IPCA alto e de que o BC talvez tenha que subir ainda mais a taxa Selic por conta do aquecimento da economia acima do esperado.

Selection Multimercado

  1. Retornos: o Selection Multimercado teve alta de 0,67% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 7,84%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: os destaques positivos do mês foram os fundos Dahlia Total Return (+2,93%), Giant Zarathustra(1,78%) e Kapitalo Kappa (1,36%).
  3. Carteira: as principais posições individuais da carteira são os fundos JGP Strategy, Occam Retorno Absoluto, Kadima FIC FIM, Kapitalo Kappa, Absolute Alpha Global.

Selection Multimercado Plus

  1. Retornos: o Selection Multimercado Plus teve alta de 0,71% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 11,75%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: os destaques positivos do mês foram os fundos Dahlia Total Return (+2,93%), Kapitalo Zeta (2,14%) e Giant Zarathustra(1,78%).
  3. Carteira: as principais posições individuais da carteira são os fundos RPS Total Return, Kapitalo Zeta, Verde AM X60 e Kinea Atlas.

Selection Multimercado Prev XP Seguros

  1. Retornos: o  Selection Multimercado XPS (Prev) teve alta de 0,87% no mês, contra 0,27% do CDI. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 7,36%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: Pacifico LB Prev (+4,22), Adam Prev (+1,55) e Giant Prev (+1,04%).
  3. Carteira: as principais posições individuais da carteira são os fundos Kinea XTR, Legacy Prev, JGP Multimercado, Kadima Prev e Giant Prev.

Selection Multimercado Internacional

  1. Retornos: o Selection Multimercado Internacional teve leve alta de 0,06% no mês, contra 0,27% do CDI. Nesse mês o fundo completou 12 meses, com alta de 14,70%, contra 2,18% do CDI no mesmo período.
  2. Destaques: os destaques positivos do mês foram os fundos Systematica Blue Trend (+3,94%), Wellington European Equity (+3,85%) e Western Macro Opportunities (+1,59%).
  3. Carteira: a carteira encerrou o mês com um balanceamento de de ~55% em fundos Multimercados Internacionais, ~ 17% em fundos de Renda Fixa Internacional e cerca de 20% em fundos de Ações Internacionais. As principais posições individuais da carteira são os fundos: Wellington Schroder Gaia, Gama BW Global Risk Premium USD, JPM Global Macro Opportunities, Western Asset Macro e Blackrock Global Event Driven. A exposição agregada a fundos dolarizados fechou o mês com cerca de 18% do PL.

3. Fundos de Renda Variável

No cenário internacional, tivemos mais um mês de valorização dos ativos de risco em geral. Bolsas americanas, europeias e de países emergentes se valorizaram, “abrindo o caminho” para o ótimo desempenho do Ibovespa também.

No cenário local, a revisão positiva das estimativas do PIB, os dados fiscais do governo melhores do que o esperado e uma nova esperança do avanço das pautas reformistas levaram gestores a ficarem ainda mais otimistas (ou menos pessimistas) com os ativos locais, apesar dos desafios ainda grandes causados pela pandemia.

Nos mercados, destaque para a forte alta da bolsa (+6,16%) e queda do dólar. Empresas de consumo discricionário e consumo básico foram bem, especialmente aquelas de varejo físico. Além disso, empresas do setor industrial e de infraestrutura se beneficiaram de notícias mais animadoras vindas do ponto de vista econômico.

Selection Long Biased

  1. Retornos: o Selection Long Biased encerrou o mês alta de 3,08%, contra alta de 0,70% do índice IPCA+Yield IMA-B. Nos últimos 12 meses, o fundo acumula alta de 32,30%, contra alta de 10,24% do IPCA+Yield IMA-B e 2,18% do CDI.
  2. Destaques: os destaques positivos foram os fundos XP Long Biased (+5,75%), Atmos (+5,30%), Tavola Absoluto (+4,3%).
  3. Carteira: as principais alocações individuais da carteira são os fundos Oceana Long Biased, Dahlia Total Return), XP Long Biased, Sharp Long Biased, Tavola Absoluto e Pacífico LB.

Selecion Ações

  1. Retornos: o Selection Ações teve alta de 4,40% no mês, contra alta de 6,16% do Ibovespa. Nos últimos 12 meses, o fundo sobe 43,81%, contra uma alta de 44,41% do índice no mesmo período.
  2. Destaques: Moat Capital FIA (+7,24%), Tork Long Only (+6,37%) e XP Investor Ibovespa Ativo (5,85%).
  3. Carteira: as principais alocações individuais da carteira são os fundos DCG Advisory (Dynamo Cougar), Squadra Long Only (incluimos em Abril),Tork Long Only Institucional, Brasil Capital 30, Moat Capital, XP Investor Ibovespa Ativo, Constellation Institucional e AT Advisory (Atmos).

Selection Ações ESG

  1. Retornos: o Selection ESG Ações teve alta de 3,40% no mês, contra alta de 6,16% do Ibovespa e de 1,54% do índice S&P/B3 Brasil ESG. Desde seu início, o fundo rende 11,38%, contra 22,64% do Ibovespa e 11,01% do índice S&P/B3 Brasil ESG.
  2. Destaques: Fama (+4,8%) JGP ESG (+4,30%) e XP Investor ESG (+3,85%).
  3. Carteira: as principais alocações atualmente estão nos fundos Fama, JGP ESG Institucional, Brasil Capital Sustentabilidade, Constellation Compounders ESG e XP Investor ESG.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.