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Data Expert | Carrinho XP: Tom otimista para as vendas de Dia das Mães de 2025

Veja o que esperar das vendas de Dia das Mães

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O que as últimas pesquisas estão nos dizendo

Nesta edição do Carrinho XP, trazemos o que esperar do Dia das Mães, pois é uma data relevante para os varejistas definirem o tom dos resultados do 2T. Em nossa visão, a data comercial pode ser um vento a favor para o 2T, uma vez que pesquisas recentes apresentam um tom construtivo sobre o crescimento, enquanto o 2T se beneficia de uma base mais fácil, já que 2024 foi impactado por desafios climáticos.

Um tom construtivo para as vendas do Dia das Mães. O Dia das Mães é a segunda data comercial mais relevante para o varejo, atrás apenas das festas de fim de ano, tornando-se uma data fundamental para definir o tom do desempenho dos varejistas no segundo trimestre. Dados recentes sugerem uma perspectiva promissora para as comemorações deste ano, já que a CNC espera um aumento de 6,5% nas vendas em relação ao ano anterior, enquanto uma pesquisa realizada pela Globo revela que 71% dos entrevistados planejam comprar presentes para o Dia das Mães, contra 58% em 2024. Em termos de gastos, a Globo estima que 49% dos consumidores pretendem gastar R$51-R$200/presente, enquanto a CNC prevê um aumento anual, com o gasto médio esperado entre R$220-250. Uma pesquisa da Rcell tem uma visão ainda mais otimista, mostrando que 79% dos varejistas acreditam que o tíquete médio ultrapassará R$450.

Uma visão geral sobre as preferências dos consumidores. Ao analisar as preferências dos consumidores, moda/cosméticos surgem como as principais categorias de acordo com a pesquisa da CNC, enquanto a Rcell identifica os eletrodomésticos como o principal foco dos consumidores para a data, destacando itens como fritadeiras. Em termos de fatores-chave para orientar a decisão dos presentes, um estudo da Privalia ressalta que os consumidores priorizam bons preços (70%) e descontos (66%) ao tomarem suas decisões de compra na data, sendo o frete grátis um fator crucial para os compradores on-line (49%) e os altos custos de frete frequentemente citados como motivo para o abandono das compras. Consequentemente, a Rcell acredita que a implementação de descontos progressivos e pacotes promocionais serão estratégias essenciais para os varejistas aumentarem as vendas. Nesse sentido, observamos que a Natura está promovendo sua categoria de presentes, o que poderia apoiar uma melhor dinâmica de vendas, mas ser um obstáculo para a margem bruta.

Nossa opinião: indicações positivas para as vendas do segundo trimestre. A pesquisa da Globo também revela que a maioria dos entrevistados pretende fazer suas compras para o Dia das Mães cerca de 15 dias antes do feriado e, portanto, devemos ter uma visão melhor sobre seu tom nas videoconferências de resultados do primeiro trimestre das empresas. Ainda assim, temos uma perspectiva construtiva para os resultados do segundo trimestre, apoiada por uma demanda ainda resiliente e ajustes de preços mais equilibrados, embora observando que a renda disponível apertada dos consumidores é um risco, enquanto o Dia dos Namorados também é uma data importante, especialmente para vestuário e joias.

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