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Stone & Co (STNE) | Resultados positivos: no caminho certo para cumprir a maior parte do guidance de 2024 | Revisão 3T24

Análise do resultado da Stone & Co do 3T24.

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A Stone reportou resultados positivos no 3T24, em linha com as expectativas. O lucro líquido atingiu R$ 543 milhões (+9% T/T, +32% A/A e 4% acima do XPe). O desempenho positivo reflete o sólido crescimento do TPV e a maior eficiência em custos e despesas. No segmento de banking, a Stone conseguiu aumentar os depósitos e diversificar as fontes de funding. Isso, combinado com sua política de reprecificação em andamento, levou a empresa a melhorar os resultados financeiros. No crédito, a Stone já atingiu sua meta anual, com uma carteira de R$923 milhões, um salto de 29,7% T/T. A empresa ajustou suas provisões para perdas, com a taxa de provisão sobre a carteira de capital de giro agora em 14%, abaixo dos 18,1% no 2T24, sinalizando confiança na qualidade do portfólio. O NPL acima de 90 dias aumentou em 90 bps para 3,7%, refletindo a maturação do portfólio. De modo geral, a empresa apresentou um bom ritmo de crescimento no TPV e um take rate de MSMB ascendente, o que, em nossa opinião, colocou a empresa no caminho certo para atingir a maior parte do guidance para 2024. Como resultado, vemos os números do 3T24 como positivos e alinhados com as metas da empresa para o ano, reforçando nossa recomendação de compra e preço-alvo de US$15/ação.

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Confira todos os resultados do 3º trimestre de 2024

A Stone registrou uma receita total de R$3,4 bilhões no 3T24, um aumento de 4,7% T/T e 6,9% A/A (+3% vs. XPe). Esse crescimento pode ser atribuído à maior receita financeira, que corresponde a 57% das receitas e aumentou 5,0% T/T e 18,4% A/A. Essa expansão é explicada por (i) maiores receitas de antecipação, devido a um aumento nos volumes de recebíveis antecipados, (ii) maiores receitas de crédito e (iii) maiores receitas com floating do segmento bancário. O bom desempenho do Resultado Financeiro mais que compensou o desempenho tímido de outras linhas de receita. Em termos de dinâmica de segmentos, o destaque foi o aumento de 5,0% T/T e 8,3% A/A nas receitas do segmento de serviços financeiros, principalmente devido à expansão ativa da base de clientes combinada com take rates recordes para MPMEs e contas-chave. O segmento de software apresentou um aumento de 2,5% T/T e 1,4% A/A.

A base de clientes ativos de pagamentos atingiu 4,01 milhões (99% de MPMEs). As adições líquidas totalizaram 107,9 mil, uma vez que os 108,1 mil novos clientes MSMB ativos mais do que compensaram o declínio de 0,1 mil em grandes contas.

Impulsionado pelo sólido crescimento do PIX QR Code (+9,6% T/T e +112% A/A), o TPV total atingiu R$129 bilhões (+2,3% T/T e +15,3% A/A). O TPV do MSMB registrou R$114 bilhões (+4,3% T/T e +19,9% A/A), enquanto o MSMB PIX QR Code atingiu R$13,3 bilhões. Esse sólido ritmo de crescimento, no entanto, não será o principal foco da empresa no futuro, uma vez que ela priorizará a unit economics saudável e o engajamento em relação às adições líquidas.

O take rate do MSMB aumentou 3 pontos-base sequencialmente no 3T24 para 2,58% (+9 pontos-base A/A). O aumento marginal é resultado de uma precificação saudável no setor e de um nível mais alto de contribuição do pix QR code e do setor bancário e de crédito.

A carteira de crédito continuou seu ritmo forte, atingindo R$ 923 milhões (+29,7% T/T e +713,4% A/A). Esse desempenho foi impulsionado pelo aumento no número de clientes de capital de giro, que saltou de 24.264 no 2T24 para 28.960 no 3T24 e pelo maior saldo de cartão de crédito (+95,5% T/T). Juntamente com a carteira de crédito, a empresa reportou uma reversão nas provisões de capital de giro (+3,2 milhões no 3T24), reduzindo o índice de provisões para perdas de crédito acumuladas sobre a carteira de capital de giro para 14% (de 18,1% no 2T24). Essa redução é explicada pela conversão dos níveis de provisão para os níveis de perda esperados à medida que o portfólio amadurece. As linhas de crédito continuam a ter um bom desempenho e esperamos que a empresa consiga reduzir com sucesso esse índice para 10%. Por fim, a Stone também lançou novas linhas de crédito: cartão de crédito e crédito rotativo, que provavelmente contribuirão para um maior engajamento dos usuários no futuro.

A qualidade do crédito continuou a se deteriorar, mas os principais indicadores mostram sinais de alívio. O NPL>90 saltou 1,1p.p. T/T, sugerindo que as safras mais antigas continuam a amadurecer. Por outro lado, o NPL 15-90 dias diminuiu 92 bps T/T, como consequência de melhores safras T/T.

As segmento de serviços bancários continuaram a prosperar. Os principais destaques foram: i) a base de clientes bancários ativos alcançou 2,8 milhões no 3T24 (+5,1% T/T e +47% A/A), e ii) o total de depósitos alcançou R$6,8 bilhões (+53% A/A e +5,3% T/T). Além disso, o ARPAC do MSMB aumentou 11% sequencialmente e cresceu 12% A/A. Esses números foram positivamente impactados por: i) maiores receitas de pix QR code, ii) maior CDI médio, aumentando a receita de floating, e iii) maior engajamento do cliente e crescimento dos depósitos.

Durante o trimestre, o custo dos serviços totalizou R$ 859 milhões (+11% A/A), em grande parte devido a: i) maiores investimentos em tecnologia; e ii) maiores custos de logística e D&A, que foram parcialmente compensados por menores provisões para perdas de crédito. As despesas administrativas também aumentaram (+13% A/A), atingindo R$256 milhões.

O lucro líquido totalizou R$ 543 milhões no trimestre (aumento de 8,9% T/T, +32% A/A e em linha com a XPe). O nível mais alto de lucratividade em relação ao mesmo período do ano passado foi impulsionado por maiores volumes de TPV e crédito, combinados com menor custo de financiamento e custos operacionais controlados.

Por fim, Stone compartilhou algumas atualizações sobre o possível desinvestimento da Linx. De acordo com a empresa, foram concluídas as fases iniciais do plano de software e afirmaram que “o cross-sell através do canal de distribuição de serviços financeiros da Stone estão funcionando de forma eficaz”. No entanto, eles decidiram avaliar as opções potenciais para esse negócio a fim de maximizar o valor para os acionistas e contrataram consultores financeiros. Entretanto, nenhum prazo ou resultado desejado foi estabelecido. A Administração acrescentou que “acredita que os objetivos de cross-sell poderiam ser atingidos de forma eficaz por meio de uma parceria comercial, em vez de possuir diretamente os ativos”. Em nosso ponto de vista, se a Stone decidir se desfazer apenas parcialmente da Linx, isso poderá limitar a miríade de compradores em potencial.

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