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CEOs debatem o impacto da Crise nas Grandes Empresas

De acordo com CEOs Tânia Consentino, Rubens Menin e Frederico Trajano a transformação digital veio para ficar além do crescimento da importância social de todos os negócios.

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O tema do 4° dia da Expert XP 2020 foi A Transformação dos Investimentos, para debater o impacto do Covid-19 nas empresas listadas em bolsa, contamos com as ilustres presenças de Tânia Consentino, CEO da Microsoft Brasil, Rubens Menin, fundador da MRV, Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza e Luis Fernando Porto, CEO e fundador da Unidas.

Dentre os temas debatidos pelos convidados, destacaram-se a mudança do comportamento do consumidor, evolução da penetração do varejo online, maior adoção da tecnologia no cotidiano e o desenvolvimento de preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG)

Varejo Online

“A transformação digital veio para ficar” foi uma frase comum a todos os participantes. Segundo Tânia, a transformação digital estava na pauta da grande maioria das empresas, apesar de em grau de maturidade diferente. No entanto, o fechamento das lojas físicas e da adoção do trabalho remoto levaram a uma aceleração de anos em questão de meses na popularização e adoção da tecnologia no dia a dia das empresas. Ainda, acredita no grande papel da tecnologia e inteligência artificial para impulsionar a volta da economia.

Frederico, a frente de uma das empresas com a digitalização mais desenvolvida do Brasil, destacou a aceleração da adoção do varejo online durante a pandemia. Apesar da Magazine Luiza ter entrado na crise com cerca de 50% de seu faturamento atrelado ao comércio online, a resposta da empresa quanto a digitalização e das campanhas adotadas levaram a empresa a aumentar ainda mais sua exposição ao segmento online.

Mesmo em mercados menos óbvios, como o de locação de veículos, a venda por meio de canais online já está muito presente nas operações da companhia, destaca Luis Porto. Segundo ele, a Unidas viu uma desenvoltura forte na venda de seminovos, processo que agora podem ser até 100% digital, com entrega disponível na porta do comprador. Além disso, o setor vem passando por uma mudança de hábito dos consumidores, que passaram a recorrer ao maior uso de serviços por aplicativo em detrimento da posse de um automóvel.

Já Rubens Menin destacou a facilidade que o e-commerce trouxe aos consumidores e da forte penetração das vendas online durante a pandemia. Segundo ele, a MRV reportou o maior patamar de vendas de sua história, apesar do fechamento dos estandes de vendas na maior parte do trimestre, por meio da maior adoção das plataformas de vendas online.

ESG: As três letrinhas mágicas

Outra frente de discussão entre os participantes foi a pauta ESG (Ambiental, Social e Governança). Durante a pandemia, os participantes viram um crescimento da importância social de todos os negócios. Rubens Menin e Frederico Trajano destacaram os movimentos de responsabilidade social que as empresas e a própria população adotaram durante a crise como o Movimento Não Demita e as doações aos órgão sociais de auxilio a pessoas carentes e dos funcionários na linha de frente ao combate do COVID-19. Tânia complementa o discurso dizendo que está cada vez mais claro que resultado a qualquer custo não é sustentável no longo prazo, é necessário atender um propósito maior. Ainda, destaca a necessidade de maior diversidade e inclusão dentro das empresas.

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