A Bolsa despencou: comprar agora ou aos poucos?

Com a recente queda na bolsa devido ao Coronavírus e às condições econômicas globais é impossível não se perguntar: Será que é hora de comprar de uma vez ou devo ir aos poucos?

A bolsa despencou

Com a recente queda na bolsa devido ao Coronavírus e às condições econômicas globais é impossível não se perguntar: Será que é hora de comprar de uma vez ou devo ir aos poucos?

Muito embora seja impossível dizer quanto tempo a queda na bolsa irá durar, existem alguns princípios de alocação que costumam funcionar em qualquer ocasião.

Para os investidores ávidos por renda variável a sugestão do time de alocação é: construa sua exposição gradualmente.

Realizamos um estudo para demonstrar o porquê disto. Considerando apenas a parcela de renda variável da carteira do investidor e utilizando o cenário da crise de 2008 como panorama, comparamos dois investidores hipotéticos, que decidem comprar após 20% de queda:

  • Investidor A: resolve a aproveitar a oportunidade e alocar 100% do que deseja em renda variável naquele momento para “aproveitar a oportunidade”;
  • Investidor B: monta sua posição aos poucos, dividindo em compras mensais iguais por 6 meses, até atingir os mesmos 100%.

O gráfico acima mostra como cada uma das estratégias se comportou até o final de 2009. Lembrando que estamos falando apenas da parcela de renda variável da carteira e consideramos que o Investidor B deixou o resto do dinheiro parado em conta corrente sem render nada.

Podemos observar que os retornos do Investidor B são significantemente maiores que os do Investidor A.

A estratégia de montar a posição gradualmente funciona principalmente porque é muito difícil prever qual será o momento de mínimo da bolsa e porque a maioria dos investidores não fica atento aos mercados em período integral para encontrar as melhores oportunidades.

Em outro relatório alertamos para os perigos de vender posições em momentos como este. Esperamos que com este estudo os investidores possam ver que a situação que se apresenta é uma oportunidade para aqueles que ainda não atingiram a sua alocação sugerida em renda variável ou estejam montando suas carteiras pela primeira vez.

Compartilhar:


Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM