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Varejo XP | Data Expert: Acompanhamento de preços de vestuário | Abril 2025

Atualizamos nossos dois Índices de Preços XP, que acompanha as mudanças de preços da Renner, C&A e Riachuelo em nove categorias em comum. Leia a nossa visão.

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Como acreditamos que as dinâmicas de precificação são uma métrica chave para o crescimento da receita das varejistas de vestuário de médio porte, acompanhamos dois Índices de Preços da XP: i) O Índice de Preços de Lojas de Departamento da XP, que rastreia as mudanças de preços da Renner, C&A e Riachuelo em oito categorias; e ii) o Índice de Preços de Vestuário da XP, que inclui outros varejistas, nomeadamente Hering, Zara, Mercado Livre, Shein e Shopee, embora com menos categorias. Nossas conclusões foram: i) Os aumentos de preços variaram entre as categorias, sendo a moda masculina o principal foco de ajustes para a C&A; ii) A C&A liderou os aumentos de preços (+9% mês a mês); e iii) Sem pontos de atenção na atividade promocional.

Relembrando como a análise foi feita. Como acreditamos que as dinâmicas de precificação são uma métrica chave para o crescimento da receita dos varejistas, rastreamos uma cesta selecionada de 25-35 SKUs nos e-commerces das marcas: i) Índice de Preços de Lojas de Departamento da XP, para Renner, C&A e Riachuelo em oito categorias; e ii) Índice de Preços de Vestuário da XP, que inclui Hering, Zara, MELI, Shein e Shopee, mas com menos categorias.

Aumentos de preços mais acentuados na C&A. No último mês, os aumentos de preços foram praticamente estáveis em relação a março para Renner e Riachuelo, enquanto a C&A se destacou com o maior aumento mensal desde o lançamento do nosso acompanhamento, subindo em média +9% mês a mês. Na Renner, os ajustes de preços foram impulsionados por Moda e Calçados/Acessórios (+4%), mas Jeans (-2%) foi mais uma vez ajustado para baixo. Na Riachuelo, um aumento em Básicos (+4%) foi compensado por ajustes também na categoria Jeans. Quanto à C&A, o principal motor foi a categoria Básicos (+26%), enquanto Esportes (+19%), Moda (+9%), Jeans (+7%) e Íntimos (+5%) também foram destaques.

Apostando em nichos diferentes. Como resultado, nossa Cesta XP agora indica um posicionamento de preço relativamente mais alto para a C&A em comparação à LREN, embora notemos que isso não seja homogêneo entre as categorias: i) A C&A está apostando em um posicionamento mais premium em Básicos (~42%); ii) Uma posição mais alinhada em Jeans, Calçados/Acessórios e Íntimos (~2-4 p.p. de diferença); iii) em Esportes, o recente aumento de preços da C&A a alterou um desconto de 11% para um prêmio de 6%; e iv) a maior parte da diferença de preços entre as marcas está na moda masculina (C&A com um prêmio de 14% sobre a LREN).

Shein e Hering logo atrás nos aumentos de preços. Como resultado das recentes pressões de custo, notamos que todas as marcas implementaram aumentos de preços, com a C&A (+10% mês a mês), Shein (+7%) e Hering (+4%) como os destaques. Em termos de posicionamento de preços, notamos que a Shopee ainda é a mais baixa entre as marcas rastreadas, com um desconto médio de -7% em relação à MELI e -12% em relação à Shein em itens com preço cheio. É interessante notar que, ao olhar para os preços com descontos, a Shopee é ainda mais cara que a Shein (+60%), já que os descontos médios da Shein são +17 pontos percentuais mais altos.

Sem pontos de atenção no ambiente promocional. Em termos de descontos, a maioria das marcas manteve descontos médios em níveis semelhantes mês a mês, com a LREN ainda oferecendo descontos mais altos em comparação à C&A e Riachuelo, embora inferiores aos da Hering. Além disso, notamos que a Zara manteve quase zero descontos e que a MELI, Shein e Shopee se beneficiaram de uma atividade promocional mais intensa.

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