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RD – Raia Drogasil (RADL3): Resultados do 4T20 em linha com o esperado

RD reportou sólidos resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) em linha com nossas estimativas e consenso da Bloomberg. O forte desempenho de vendas mesmas lojas (+10,2% A/A sendo +6,0% de lojas maduras) e ganho de participação de mercado para um nível recorde de 14,7% foram os principais destaques positivos do resultado.

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RD reportou sólidos resultados referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20) em linha com nossas estimativas e consenso da Bloomberg. O forte desempenho de vendas mesmas lojas (+10,2% A/A sendo +6,0% de lojas maduras) e ganho de participação de mercado para um nível recorde de 14,7% foram os principais destaques positivos do resultado.

Esperamos uma reação neutra do mercado uma vez que os resultados vieram em linha tanto com as nossas estimativas quanto com as estimativas do consenso da Bloomberg, não havendo grandes surpresas em nenhum indicador operacional.

Mas e daqui para frente?

Apesar de uma melhora sequencial nas vendas e uma performance sólida no 4T20, acreditamos que o aumento de restrições e casos de Covid podem ser um desafio para os resultados de curto prazo. Além disso, vemos um risco de maior competição no marketplace da companhia uma vez que a Panvel anunciou recentemente que também irá lançar um seu e o Rappi irá começar a intermediar vendas de remédios. No entanto, o posicionamento da companhia em realização de testes de Covid-19 deve continuar a contribuir com vendas, enquanto vemos o potencial uso das farmácias para distribuição das vacinas de Covid-19 como um risco positivo (link).

Aquisição Healthbit. Juntamente com seu resultado, a companhia também anunciou a aquisição de 50,75% da Healthbit (link), com uma opção para comprar 100% da companhia a partir de 2026, mas não abriu valores. A Healthbit é uma startup de tecnologia focada em big data que deve ajudar a RD a desenvolver novas soluções de promoção de saúde e prevenção de doenças para funcionários e beneficiários de empresas e operadoras de saúde. Esse é a terceira companhia investida pela RD dentro da sua plataforma, RD Ventures, que busca investir em companhias que contribuam com a estratégia de crescimento e aceleram a jornada de digitalização em saúde da RD. Conforme discutido no nosso último relatório (link), nós vemos a estratégia da companhia de se tornar uma plataforma de saúde como positiva, porém achamos ainda muito cedo para pagar por isso dada a falta de visibilidade. Mantemos nossa recomendação de Neutro e preço alvo de R$27,0 por ação para o fim de 2021 para RADL3.

Destaques positivos:

  • Ganho de participação de mercado: a companhia divulgou um ganho de participação de mercado nacional de 1,0p.p. A/A para um nível recorde de 14,7%, tendo registrado ganhos em todas regiões do país. A região Norte foi o principal destaque do trimestre com um incremento de 2,4p.p. A/A de participação de mercado.
  • Consolidação de posicionamento em realização de testes Covid-19, com 1.135 lojas oferecendo esse serviço em 256 cidades brasileiras e com a companhia tendo sido um dos maiores testadores do País, com 7,4% de participação nacional em 2020, segundo dados combinados da ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) e da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Farmácias).
  • Geração de caixa de R$425 milhões (vs. R$48 milhões no 4T19), por conta de uma normalização e ganho de eficiência nos níveis de estoque, combinado com uma melhora no resultado operacional, mesmo em meio à pandemia. Com isso, a companhia reduziu sua alavancagem para 0,6x dívida líquida / EBITDA, em linha com níveis pré-pandemia (0,7x no 4T19).
  • Diluição das despesas de vendas, devido à alavancagem operacional, levando a uma expansão de margem EBITDA de 0,4p.p. A/A mesmo com maiores gastos de despesas gerais e administrativas.

Destaques negativos:

  • Queda penetração digital para 6,3% das vendas, vs. 7,1% no 3T20 e 7,6% no 2T20, mesmo com aumento de restrições e casos de Covid no fim do ano.
  • Queda margem bruta de 0,3p.p. A/A mesmo com impacto positivo de mix, explicada por uma maior intensidade promocional para sustentar a digitalização dos consumidores combinada com um efeito não caixa (ajuste a valor presente). De acordo com nossas estimativas, o mix de produtos deveria ter contribuído positivamente para a margem (em torno de +0,2p.p. A/A) principalmente devido à queda de medicamentos de marca (que possuem menor margem) como percentual da receita e ganho de genéricos e OTC.

Os principais números do trimestre:

Fonte: XP Investimentos, Dados da companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na quarta-feira (10/03) às 10h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos os principais pontos em nossa Vitrine na sexta-feira (link).

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