XP Expert

ESG: confira quais são principais fundos de investimentos

O investimento em empresas que seguem os critérios ESG tem ganhado relevância no mercado financeiro e se mostrado mais rentável ao longo prazo.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
ESG: confira quais são principais fundos de investimentos

A voz dos critérios ESG está cada vez mais presente no mundo dos investimentos. Mais que uma realidade visando reparar o cenário atual de esgotamento e desigualdade do nosso planeta, a atenção a esses critérios começou a moldar como o mercado financeiro avança e gera valor para a sociedade.

A preocupação com critérios ESG é um fator decisivo para a tomada de decisão em investimentos. Um estudo realizado pela Deloitte, com 65 empresas, das quais 68% são listadas em Bolsa de Valores, no Brasil ou no exterior, revela que 75% dos investidores globais aplicaram os índices ESG em pelo menos um quarto dos seus investimentos totais.

Dessa forma, quando uma empresa se preocupa com a implementação de fatores não financeiros pautadas nos critérios ESG, ela tende a se destacar em quesitos como confiabilidade, valor de mercado e transparência.

Neste conteúdo, abordaremos quais são os principais índices ESG e quais são os fundos ESG disponíveis no mercado.

O que é ESG?

ESG é uma sigla inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Esses pilares são utilizados para avaliar e medir o desempenho e a responsabilidade das empresas com ações de cunho ambiental, social e de governança.

A sigla ESG surgiu em 2004, mediante um documento elaborado pela ONU intitulado Who Cares Wins (Ganha quem se importa), visando estabelecer condutas relacionadas às questões socioambientais e de governança para o mercado financeiro.

Segundo o mesmo relatório, empresas que se preocupam com esses três pilares podem agregar valor aos negócios, uma vez que esses critérios são cada vez mais importantes para o investidor moderno.

Quais são os 3 pilares do ESG?

Os 3 pilares do ESG são:

  • Ambiental: se refere ao modo que a empresa lida com questões relacionadas ao meio ambiente, como: uso sustentável de recursos naturais, emissão de carbono, poluição da água e do ar, gestão de resíduos, etc.
  • Social: se refere às questões relacionadas aos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade, como: direitos trabalhistas, diversidade e inclusão, satisfação dos clientes e direitos humanos.
  • Governança: aborda a estrutura de governança da organização e sua administração, por meio de práticas como: transparência financeira, ética nos negócios, remuneração executiva e conduta corporativa.

Índices ESG nos investimentos

Selecionar as empresas que seguem as práticas ESG pode ser um desafio, pois requer uma análise detalhada e uma compreensão de políticas, operações e valores de cada empresa.

Nesse quesito, um dos principais facilitadores são os índices ESG, que buscam selecionar as principais empresas do mundo que se enquadrem nos critérios socioambientais e de governança.

Por exemplo, a BlackRock, como maior gestora de ativos financeiros do mundo, é uma das empresas que defende a adoção de práticas ESG na seleção de todos os investimentos.

Em seu site oficial, a empresa elenca que está comprometida em atingir a neutralidade em emissões de gases do efeito estufa até 2050, além de auxiliar os investidores a reduzir suas carteiras de investimentos para o mundo neutro em carbono.

Há diversos índices ESG que podem lhe auxiliar a selecionar as empresas que adotam boas práticas ESG. Confira abaixo os principais:

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é responsável por avaliar a sustentabilidade das empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), baseado em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.

S&P/B3 Brasil

O Índice S&P/B3 Brasil visa medir o desempenho de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade, sendo ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI.

O índice exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também em empresas sem pontuação ESG da S&P DJI.

Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3)

O Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) visa refletir o comprometimento das empresas em relação à transparência de suas emissões e como as mesmas estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)

O Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3) visa indicar o desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios.

O IGCT é composto pelas ações e units exclusivamente de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios de inclusão. No entanto, não entram BDRs, ações de empresas em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária ou qualquer outra situação especial, conforme a metodologia da B3.

O que é investimento ESG?

colaboradores de uma empresa reunidos em torno de uma mesa com imagens e gráficos, discutindo sobre critérios para investimentos esg.

Um investimento ESG é aquele que inclui questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras. Quando os critérios ESG são considerados na escolha de um tipo de investimento, a avaliação se torna mais holística e responsável.

