Brasil Capital reabre seu fundo: gestor André Ribeiro explica o porquê

Geração de resultado das companhias investidas pela Brasil Capital será preservada no longo prazo


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Hoje pela manhã conversamos com André Ribeiro, um dos sócios fundadores da Brasil Capital, que possui uma única estratégia de investimentos em ações, long only e não alavancada. A gestora possui também fundos de previdência cujas carteiras de ações são exatamente iguais às da estratégia principal.

Maior parte do valor de uma empresa está na perpetuidade

Segundo André Ribeiro, questões de curto prazo podem ter impacto significativo no preço das ações. Essa afirmação é comprovada pelas quedas que passam de 50% em vários casos. Porém, é necessário lembrar que o valor de uma empresa vai muito além de 6 meses de resultados ruins. Para a Brasil Capital, o valor intrínseco de qualquer companhia é preponderantemente relacionado à sua capacidade de geração de caixa ao longo dos anos. Por isso a gestora não fez mudanças estruturais em sua carteira e reduziu o caixa conforme a bolsa foi caindo.

Empresas de serviços não essenciais são as que mais sofrem nesse momento

No caso da Brasil Capital, 70% do portfólio é composto por empresas que foram consideradas de setores essenciais pelo governo, como a Cosan, que atua nos negócios de transporte ferroviário e de  distribuição de gás encanado e de combustíveis. Várias dessas companhias perderam mais de 50% de valor de mercado mas continuarão entregando seu serviço mesmo que sofram no curto prazo. 

Dentre as empresas consideradas não essenciais, algumas sofreram demais mas ainda continuam com boas perspectivas de longo prazo. A Brasil Capital possui algumas em seu portfólio, como a Sulamérica, focada em seguro saúde, e a Yduqs (antiga Estácio), empresa de educação que também opera na modalidade de ensino à distância.

Para essas empresas “não essenciais”, André Ribeiro recomenda cuidado especial com companhias muito alavancadas, verificando se a situação de caixa consegue manter a empresa operando pelos próximos 3, 6 ou até 12 meses com o atual cenário.

Serenidade e cautela na gestão da carteira

Para André Ribeiro, a crise atual é uma crise financeira, como foi a de 2008, mas também é de trabalho, logística, demanda, oferta e principalmente de saúde. Em uma situação como essa, o lado emocional dos investidores acaba sendo mais forte do que o racional quando estes vêem severas quedas de curto prazo na receita ou lucro das empresas. 

Por isso, a gestora está mantendo a racionalidade. Nos últimos dias, gestores e analistas reviram todas as empresas do portfólio e desenharam cenários nos quais consideraram que as empresas vão sofrer bastante nos próximos 6 meses. A conclusão é que, na média, o portfólio tem boas possibilidades de retorno, dada uma volta das condições econômicas à normalidade. Com lucros normalizados, a carteira está sendo negociada entre 8 e 9 vezes o lucro, enquanto a média histórica é de 17 vezes. 

Com a queda exagerada dos preços dos papéis, mas ainda com boas perspectivas para o longo prazo, a Brasil Capital resolveu reabrir seu fundo para captações. Segundo André Ribeiro, essa foi uma demanda de vários investidores institucionais. Além disso, a gestora já está vendo um maior interesse de investidores estrangeiros pela bolsa brasileira. 

Performance do fundo e carteira atual

Até o dia 19 de março, o fundo Brasil Capital 30 FIC FIA caía 45,36% em 2020, mais do que a queda de 40,91% do Ibovespa no mesmo período. Petrobras, que era uma das principais posições, foi a maior responsável pelo resultado abaixo do índice. Yduqs, Duratex, CVC, Smiles e Azul foram outras detratoras de resultado. 

Hoje o fundo possui apenas 2% de caixa e não possui nenhuma proteção. A princípio, não fizeram alterações estruturais no portfólio, pois entendem que a geração de resultado das companhias investidas será preservada no longo prazo.

Seguem abaixo os comentários sobre as principais empresas investidas:

  • Rumo: empresa possui as principais ferrovias do país e que estão localizadas próximas às lavouras de soja. Dado que a safra será muito boa, a quantidade de soja a ser exportada é altíssima. Portanto, volumes transportados pela companhia serão muito bons nos próximos meses (resultados não serão tão afetados no curto prazo). Não justifica a queda de 50% na ação;
  • Cosan: empresa possui serviços considerados essenciais. Empresas do grupo devem sofrer muito menos (Comgas, Raízen Combustíveis, Raízen Energia e Rumo). Preço/Lucro de 7 vezes, considerando um lucro normalizado, é muito atrativo;
  • Alupar: empresa possui linhas de transmissão de energia elétrica com contratos longos e reajustados por inflação. Muito pouco afetada. Valor de longo prazo está preservado;
  • B3: vai gerar mais lucro no curto prazo pelos volumes muito altos e por 15% da receita ser dolarizada (contratos de dólar). Não tem dívida, paga dividendos e faz recompras constantemente. Passada a ressaca, é natural que os volumes caiam, porém vai voltar a ser instrumento de captação para as empresas (ações ou dívida);
  • Petrobras: além da recessão no mundo causada pela epidemia do coronavírus, ocorreu o problema entre Arábia Saudita e Rússia. Para a Brasil Capital, a empresa está no melhor momento de gestão da sua história, além de estar com uma situação financeira melhor.  Utilizando os preços futuros do petróleo, o preço atual da empresa está bastante atrativo;
  • Aliansce Sonae: empresa de shoppings que vão ficar algum tempo fechados. Em tese tem um aluguel mínimo que recebe dos lojistas. Como vai ter que negociar com cada lojista individualmente, a Brasil Capital está assumindo metade do lucro normal para 2020. Não tem dúvidas de que as vendas vão voltar, porém aos poucos;
  • CVC: empresa de turismo já vinha se deteriorando desde o ano passado. Mas só de recebíveis performados já tem bastante valor (pessoas que já viajaram e ainda estão pagando). Com isso, consegue garantir 15 meses de operação para passar por esse momento difícil. Risco de curto prazo ainda é alto, por isso não tem posição grande na empresa;
  • Centauro: deve sofrer por 3 meses, mas possui uma boa liquidez, o que garante sua sobrevivência, diferente de concorrentes menos capitalizados que podem ficar pelo caminho.

Crise não é novidade. O importante é manter a cabeça no lugar

A gestora já passou por um momento parecido. Com sua fundação ocorrendo no meio de um caos nos mercados financeiros, em outubro de 2008, a gestora chegou a amargar perdas de 30% logo no início. Por isso, André Ribeiro acredita que quando a crise ficar para trás, os ativos em bolsa vão se recuperar. “Com tanta emissão de dinheiro pelos Banco Centrais, investidores vão se voltar novamente para os ativos reais, como é o caso das empresas.” Por isso ele recomenda cautela, cabeça no lugar e racionalidade em momentos como esse. 

Confira mais detalhes sobre os fundos Brasil Capital 30 FIC FIA, Brasil Capital 100 XP Seg Advisory FIC FIA e Brasil Capital 70 XP Seg Advisory Prev FIM.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.