Ações: Como reinvestir dividendos na prática; veja o passo a passo

Saiba como reinvestir dividendos seguindo alguns passos básicos que explicamos em detalhes para você


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Ações: Como reinvestir dividendos na prática; veja o passo a passo

A renda passiva por meio de dividendos é uma das características mais vantajosas do mercado de ações. O investidor exposto na Bolsa pode se beneficiar de empresas que decidem, de acordo com o momento da companhia, fazer uma repartição dos lucros aos acionistas. De fato, a estratégia de olhar para essas empresas, pensando em obter uma renda extra, é muito recomendada, sobretudo ao reinvestir dividendos.

Reinvestir dividendos é uma ótima maneira para conseguir ter lucros ainda maiores.

Como já falamos aqui, isso pode exponenciar os seus ganhos a longo prazo por aumentar a base de ações a cada reinvestimento. Assim, tendo mais ações maior será a parcela que você receberá dos lucros da companhia.

Sabe quando se fala em dívidas e o efeito negativo da bola de neve é mencionado? Pense nisso, porém do avesso. Isto é, reinvestir dividendos produz o mesmo efeito só que no bom sentido.

Quer saber como reinvestir dividendos? Preparamos um passo a passo para mostrar na prática como funciona essa estratégia.

1) Entre na sua conta XP

Primeiramente, acesse a sua conta na XP para entrar na área logada, portanto, insira seu login e senha.

Caso ainda não tenha conta na XP, abra a sua agora

2) Habilite a versão nova para visualizar a página inicial

Se você já está na área logada, verá uma caixa logo em cima com a seguinte descrição: “Conheça a nova visualização da página inicial. Clique para mudar a versão”. Habilite a nova versão e, assim, a home mudará de layout.

3) Acesse sua carteira

Ao fazer o passo dois, você verá algumas opções na tela. Clique na aba Carteira.

4) Confira os proventos que você tem direito

Na sua carteira, você conseguirá verificar quais são os proventos que vão cair na sua conta. Proventos são os benefícios em geral pagos aos acionistas. Os dividendos são um dos tipos de provento. É possível receber também bonificações, Juros Sobre Capital Próprio, etc.

No primeiro plano, você visualiza quais são os investimentos que compõem a sua carteira e logo abaixo aparece um campo “Proventos”, se houver. Assim, já é possível ver o total de proventos que você já recebeu ou vai receber das ações da sua carteira.

5) Veja no detalhe os dividendos que você já recebeu ou vai receber

Ao abrir a opção “Ações” em “Proventos”, você conseguirá ver no detalhe, ação por ação, a data de pagamento, o valor a receber, além de identificar qual tipo de provento é. É possível saber a data em que cairá na conta. Em alguns casos, as datas são divulgadas depois dos valores, então o investidor vê “31/12/9999”, que significa que a empresa ainda não divulgou a data.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

6) Hora de reinvestir os dividendos

Se você seguiu o passo a passo e chegou a ver o quanto e quando receberá, agora basta se programar. Assim que cair na sua conta, agora você pode colocar o valor que você recebeu de dividendos para reinvestir em novas ações na Bolsa, seguindo o passo a passo que mostramos aqui.

Lembre-se que o ideal, se for possível, é sempre tentar comprar via lote-padrão, ou seja, o pacote de 100 ações, já que a liquidez é maior e, portanto, será mais fácil vender esses papéis posteriormente.

Caso os dividendos não cubram o que você precisa para investir em um lote-padrão, é possível esperar para acumular esse dinheiro extra até dar o valor ou comprar em quantas unidades você quiser pelo lotes fracionários (de 1 a 99 ações).

Porém, como já dissemos, o mercado fracionário costuma ter liquidez menor e isso pode prejudicar no preço de venda da ação.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor, conhecido também como Suitability.

Para ações, especificamente, a recomendação é que apenas investidores moderados e agressivos tenham acesso. E, também, sempre busque diversificar os seus investimentos para minimizar riscos. Qualquer dúvida, fale com o seu assessor.

Portanto, se você já tem como certo que quer investir em ações e aproveitar os seus dividendos, lembre do passo a passo e comece agora mesmo a conquistar sua independência financeira.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Você está na trilha:

Como viver de renda

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

7 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

79 minutos de leitura



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.