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Bens de Capital: Vendas de implementos rodoviários agrícolas melhoram em setembro; produção de ônibus como destaque

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Em meio à taxas de juros persistentemente altas, notamos (i)  vendas de implementos rodoviários ainda em níveis prejudicados em set’25 (dados da Anfir apontam queda de -22% nas vendas em relação ao ano anterior no 3T25, ou -18% em relação ao ano anterior em set’25), embora tenhamos visto as vendas relacionadas ao agronegócio +12% M/M ainda como um destaque positivo para a Randon (clique aqui para mais detalhes sobre  o desempenho de receita da Randon e da Frasle em set’25),  e (ii) uma piora do ambiente para caminhões no Brasil (produção -16% A/A e vendas -14% A/A no 3T25, ou -23% e -15% A/A em set’25), com a Anfavea destacando uma tendência de desaceleração e preocupações com a forte base comparável do 4T24. Em um tom mais positivo, vemos (iii) os números da Fabus mostrando uma melhor produção de ônibus em set’25 (+14% A/A e +11% M/M), apesar da desaceleração das exportações (-8% M/M), enquanto (iv) a Marcopolo fechou o 3T25 com produção de +11% A/A (excluindo Volare), materializando um mix de produção favorável esperado (ônibus rodoviários +19% A/A no 3T25). No exterior, vemos notícias recentes sobre as tarifas dos EUA contribuindo para um cenário incerto, com tarifas mais altas para caminhões leves / pesados e ônibus para “nivelar o campo de jogo” entre os veículos fabricados nos EUA e os importados.

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Marcopolo. Os dados da Fabus mostram uma melhor produção de ônibus em setembro (+14% A/A e +11% M/M), apesar da desaceleração das exportações (-8% M/M). No geral, vemos implicações positivas dos dados da Fabus para a Marcopolo, com a empresa fechando o 3T25 com produção de +11% A/A (excluindo Volare) e materializando um mix de produção favorável esperado, com aumento da participação de ônibus rodoviários (+19% A/A no 3T25).

Randoncorp & Frasle Mobility. Ainda não vemos sinais claros de recuperação para implementos rodoviários no Brasil (vendas de implementos novos -22% A/A no 3T25), embora a melhora nas vendas relacionadas ao agronegócio (+12% M/M em set’25) seja um destaque positivo para a Randon. Notamos uma piora do ambiente para caminhões no Brasil, com produção -16% A/A e vendas -14% A/A no 3T25. Além disso, a Anfavea destaca que os números do 3T25 apontam para um desaceleração em comparação com o primeiro semestre, levantando preocupações para o 4T (com o 4T24 como uma base comparável difícil). Em relação às receitas mensais divulgadas hoje, vemos performance orgânica mais fraca compensada por movimentos inorgânicos tanto para Randon quanto para Frasle, com Randon excluindo receitas de Frasle caindo -1% M/M e -2% A/A, enquanto as receitas orgânicas da Frasle cresceram +6% A/A (ou estável A/A se também ajustada por efeitos cambiais e sazonais).

Iochpe-Maxion. Vemos um desempenho estável das vendas externas de veículos leves (+3% A/A nos EUA em ago’25, apesar da desaceleração em relação ao desempenho +7% A/A em jul’25). Notamos custos gerais de matérias-primas mais baixos, com nosso índice de custos de autopeças impactado pela recente volatilidade cambial (-1% A/A em dólares e -8% A/A em reais no 4T25 até agora). A volatilidade dos preços das commodities pode implicar em um desalinhamento entre as matérias-primas e as receitas unitárias da Iochpe, e vice-versa.

Tupy. Notamos sinais de piora nas vendas de veículos pesados nos EUA, com notícias recentes sobre tarifas dos EUA (tarifas mais altas para veículos comerciais) aumentando o cenário de incerteza. No mercado interno, também observamos uma piora do ambiente, com a produção de caminhões no Brasil -15% A/A em set’25. Por fim, observamos que as vendas de máquinas agrícolas estão em um ritmo relativamente melhor, embora desacelerando em relação aos meses anteriores (+13% A/A anterior em agosto’25 vs. +26% A/A em julho’25).

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