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Varejo XP | Acompanhamento de preços de vestuário #7

Apresentando o Índice de Preços XP Fashion; LREN ainda cautelosa com posicionamento de preços

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Nesta edição do nosso XP Apparel Tracker, destacamos: (i) C&A e Renner apresentaram queda de preços em nossa cesta de lojas de departamento, com a primeira puxada por Básicos (-9%) e a segunda por Jeans (-13%); (ii) os preços da Riachuelo subiram +2%, impulsionados por Lingerie, Jeans e Alfaiataria; (iii) nosso novo Índice de Preços de Moda da XP mostra que C&A e Renner têm preços mais alinhados para itens de moda, enquanto a Riachuelo é mais cara; (iv) sem mudanças na atividade promocional, com marketplaces ainda sendo os mais agressivos; e (v) C&A tem o maior aumento de preço no acumulado do ano (+11%), provavelmente devido ao seu reposicionamento de preços, seguida por Zara (+9%) e Hering (+8%).

Um rápido lembrete de como a análise foi feita. Como acreditamos que a dinâmica de preços é uma métrica chave para o crescimento da receita dos varejistas, monitoramos uma cesta selecionada de 25-35 SKUs no e-commerce das marcas: i) Índice de Preços de Lojas de Departamento da XP, para Renner, C&A e Riachuelo em oito categorias; e ii) Índice de Preços de Vestuário da XP, que inclui Hering, Zara, MELI, Shein e Shopee, mas com menos categorias, dado menos pontos em comum.

C&A relativamente acima da Renner. Ao olhar para nossa cesta de lojas de departamento, a Renner se destacou com uma queda média de -2% mês a mês, principalmente puxada pela categoria Jeans (-13%) e Calçados/Acessórios (-4%). Na C&A, os preços caíram -1%, com a mudança mais significativa sendo em Básicos (-9%). Por fim, o aumento médio de preços da Riachuelo (+2%) foi principalmente sustentado por Lingerie (+7%), Jeans (+6% mês a mês) e Alfaiataria (+5% mês a mês). Aqui observamos que: (i) nosso monitor continua indicando a C&A com um posicionamento de preço relativamente mais alto em comparação aos seus pares; (ii) a C&A reduziu preços em categorias básicas e aumentou preços em categorias de alto valor, como Jeans (+4% mês a mês); e (iii) a Renner reduziu preços em Jeans, agora com um desconto de ~20% em relação à C&A.

Apresentando nosso Índice de Preços de Moda da XP. Como destacado em nossa atualização da LREN (link), as estratégias dos varejistas podem diferir entre itens mais “comparáveis” e itens de moda. Como resultado, apresentamos nosso Índice de Preços de Moda da XP, que é composto por 10 produtos comparáveis por marca, com preços de 2 SKUs por produto (o mais barato e o mais caro), para monitorar o preço relativo entre as três marcas para itens de moda. Nossas conclusões foram: (i) em média, C&A e Renner têm um posicionamento de preço semelhante, enquanto, curiosamente, a Riachuelo é ~7% mais cara (vs. ~13% mais barata para itens mais ‘comparáveis’); (ii) os produtos de entrada da Renner são muito mais baratos que os dos pares (-20%); e (iii) a C&A tem um posicionamento de preço ligeiramente mais baixo (-5%) olhando para produtos de alto valor.

Marketplaces continuam sendo as opções mais baratas. Olhando amplamente para outros varejistas de vestuário, a Shopee se destacou como a maior queda de preços em relação à nossa última edição (-10%), enquanto os preços da MELI ficaram estáveis (-0,4%) e Zara (+5%) e Hering (+1%) aumentaram os preços. Em relação às estratégias promocionais, nosso monitor não mostrou nenhuma mudança significativa entre os players mapeados, com Shein e Shopee permanecendo como os mais agressivos, seguidos pela MELI.

C&A lidera o acumulado do ano contra todos os pares. Também adicionamos um gráfico que mostra o preço acumulado do ano das empresas, com a C&A se destacando como a que teve o maior aumento (+11%), possivelmente devido ao reposicionamento de preços da empresa, dado o aprimoramento na qualidade dos seus produtos e na percepção da marca como fashion, seguida por Zara (+9%) e Hering (+8%). Curiosamente, Renner e Riachuelo aparecem como as que tiveram os menores aumentos, com itens de moda possivelmente sendo sua alavanca para repassar pressões de custo/câmbio.

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