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Assaí (ASAI3): Feedback de uma visita a uma loja do Assaí

Na sexta-feira, realizamos uma visita a uma das lojas convertidas do Assaí no Rio de Janeiro. Leia a nossa visão.

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Feedback da visita a uma loja do Assaí e atualização estratégica com a cia.

Na sexta-feira, realizamos uma visita a uma das lojas convertidas do Assaí no Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo dar visibilidade à estratégia das lojas e atualizar sobre a estratégia da cia. com o CEO do Assaí, executivos da Regional RJ e equipe de RI. Nossas principais conclusões foram: (i) A empresa estruturou equipes focadas na gestão de lojas e serviços; (ii) O açougue foi implementado na maioria das lojas; (iii) A desalavancagem é uma prioridade sobre o crescimento; (iv) Redução das vendas mesmas lojas devido às fortes aberturas, enquanto a diminuição da inflação é um vento contrário; (v) A campanha de 50 anos do Assaí pode promover as vendas mesmas lojas no terceiro trimestre; (vi) O Rio de Janeiro ainda é um mercado em desenvolvimento para atacarejo; e (vii) Os níveis de CAPEX continuam a ser um desafio, mas ligeiramente normalizados. Mantemos nossa recomendação de Compra.

Na sexta-feira, nós organizamos um visita à uma das maiores lojas do Assaí, a unidade Maracanã, e uma atualização estratégica com a companhia. As principais conclusões foram:

Times focados diferentes ofertas: A ASAI estruturou duas equipes que apoiam as regionais da empresa: (i) uma focada em serviços; e (ii) outra focada em lojas. Acreditamos que isto evita a perda de foco nas atividades principais, ao mesmo tempo que reduz os riscos de execução destas outras estratégias, contando com executivos experientes em cada área.

Açougue como negócio fechado: O ASAI tem um acordo com a Friboi (marca de carnes da JBS) para fornecimento de carne e formação dos seus açougues, com uma equipe dedicada da JBS para servir as lojas do ASAI. Este serviço deverá estar presente em praticamente todas as lojas da empresa, dado seu sucesso.

A desalavancagem é uma prioridade: Belmiro está atento à dinâmica dos juros, que poderá levar a empresa a rever o seu plano de expansão para acelerar a desalavancagem.

Crescimento reduzido das vendas mesmas lojas devido ao macro e ao processo de maturação das lojas: A ASAI acredita que o crescimento reduzido das vendas mesmas lojas do segmento pode ser atribuído (i) ao processo de maturação das lojas, agora focado nas margens, levando a um crescimento mais gradual das vendas; e (ii) a um contexto macro ainda desafiante, com a retração da inflação sendo um fator negativo, uma vez que os consumidores têm reduzido indiretamente os seus volumes de vendas através da redução das embalagens da indústria.

A campanha dos 50 anos da ASAI deverá fomentar as vendas: O ASAI implementou uma forte campanha de prêmios que promove a recorrência e o ticket médio, o que deve ajudar na dinâmica de vendas no 3º trimestre.

RJ como um mercado de C&C em desenvolvimento: O Rio de Janeiro conta com a menor participação de acatarejo no Brasil, com 20% do mercado de varejo alimentar. Como resultado, há muito espaço para crescer.

Os níveis de CAPEX continuam a ser um desafio, mas ligeiramente normalizados. Uma loja orgânica deve custar em torno de R$70mi, normalizando em relação aos níveis de pico de R$80-85mi. A dinâmica cambial é um risco, mas eles não têm visto nenhuma mudança até agora, enquanto continuam em busca de maneiras de serem mais eficientes.

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