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Grupo Mateus (GMAT3): Comer, comer é o melhor para poder crescer; Resultados do 4T20 sólidos

O Grupo Mateus reportou resultados sólidos referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20), levemente acima da nossa estimativa de Receita, em linha com EBITDA e 14,5% acima do nosso Lucro por conta de um menor resultado financeiro. Os principais destaques do resultado foram: i) manutenção de sólido crescimento de vendas mesmas lojas, mesmo com a redução do auxílio; e ii) forte performance de novas lojas em cidades que ainda não eram exploradas pelo Mateus, já apresentando performance acima das lojas maduras.

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O Grupo Mateus reportou resultados sólidos referentes ao quarto trimestre de 2020 (4T20), levemente acima da nossa estimativa de Receita, em linha com EBITDA e 14,5% acima do nosso Lucro por conta de um menor resultado financeiro. Os principais destaques do resultado foram: i) manutenção de sólido crescimento de vendas mesmas lojas, mesmo com a redução do auxílio; e ii) forte performance de novas lojas em cidades que ainda não eram exploradas pelo Mateus, já apresentando performance acima das lojas maduras.

Esperamos uma reação neutra/positiva do mercado. A companhia entregou um resultado sólido, com forte performance de vendas, mesmo em meio às preocupações com a redução do auxílio emergencial. Apesar de entender que os investidores podem ficar preocupados com a queda de margem EBITDA vs. o 3T20 mesmo em meio ao forte crescimento de vendas e com a queima de caixa no período, destacamos que ambos são consequência (temporária) do forte plano de expansão (e perspectiva de crescimento da companhia), com 14 lojas abertas apenas no 4T20. Além disso, a companhia deu mais detalhes sobre i) sua estratégia digital, com seu novo aplicativo, Mateus Mais, previsto para ser lançado em breve para os consumidores finais e no 2o semestre para o B2B (bares, restaurantes e transformadores); e ii) um projeto mais estruturado de desenvolvimento de serviços financeiros. Vemos essas duas alavancas como riscos positivos para a tese de investimento (veja nossa visão completa aqui).

Mas e daqui para frente?

Acreditamos que os resultados de varejo alimentar devem permanecer sólidos no curto prazo, enquanto vemos o setor estruturalmente melhor no “novo normal” do que antes da pandemia devido a políticas flexíveis de home office e novos hábitos de consumo. Apesar de haver uma preocupação dos investidores em relação ao impacto da redução do auxílio emergencial na performance da companhia, entendemos que o resultado desse trimestre (onde o auxílio foi reduzido pela metade) corrobora nossa visão de que ele não é tão crítico para sustentar a performance do GMAT. Finalmente destacamos que o plano de expansão está indo muito bem, com 11 lojas já abertas esse ano e 17 em construção (vs. nossa expectativa de 32 novas lojas em 2021), e que a companhia trouxe maiores detalhes de duas alavancas adicionais de valor:

  • Mateus Mais: novo aplicativo que será lançado em breve, consolidando todas os aplicativos atuais do Grupo, e trazendo novos serviços como carteira digital e cashback, que devem contribuir positivamente para aumento da recorrência de compra dos clientes. Inicialmente, o aplicativo irá focar nos consumidores finais (B2C) e deverá ser expandido para B2B (bares, restaurantes e transformadores) no 2o semestre.
  • Serviços Financeiros: iniciativa ainda muito incipiente, com a companhia desenvolvendo um projeto para estruturação da área de serviços financeiros, para aproveitar oportunidades nas regiões em que atua e onde há pouca oferta de crédito aos consumidores.

Nós mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo para o fim de 2021 de R$11,0/ação para GMAT3.

Destaques positivos

  • Recorde de abertura de lojas no ano, com 39 aberturas em 2020 e 14 apenas no 4T20. A companhia mantém sólido ritmo de abertura, com 11 lojas já inauguradas em 2021. Além disso, 23 dessas aberturas foram feitas em 13 cidades em que o Grupo não estava presente.
  • Manutenção de forte performance de vendas (vendas mesmas lojas +21,3% A/A vs. +23,7% no 3T20), mesmo com redução do auxílio emergencial.
    • Aceleração no segmento de varejo, com vendas mesmas lojas em +20,0% A/A vs. +13,7% no 3T20. Isso se compara ao +11,5% reportado pelo GPA e +13,3% no Carrefour Brasil;
    • Mix atacarejo relativamente estável em +20% A/A vs. +23,3% no 3T20. Isso se compara ao +19,6% reportado pelo Assaí e +27,0% no Atacadão; e
    • Eletro Mateus com sólida performance mesmo em meio aos dados negativos de PMC sobre a categoria, atingindo +34% A/A vs. 52,5% 3T20.
  • Forte contribuição da Black Friday, crescimento de 95% A/A nas vendas do evento e crescimento de vendas mesmas lojas em 34% A/A. A companhia adotou uma estratégia de ampliar as promoções para 3 dias (vs. 1 dia em 2019).
  • Expansão de margem bruta em 1,3 p.p. A/A, comparado a margens estáveis ou com leve queda reportada pelas empresas do setor.

Destaques negativos

  • Pressão de despesas operacionais (-0,2p.p. da receita líquida A/A), mesmo com forte crescimento de vendas, explicado pela forte expansão da companhia, que traz aumento de despesas fixas como aluguel e pessoal logo no início enquanto a maturação das lojas deve demorar algum tempo (estimamos que em um ano as lojas já atingem a maturidade).
  • Queima de caixa de R$954 milhões no trimestre, decorrente de maior necessidade de capital de giro (estoques) para sustentar o plano de expansão de novas lojas e ampliação dos centros de distribuição.

Os principais números do trimestre

Fonte: XP Investimentos, Companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na sexta-feira (26/03) às 10h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos os principais pontos em nossa Vitrine na sexta-feira (link).

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