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SmartFit (SMFT3): análise das dinâmicas competitivas no México

Aproveitamos também para atualizar nossas estimativas após resultados do 1T25

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À medida que observamos um interesse crescente na operação da SmartFit (SMFT3) no México, replicamos o estudo do cenário competitivo recentemente realizado para o Brasil, agora no México, ao mesmo tempo em que estimamos o potencial de expansão no país. Nossas principais conclusões são: i) a proposta de valor da SMFT é competitiva em relação aos concorrentes, estando entre as alternativas mais baratas oferecidas; ii) embora uma forte capilaridade não pareça ser um diferencial, a oferta complementar da TotalPass é, em nossa visão; iii) não identificamos nenhum concorrente específico que cause preocupação, sem movimentos agressivos mapeados até o momento; iv) há espaço para triplicar a presença da SMFT, com a maior parte das oportunidades de expansão em cidades com dinâmicas competitivas favoráveis. Aproveitamos também para atualizar nosso modelo, com nosso Lucro Líquido estimado para 2026 aumentando 10% e nosso novo preço-alvo para o final de 2025 em R$32,00 por ação. Reiteramos nossa recomendação de Compra.

México

Um mercado ainda pouco desenvolvido. O México atualmente possui mais de 20 mil academias no país, o que leva a uma penetração de cerca de 6%, segundo o Mercado Fitness. No entanto, ao analisarmos mais de perto os participantes do mercado, vemos que a maioria são players menores e menos estruturados, com cerca de 60% possuindo apenas uma academia, enquanto 73% das academias do país têm menos de 400 membros. Por outro lado, observamos que quase 40% da população mexicana está acima do peso ou obesa, embora apenas 25% pratiquem exercícios suficientes para obter efeitos positivos na saúde.

Cenário competitivo

Um tipo diferente de competição. Ao observar o cenário competitivo no país, notamos uma presença estrangeira muito mais forte, embora ainda com uma atuação relativamente tímida. Acreditamos que isso possa ser explicado por: i) a necessidade de expertise local para gerenciar operações e lidar com um ambiente macroeconômico menos estável; e ii) entre os maiores players estrangeiros, a SMFT é a mais antiga, com sua primeira academia aberta em 2011. Outra diferença em relação ao Brasil é a estratégia de expansão dos players, com a maioria focando primeiro em cidades maiores, com maior densidade populacional, enquanto no Brasil os concorrentes são mais fortes em cidades menores.

Nossa análise

Nada para se preocupar. Nossa análise de geolocalização mostra que a SMFT está bem posicionada no país, com apenas 17% de sua área de cobertura tendo mais de 2 academias concorrentes num raio de 2 km. No México, 41% das academias da SMFT têm pelo menos um concorrente num raio de 2 km, contra 55% no Brasil, evidenciando a menor penetração do país. Além disso, ao analisar a concorrência, notamos que a maioria não conseguiu cumprir seus planos de expansão, com capital limitado e falta de foco como possíveis razões.

Expansão

Apenas continue crescendo. Estimamos o potencial de expansão de academias no México em cerca de 2 mil unidades — o que representa três vezes a presença atual da SMFT no país — com riscos de alta caso a penetração das academias se aproxime dos países desenvolvidos (15-20%). Ao analisar essa expansão marginal, a maior parte (52%) está na melhor categoria (Blue Ocean), enquanto, nas cidades com competição, a categoria ‘no brainer’ representa a maior oportunidade. Portanto, vemos o ambiente de expansão da SMFT no México como favorável.

Expectativas para segundo trimestre

México em destaque no segundo trimestre. Uma das tendências de curto prazo monitoradas pelos investidores são as adições líquidas no México no segundo trimestre. Embora um ciclo mais fraco traga desafios à rentabilidade, a diversificação geográfica da SMFT atua como um mitigador. Nesse sentido, observamos que o México representa cerca de 30% do EBITDA total, com a maior parte proveniente de academias maduras (aproximadamente 70% do lucro bruto em 2024). Assim, estimamos que um ciclo fraco poderia levar a uma redução de até cerca de 5% em nosso lucro líquido.

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