Além de atender às atuais demandas da sociedade, os investimentos em empresas sustentáveis tendem a ser mais rentáveis no longo prazo.

Embora não seja possível investir diretamente nos índices ESG, os investidores podem ter exposição aos índices por meio de fundos de índices (ETFs), cujas cotas são negociadas na Bolsa de valores, ou via fundos que acompanham a carteira desses índices.

Quais os melhores fundos ESG?

Os fundos ESG são um tipo de investimento que se concentra em empresas ou ativos financeiros que aderem aos índices ESG.

Confira abaixo os principais fundos com exposição aos índices ESG, bem como as características de cada um deles:

Trend ESG Global e Trend ESG Global Dólar FIM

O Trend ESG Global e o Trend ESG Global Dólar FIM são fundos da família XP Trend focados em investimentos internacionais. Porém, o primeiro oferece aos investidores proteção cambial (hedge BRL/USD) e o segundo não possui cobertura cambial.

Ambos fundos estão expostos ao desempenho de mais de 1.100 mil ações de empresas de grande porte ao redor do mundo e com elevado nível de práticas ESG.

A exposição ocorre mediante a três ETFs: 50% no iShares ESG MSCI USA (ESGU) composto por mais de 300 ações nos Estados Unidos; 40% no iShares ESG MSCI EAFE (ESGD) e 10% no iShares ESG MSCI EM (ESGE).

Trend Lideranças Femininas FIM

O Trend Lideranças Femininas FIM é um fundo focado no pilar social, voltado para  questões de igualdade de gênero, investindo principalmente nas principais empresas com mulheres em cargos de liderança ou com alta representação feminina na gerência em relação ao total de cargos executivos.

O investimento é feito através do ETF She e cada empresa tem no máximo cerca de 5% de peso na composição.

Este fundo oferece proteção cambial e 20% da taxa de administração é destinado para o Instituto As Valquírias, uma organização dedicada a entregar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Trend Energias Renováveis FIM

O Trend Energias Renováveis FIM se concentra mais no fator de sustentabilidade, com foco principal de investimento em empresas geradoras e distribuidoras de energias renováveis.

O investimento é feito através do ETF Global Clean Energy ETF (ICLN), gerido pela famosa e prestigiada BlackRock. Este ETF é uma referência ao índice S&P Global Clean Energy Index, composto por ações de mais de 90 empresas relacionadas à indústria de energia renovável, principalmente solar, eólica e hidrogênio.

Um importante diferencial do fundo é que ele oferece muita diversificação geográfica com proteção cambial (BRL/USD).

Trend Carbono Zero FIM

O Trend Carbono Zero é um fundo que visa seguir o desempenho do índice Global Carbon Index, com foco em investimentos em empresas que buscam reduzir a emissão de carbono em suas atividades.

O fundo tem exposição através do ETF KraneShares Global Carbon (KRBN) e possui proteção cambial (BRL/USD).

Trend Água Tech FIM

O Trend Água Tech FIM é um fundo que oferece proteção cambial (BRL/USD) e exposição a 37 empresas que oferecem produtos e soluções tecnológicas para endereçar a crescente demanda e uso responsável da água.

O fundo tem exposição através do Invesco Water Resources ETF (PHO), referenciado ao índice NASDAQ OMX US Water Index, composto por empresas relacionadas à conservação, tratamento e purificação da água.

Investir neste  fundo contribui para a construção de um portfólio para proteção contra riscos de mudança climática relacionados à escassez de recursos hídricos.

Assim como a maioria dos fundos Trend, a aplicação mínima para todos os fundos mencionados é de R$100 e taxa de administração de 0,50% ao ano.

Conclusão

A definição dos fundos, bem como seus critérios ESG podem variar de um fundo para outro, além de envolver diferentes aspectos, como: exclusão de empresas com práticas insatisfatórias, investimento em empresas líderes em ESG ou engajamento com as empresas para melhorar o desempenho em relação a esses critérios.

Os fundos ESG têm ganhado destaque conforme o mundo volta atenções para a importância do desenvolvimento sustentável. Além disso, eles vêm provando ser possível produzir, lucrar e investir de maneira ética e sustentável.  

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.