XP Expert

Renda fixa para além da reserva de emergência – conheça a Root Capital – IFO

Quais são os diferentes fundos de crédito? Qual o papel de cada um deles na alocação de longo prazo? Conheça a Root Capital e a estratégia Root Capital High Yield Advisory,

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Com a taxa básica de juros em 13,25% ao ano, o investidor mais conservador poderá ter de volta a tranquilidade na alocação de carteira sem a necessidade de correr riscos excessivos para ter retornos atrativos. Por outro lado, entender que existem diferentes fundos de crédito e qual o papel de cada um deles na alocação de longo prazo, é essencial para o sucesso de uma estratégia bem diversificada.  

No Indo a Fundo no Outliers dessa semana, conheça a Root Capital, gestora de crédito recebida no episódio 72° do Outliers que trouxe com mais detalhes a história, estrutura e gestão da Root. Você pode conferir o conteúdo completo abaixo.

Confira o episódio #71 do Outliers com a Root Capital

Neste relatório iremos focar na estratégia Root Capital High Yield Advisory, e como a Root está estruturada para obter os melhores retornos da evolução do mercado de crédito no Brasil.

Conheça a Root Capital

Se tratando de uma gestora focada exclusivamente em crédito, a Root Capital tem seu registro junto a CVM e Anbima desde 2010, mas do ponto de vista comercial a gestora está sendo conhecida pelo mercado (em especial brasileiro) apenas mais recentemente – seus fundos passaram a ser distribuídos abertamente no Brasil em 2022. O time de gestão das estratégias, porém, permanece reunido há bastante tempo e atualmente já conta com cerca de R$ 1,7 bilhões sob gestão.

Em seu histórico de existência, a Root conta com parcerias estratégicas, além de um DNA muito forte ligado ao mercado de crédito. Ao todo são cerca de 13 profissionais seniores e três estratégias principais ligadas ao mercado de crédito: high grade estruturado, high yield e dissestred credits (créditos inadimplentes).

Um ponto de destaque em relação a atuação da Root no mercado de crédito, é que ao atuar fornecendo recursos para papéis com boa nota de crédito (high grade), baixa nota de crédito (high yield) e em créditos inadimplentes, é possível procurar oportunidades em diversos setores do mercado, até os mais resilientes e desalavancados, até em setores que estão em situações críticas, mas que estão com boas perspectivas.

Em termos de gestão, essa abrangência em navegar por diferentes tipos de crédito fornece a Root flexibilidade para navegar nas diferentes oportunidades que o mercado de crédito brasileiro em seu estágio de expansão pode oferecer.

Em relação ao processo de investimento, incialmente é realizada uma análise macro setorial, que visa entender os fundamentos dos emissores, capacidade de pagamento, aspectos relacionados à governança e quais são os riscos envolvidos na operação. Partindo desta análise é realizado um enquadramento em relação as classes de ativos e mandatos dos fundos onde se inicia uma série de procedimentos voltados às análises (i) quantitativa, (ii) qualitativa, (ii) jurídica e (iv) ESG.

Em linhas gerais, a ampla experiência no mercado de crédito da Root é traduzida em um processo de gestão focado na saúde financeira da empresa, perspectivas de crescimento, análise das garantias oferecidas e verificação de histórico, processos judiciais entre outros. Após o filtro em relação a possíveis investidas, é feita uma revisão de crédito que envolve o time jurídico e análise de riscos, até chegar na definição de preços e condições gerais da negociação, e aprovação no comitê de crédito.

Em relação ao comitê de crédito, este deverá ocorrer para cada oportunidade de investimento, que caso aprovados, deverão se enquadrar nos limites de alocação, estrutura, garantias, precificação entre outros. Além disso, é realizada uma reavaliação trimestral dos ativos investidos, bem como podem ser convocadas reuniões especificas para tratar mudanças de fundamento.

Na plataforma XP você possui acesso à estratégia high yield da Root Capital, e você poderá conferir a seguir como as estratégias de gestão se traduzem em retornos para o portfolio do fundo Root Capital High Yield Advisory.

XPInc CTA

Assine o Expert Pass e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Root Capital High Yield Advisory

O fundo Root Capital High Yield Advisory foi lançado em 2009 e se trata de um fundo de renda fixa do tipo high yield, ou seja, busca investir em ativos com baixa nota de crédito, mas que apresentam alto potencial de retorno. A estratégia é exclusiva para investidores qualificados, possui aplicação mínima de R$ 500,00 e o prazo de liquidez do fundo é D+362.

Retorno desde o incio

Desde seu início, o fundo acumula um retorno de 19,64% contra o CDI que rendeu 14,46% para o mesmo período. A estratégia busca geração de retorno através de três pilares, (i) operações com garantias robustas, (ii) companhias com fluxo de caixa recorrente, (iii) negócios oportunísticos.

alocação carteira Root Capital

Ainda em relação ao portfólio, como é possível ver no gráfico acima, existe uma diversificação relevante em relação a composição da carteira, onde os investimentos em debêntures (36%) demonstram ter o maior peso, seguido de Letras Financeiras (25%), FIDCs (12%) e CRIs (12%), também é possível ver exposições relevantes CRAs (6%).  

Um ponto de destaque é para o prazo de resgate alongado da estratégia (D+360), que permite ao gestor colocar dentro do portfolio ativos com maiores prazos de liquidez, mas que poderão agregar retornos interessantes. Além disso, em cenários de extrema incerteza, ter flexibilidade para alocar em diferentes tipos de papéis poderá trazer resiliência à estratégia que terá maior capacidade de adaptação.

Para além da reserva de emergência

Contrariando o movimento que foi visto nos últimos dois anos, em especial no ano de 2020, em que investidores traziam risco para sua carteira em busca de rentabilidades mais atrativas, atualmente já é possível ver o aumento da alocação em renda fixa – como uma forma de trazer estabilidade para a carteira em cenários de extrema incerteza como o atual. De volta aos velhos tempos, é um fato que a taxa de juros brasileira em seus dois dígitos devolve a atratividade da Renda Fixa.

Por outro lado, é importante entender que a diversificação deve seguir sendo o pilar principal de alocação, e que dentro das classes, incluindo na Renda Fixa, é possível encontrar diferentes formas de exposição que poderão trazer retornos acima da taxa básica de juros e resultar em uma carteira vencedora.

Neste relatório foi possível encontrar alguns termos e estratégias que fogem dos conhecidos títulos públicos federais, sendo uma das expertises da Root Capital trabalhar diretamente na originação de novos negócios. O que significa que a gestora se torna uma fonte de recursos para empresas que precisam se capitalizar e procuram alternativas ao crédito bancário, seja por uma questão de taxa, personalização ou até mesmo agilidade.

Do ponto de vista de alocação, ter exposição a diferentes classes, setores e estratégias é essencial. Por outro lado, vale destacar um ponto de atenção em relação aos riscos envolvidos nas operações, em especial as garantias dos investimentos realizados, visto que em cenários de incertezas e de aumento de custo de capital, o crescimento das empresas tende a ser comprometido.

Dessa forma, entendemos que os investidores que desejam alocar em ativos de crédito mais sofisticados, poderão encontram nos fundos de investimentos a expertise necessária em termos de processos e pessoas, para mitigar riscos. Além disso, contar com um gestor experiente olhando não apenas para as garantias, mas para setores e cenários oportunísticos poderá ser de grande valia para a alocação de carteira.

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.