A Lojas Renner realizou seu Investor Day hoje, discutindo os principais pilares da sua estratégia para os próximos anos. De modo geral, não houve grandes novidades em relação à estratégia em si, o que, na nossa visão, pode justificar a fraca performance do papel hoje. A companhia está focada na construção de um ecossistema especializado em moda e lifestyle, alavancado pelo seu braço financeiro (Realize). Vemos a estratégia como positiva, mas destacamos que a companhia deve investir significativamente no curto prazo para construí-lo, enquanto os frutos somente serão colhidos a partir do 2o semestre de 2021 e 2022. Estamos revisando nossas estimativas e reduzindo nosso preço alvo para R$50,0 por ação e mantemos Neutro para o papel, devido ao nível de valuation atual (38x P/L 2021e) e perspectiva de revisão de estimativas do consenso para baixo em 2021e (estamos com lucro 18% abaixo do consenso Bloomberg). Nossa preferência no setor segue sendo Grupo Soma.
A Lojas Renner realizou seu Investor Day hoje, o qual foi dividido em uma sessão (i) matinal, focada na estratégia da companhia em se tornar um ecossistema especializado em moda e lifestyle; e a (ii) vespertina, focada nas iniciativas ESG da companhia (seu primeiro “ESG Day”).
Uma visão completa sobre a estratégia da Lojas Renner
A parte da manhã foi dividida em quatro grandes blocos para discutir o plano estratégico da companhia para os próximos anos. Trazemos abaixo os principais pontos trazidos em cada bloco:
Transformação Digital
- Transformação digital está ocorrendo desde 2017.
- Forte evolução em automação dos processos: predição de vendas reduzida para 2h (de 2 semanas antes), redução tempo de desenho e produção das peças, 17% dos itens com alocação sem intervenção humana. Foco agora em otimizar processo de compras com uso de inteligência artificial.
- Multicanalidade como uma realidade: saíram de apenas 2 canais de contato (físico e digital) para 10 canais (fashion delivery, marketplace externo, ecommerce, loja fisica, ligue e compra, venda social, B2B, whatsapp, marketplace interno, fashion machine). Gastos de clientes multicanais chega a ser 3x maior.
- Construindo novo Centro de Distribuição em Cabreúva (SP), com início da operação esperado em 2022. Novo CD é maior do que atual parque logístico da companhia e possui uma automação ainda maior.
- Foco em digitalizar a operação da Realize também.
Desenvolvimento do Ecossistema
- Querem ser o maior ecossistema especializado em moda e lifestyle, que nasce já com cinco negócios bem reconhecidos: Lojas Renner, Camicado, Ashua, Realize e youcom.
- Objetivo é ser um one-stop-shop para seus clientes e sellers, oferecendo diversas categorias e serviços que complementem a proposta de valor.
- Exemplo de serviços adjacentes ao core: revenda (parceria com a Repassa); reparos e costura; customização de roupas, assinaturas, locação etc.
- Querem produzir conteúdo proprietário: 45%-60% dos consumidores se engajam múltiplas vezes por semana com moda no instagram; 90% usa instagram pelo menos 1x/mês para inspiração; clientes multicanais de conteúdo compram 2x mais.
- Vão lançar um programa de fidelidade único, com campanhas customizadas e que alavanque a Realize na base de clientes.
Realize
- Combinação das propostas de valor da Lojas Renner com a Realize CFI é primordial para alavancar a construção do ecossistema de moda e lifestyle da empresa.
- Portfólio de R$ 3,5 bilhões, e esperam que alcance R$ 4 bilhões no curto prazo.
- Conta digital em desenvolvimento com diversas soluções – lançamento previsto no 2º semestre de 2021.
- Já tem um pacote muito relevante logo no início – gasto e frequência dobram à medida que clientes saem de uma conta só digital para uma com mais serviços, como cartão de crédito.
- Realize deve prover serviços e produtos não só para clientes, mas também aos seus fornecedores e sellers cadastrados no marketplace.
- Toda a operação de cartões era até agora muito focada em captação de clientes a partir da marca Renner. A companhia anunciou durante o evento que a partir de junho, todas as marcas da Lojas Renner S.A. vão começar a captar clientes para a Realize.
- Abertos para avaliarem M&A e parcerias para aceleração do desenvolvimento da plataforma. Exemplos mencionados: plataforma de investimentos e adquirência.
- Veem potencial para expandir atuação da Realiza para além do Ecossistema Renner no médio prazo.
