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Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada

Duas empresas reportaram resultados na sexta-feira à noite (13/Ago), uma do setor de jóias (Vivara) e a outra de e-commerce (Enjoei). Vivara foi o destaque da noite e um dos melhores resultados dentro da nossa cobertura. Veja nossa visão completa no relatório.

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Duas empresas reportaram resultados na sexta-feira à noite (13/Ago), uma do setor de jóias (Vivara) e a outra de e-commerce (Enjoei). Vivara foi o destaque da noite e um dos melhores resultados dentro da nossa cobertura.

Vivara (VIVA3): Um brinde à Vivara; Resultados fortes de 2T21

A Vivara reportou hoje seus resultados do 2T21 acima das nossas estimativas, que já refletiam um bom resultado, com receita líquida +19% vs. 2019 (+6,5% vs. XPe) e EBITDA +46% vs. 2019 (+29% vs. XPe). Não só a companhia entregou um dos melhores crescimentos orgânicos da nossa cobertura como também conseguiu manter a margem bruta estável A/A (+0,5p.p.) apesar do forte aumento de custos impulsionado por maiores preços de ouro/prata e a depreciação do BRL. Além disso, a companhia divulgou dados preliminares do crescimento do 3T21, com aceleração vs. o 2T21.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que a companhia reportou fortes resultados mais uma vez, mesmo frente ao cenário desafiador do início do trimestre para varejo físico e aumento de custos. Além disso, a companhia deu indicações positivas para o próximo trimestre com vendas crescendo 38% vs. 2019 em julho e acima disso em agosto.

Mas e daqui para frente?

Seguimos otimistas com o papel uma vez que (i) esperamos que a companhia continue a apresentar fortes resultados por atender uma classe mais resiliente e, com isso, estar melhor posicionada para o fenômeno de “compra por vingança”; (ii) nós vemos a companhia como o melhor player para consolidar o setor dado seu track record de execução consistente e força de marca; e (iii) a expansão da Life deve contribuir para crescimento e rentabilidade dado seu maior mercado endereçável e margens. Mantemos nossa recomendação de Compra e preço alvo de R$40,0 por ação.

Destaques positivos

  • Forte performance de vendas, com rápida reversão à medida que as restrições foram reduzidas, saindo de uma queda vs. 2019 em abril para +19% em maio (com dia das mães recorde) e +38% em junho vs. 2019
  • Margem bruta mantida em níveis sólidos apesar do forte aumento de custos em 2020, expandindo 0,5p.p. A/A e 2,5p.p. T/T, devido a uma composição adequada de estoques e políticas comerciais acertadas
  • Programa Jóias em Ação continua a contribuir para o mix do online, representando 36% das vendas digitais e fazendo com que a participação de joias no online aumentasse 4,6p.p. vs. 2T19
  • Diluição de despesas gerais e administrativos (+1,8p.p. A/A), devido à alavancagem operacional
  • Geração de caixa R$87,5 milhões no período (7,5% de rendimento)Ganho de participação de mercado, atingindo 14,7% nos últimos 12 meses

Destaques negativos

  • Desaceleração do e-commerce (-27% A/A) mas ainda mantendo uma forte penetração, em 17% das vendas

Os principais números do trimestre (VIVA3)

Fonte: XP, Companhia

enjoei (ENJU3): Enjoei fica para a próxima rodada; Dinâmica sólida de receita mas margens pressionadas

O Enjoei reportou resultados mistos, referentes ao segundo trimestre de 2021 (2T21), com a receita líquida 8% acima das nossas estimativas devido a uma taxa de comissão (take-rate) melhor do que esperado. Em termos de rentabilidade, a companhia registrou queda expressiva na margem bruta (-20,5p.p A/A), devido a maiores custos com frete e logística, e também com queda de EBITDA ajustado (em -R$19 milhões), frente a maiores despesas de vendas. Com isso, o prejuízo líquido (excluindo-se o efeito do plano de remuneração em ações) totalizou -R$18mi (vs. XPe -R$15mi).

Esperamos uma reação mista do mercado. Mesmo diante de um trimestre ainda bastante desafiador para a categoria de vestuário e com uma forte base de comparação para o ecommerce, a companhia novamente registrou um sólido crescimento de GMV e receita (+82%-106% A/A, respectivamente). Inclusive, a companhia teve o maior crescimento de GMV online do setor de ecommerce: Via +20%, Americanas +37%, Magalu +46%, MELI +44%, Westwing +14%, Mobly flat. No entanto, a companhia apresentou uma forte queda de rentabilidade por conta de maiores custos de frete, por clique (CPC) e maiores investimentos em marketing.

Mas e daqui para frente?

A companhia deu uma atualização geral das principais iniciativas que tem conduzido, sendo as principais (i) nova política de comissionamento, a qual foi testada ao longo do 2T21 para entender o melhor formato, e que passará a cobrar taxas menores para produtos com ticket médio mais elevados; (ii) nova política comercial, que visa estimular o melhor comportamento dos vendedores de modo a refletir em uma melhor experiência para o comprador; (iii) aumento do sortimento no EnjuPro e B2C, o que contribui para uma maior rentabilidade; e (iv) avanços na frente logística, com a expansão do seu CD EnjuPro e redução da dependência dos Correios. Mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo de R$15,0/ação para ENJU3.

Destaques positivos

  • Aumento do sortimento do enjuPRO, com o número de produtos publicados crescendo +621% A/A (vs. +133% no 1T21), possivelmente beneficiado pelo envio da enjuBAG a partir do mês de abril. Além disso, a companhia anunciou uma parceria estratégica com o Grupo ICOMM (OqVestir) para envio da bag em todas compras efetuadas na plataforma;
  • Avanço do canal B2B2C, que já conta com 66 marcas parceiras integradas (vs. 35 no 1T21). Inclusive, a co-fundadora do enjoei comentou sobre o alto nível de interesse de companhias nesse modelo antes da pandemia na conversa que tivemos com ela, o que já estava sendo retomado com a normalização das atividades;
  • Aceleração sequencial do número de vendedores, que somam 215 mil (+124% A/A vs. +118% no 1T21);
  • Diversificação da matriz logística e consequente redução da dependência dos Correios, com 66% dos vendedores de São Paulo e 33% da base total de vendedores utilizando outros parceiros logísticos para o envio de itens.

Destaques negativos

  • Queda da taxa de comissão, para 15% (vs. 16,4% no 1T21), devido aos testes da nova política de comissionamento. No entanto, a companhia comentou que a nova política não deve ser prejudicial para rentabilidade (maiores tickets com menores taxas mas maior diluição de despesas);
  • Aumento do custo de aquisição do cliente (CAC) vs. 1T21 (+80% T/T), devido ao aumento de competição no ecommerce;
  • Pressão de rentabilidade devido a maiores custo de serviço prestado (+161% A/A) e despesas com vendas.

Os principais números do trimestre (ENJU3)

Fonte: XP. *exclusão do impacto do plano de remuneração em ações da companhia (não caixa)

*O plano de remuneração de ações têm como objetivo promover o alinhamento de interesses de longo prazo dos colaboradores, e não possui efeito caixa. A cada data de exercício é realizado um aumento de capital referente ao montante estipulado por cada programa.

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na segunda-feira (16/08) às 14h (clique aqui para acessar).

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