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Os 5 principais temas do varejo alimentar global

Neste relatório temático, nos aprofundamos em cinco questões-chave para o varejo alimentar global

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Neste relatório temático, nos aprofundamos em cinco questões-chave para o varejo alimentar global: 1) O atacarejo é a melhor alternativa de baixo custo?; 2) As lojas de conveniência são operadas por varejistas de alimentos?; 3) O e-commerce é uma ameaça?; 4) Quais as razões para o sucesso do Walmart?; e 5) As farmácias se tornarão supermercados ou vice-versa? No geral, acreditamos que essas discussões trazem algumas conclusões importantes da nossa cobertura de varejistas alimentares brasileiros: 1) Acreditamos que podemos ver uma tendência para marcas próprias entre os atacarejos em meio à deterioração macroeconômica; 2) Marketplaces e agregadores parecem ser habilitadores importantes para apoiar a penetração online do varejo alimentar; e 3) As vendas de medicamentos nos EUA são, na sua maioria, realizadas através de farmácias ‘in-house’, sendo o principal fator o aumento da fidelidade dos consumidores.

À medida que vemos alguns investidores se perguntando qual pode ser o próximo passo do varejo alimentar brasileiro, mergulhamos em cinco questões-chave para fornecer algumas percepções sobre tendências futuras:

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  1. O atacarejo é a melhor alternativa de baixo custo? Discutimos as principais diferenças entre formatos de baixo custo, sendo elas Hard Discount, atacarejo e clubes, enquanto também trazemos algumas informações sobre as estratégias de players de referência, como Aldi, METRO AG e Costco. Principais conclusões: As marcas próprias parecem ser um claro elemento de lucratividade e acessibilidade para o formato de atacarejo e acreditamos que os players locais já estão buscando explorar a oportunidade, apesar dos desafios logísticos.
  1. As lojas de conveniência são operadas por varejistas de alimentos? Analisamos o segmento de lojas de conveniência e a proposta de valor dos players. Principal conclusão: O foco dos varejistas de alimentos difere das lojas de conveniência tradicionais, pois se concentram em produtos essenciais do dia a dia, enquanto as lojas de conveniência focam em foodservice.
  1. O e-commerce é uma ameaça? Analisamos estudos de caso bem-sucedidos no e-commerce de alimentos, como Instacart e Ocado. Principal conclusão: Marketplaces e plataformas tecnológicas parecem ser habilitadores importantes para impulsionar a penetração do varejo alimentar online, com MELI e iFood sendo empresas que potencialmente se encaixam nessa descrição.
  1. Quais as razões para o sucesso do Walmart? Uma pergunta recorrente que recebemos é porque o formato hipermercado funcionou para o Walmart e não para o Brasil, e, assim, exploramos os principais fatores que impulsionaram o sucesso da empresa. Principal conclusão: Acessibilidade, eficiência operacional e inovação foram os pilares principais da história de sucesso do Walmart.
  1. As farmácias se tornarão supermercados ou vice-versa? Apresentamos os principais fatores que levam a migração de ambos os segmentos para a categoria um do outro, o quadro regulatório para apoiar tal movimento e estudos de caso para ambas as partes. Principal conclusão: As vendas de medicamentos do Walmart nos EUA são feitas através de uma farmácia ‘store in store’, que exige investimentos em pessoal, com o ganho principal vindo através do aumento da fidelidade do consumidor.
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Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

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As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. 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