Novas Estruturas: TI, Dados, Novos Negócios
- Adoção de práticas e métodos ágeis na companhia, com papel importante de prover as plataformas necessárias para a entrega de produtos e experiências da empresa aos seus clientes da melhor maneira possível.
- O uso de dados tem ganhado cada vez mais importância nas tomadas de decisão da empresa, com a criação de times de engenharia de dados, inteligência de processos, além de um centro de iniciativas avançadas, buscando trazer os dados para o centro das tomadas de decisão da empresa.
- Foco da área de novos negócios é contribuir e desenhar o futuro do crescimento da empresa, através de inovação, seja por meio de parcerias, aquisições, investimentos em startups, dentro ou fora do escopo de negócios da companhia.
- Reforço de estruturas da companhia e aumento dos investimentos para suportar o crescimento, como destacado anteriormente no release de resultados (clique aqui para ler nosso feedback sobre o call de resultados).
ESG Day: detalhando as principais iniciativas
Na parte da tarde, a companhia deu mais detalhes sobre suas principais iniciativas ESG:
E: Moda Responsável
- Estratégia de moda responsável: fornecedores responsáveis; gestão ecoeficiente; produtos e serviços sustentáveis; e engajamento de colaboradores, clientes e comunidades.
- Compromissos públicos 2021:
- 80% de produtos menos impactantes, sendo 100% de algodão certificado (de 57%-80% em 2020, respectivamente);
- 100% cadeia nacional e internacional de revenda com certificação socioambiental;
- 75% consumo energia da companhia de fontes renováveis de baixo impacto (de 65% em 2020);
- 20% redução de emissões absolutas de CO2 (vs. meta de 15% em 2020 e realizado -37%).
- Pensando em diferentes modelos para promover economia circular – lançamento da primeira loja “circular” em 2021.
- Selo Re para destacar peças de roupa e acessórios feitas com matérias-primas e processos menos impactantes, com coleções cápsulas especiais vinculadas à iniciativa.
S: Instituto Lojas Renner como um pilar
- Forte atuação através do Instituto Lojas Renner:
- Arrecadação de mais de R$20 milhões para projetos sociais e empoderou mais de 20 mil mulheres;
- Doação de R$5 milhões destinados a hospitais, secretarias de saúde e assistências sociais;
- Confecção e distribuição de EPIs hospitalares, doação de cestas básicas e máscaras.
- Quadro de colaboradores (24,8k pessoas) composto por 65% de mulheres, sendo 64% na liderança.
G: Primeira Corporation brasileira
- 7 membros independentes no Conselho de Administração (de um total de 8 membros), sendo 25% mulheres.
- 5 Diretores estatutários, sendo 40% mulheres.
- Remuneração variável da Diretoria inclui fatores ESG e resultados do plano estratégico, com 100% do C-level com remuneração atrelada a fatores ESG.
- Conselho Fiscal permanente desde 2006 e independente, com 3 membros efetivos e 3 suplentes, dos quais 33% são mulheres.
Conforme destacamos em nosso relatório com a análise ESG completa da empresa (link), vemos a Lojas Renner bem posicionada na agenda ESG, se destacando frente às robustas políticas de gestão da cadeia de suprimentos (pilar S), aliadas à ótima governança e cultura (pilar G). Dito isso, recebemos os anúncios e iniciativas acima descritos de forma positiva, e em linha com o comprometimento da empresa no avanço da agenda ESG.
Revisando nossos números; Reduzindo preço alvo para R$50,0
Estamos revisando nossas estimativas para incorporar os resultados do 4T20, assim como premissas mais conservadoras ao redor da performance de vendas em 2021 e maiores investimentos na construção desse ecossistema. Com isso, reduzimos nossas estimativas de EBITDA e lucro para 2021-22 em 17%-19% e 2%-6%, respectivamente. Dessa forma, estamos ajustando nosso preço alvo para R$50,0 por ação, de R$53,0 antes. Esse preço alvo implica um múltiplo de P/L de 44,5x e 31,6x para 2021e-22e, respectivamente.
Mantemos nossa recomendação Neutra para o papel, devido ao nível de valuation atual (38x P/L 2021e) e perspectiva de revisão de estimativas do consenso para baixo em 2021e (estamos com lucro 18% abaixo do consenso Bloomberg).
Importante destacar que não estamos incorporando nenhum ganho adicional nas nossas estimativas decorrente do desenvolvimento do marketplace especializado da companhia e adição de novos serviços à Realize, por uma falta de visibilidade. Dessa forma, vemos essas iniciativas como riscos positivos para nossos números.
Novas Estimativas – Preço Alvo R$50,0 por ação
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