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Ambev (ABEV3): Inovação e tecnologia para alavancar estratégia e eficiência

Em evento anual para investidores, a Ambev apresentou suas prioridades estratégicas e principais iniciativas, com a força de seu ecossistema sendo o principal destaque.

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O mundo não mudou. Como um organismo vivo que sempre foi, a mudança é constante. A transformação é diária.

E quem se adapta na mesma velocidade, ganha.

Quando é o caso de uma empresa, os processos de evolução chamam ainda mais atenção.

Impulsionados pelas novas tecnologias, grandes grupos têm atuado como verdadeiras startups, respondendo rápido a questões que podem alavancar seus negócios. E, consequentemente, podem ampliar a visão positiva de seus consumidores sobre seus produtos.

Foi isso o que vimos no evento anual da Ambev com investidores, no centro de inovação e tecnologia da empresa, no Rio.

Uma empresa tradicional com estratégias e iniciativas conectadas com o mundo em transformação em prol de um cliente cada vez mais exigente. 

Ambev é uma das empresas que cobrimos, e para saber mais sobre suas novas estratégias, leia abaixo!

Foco no ecossistema completo

Hoje participamos do evento anual para investidores da Ambev, que ocorreu no centro de inovação e tecnologia da empresa no Rio de Janeiro.

Durante o evento, a Ambev apresentou suas prioridades estratégicas e principais iniciativas, com a força de seu ecossistema sendo o principal destaque.

Na visão da empresa, isso deve levar a ganhos de eficiência e permitir à Ambev alavancar sua rede de distribuição, melhorando o relacionamento com o consumidor e aumentando a criação de valor, incluindo Fintech e pagamentos como potenciais iniciativas.

Veja abaixo os principais destaques do evento:

Prioridades estratégicas: (1) expandir o segmento premium com escala; (2) diferenciar o core (família Brahma, família Skol e Bohemia); (3) impulsionar a acessibilidade de maneira inteligente; (4) crescimento via co-produtos; e (5) transformação do negócio através da tecnologia.

Inovação é um dos principais focos da Ambev, em todo o portfólio. A empresa fez 15 mil degustações com 25 produtos em três regiões do Brasil, visando descobrir a percepção dos consumidores em relação à cerveja. A descoberta é interessante: a percepção de preço aumenta com a intensidade do sabor. Isso posto, a Ambev mapeou as oportunidades, selecionando os produtos certos para acompanhar a tendência de consumo. Quando analisamos a contribuição da inovação para a receita em 2016, o valor era de 5%. Segundo a Ambev, veremos um aumento significativo: espera-se que esse valor atinja 10% em 2019, chegando perto de 50% nos próximos anos.

A evolução do segmento premium: O portfólio de produtos premium da Ambev está crescendo dois dígitos neste ano, tanto em volume, quanto em participação de mercado. Olhando para frente, as expectativas são ainda mais otimistas. Na visão deles, a expansão do segmento premium é uma tendência global: Nos EUA, para cada 3 cervejas vendidas, 1 é premium. Quando olhamos para o Brasil, essa realidade ainda é distante, mas está cada vez mais próxima – nos últimos 6 anos, o mercado aumentou 3x.

Maturidade do mercado e como ganhar no segmento premium: De acordo com a Ambev, à medida que o mercado amadurece, há mais fragmentação: os consumidores começam a procurar cervejas diferentes, levando à criação de novas marcas. As quatro principais marcas da Ambev no Brasil representam 77% das vendas (no passado, esse valor já foi acima de 90%), enquanto as quatro principais marcas dos EUA, França e Reino Unido representam 30%. A estratégia da Ambev para os produtos premium é baseada em: (1) jogo de portfólio: marcas fortes e liderança em cervejas artesanais; (2) Inovação: consumidores buscam inovação em produtos premium todo o tempo – à título de referência, 10% do consumo deste ano veio de novos produtos. Vale ressaltar que novas embalagens também possuem um papel importante nessa frente; (3) Experiência do cliente: tornar-se digital, melhorar a rede de distribuição (B2B), personalizar a logística e focar no NPS (satisfação do cliente); e (4) experiência do consumidor.

Segmento core: Da onde vem a melhoria adiante? De acordo com a Ambev, quando a renda disponível da população aumentar e o consumidor passar a consumir produtos mais caros, ele se deparará com um portfólio de produtos da Ambev muito melhor do que o existente antes da crise que o Brasil viveu. A Ambev já está a postos, preparada para quando esse movimento acontecer. Segundo a empresa, há um espaço muito grande para aumentar os volumes, já que 50% da população com idade acima da permitida para o consumo de bebidas alcólicas não bebe cerveja devido à baixa renda disponível.

Parceiro Ambev: Uma passo a caminho da digitalização – A Ambev está construindo uma plataforma digital que agrega valor aos clientes por meio de serviços de excelência. Atualmente, a plataforma possui mais de 150 mil usuários e gera mais de R$2 bilhões em receita bruta. Através do aplicativo: (1) os clientes podem abrir solicitações em todos os canais; (2) as solicitações são resolvidas em sistema centralizado – conectando as operações do cliente e da empresa e (3) algoritmo do Venda Certa – inteligência (machine learning) para sugerir o portfólio correto para cada cliente, maximizando o sortimento e a eficiência de vendas – a quantidade e produtos certos para o cliente certo. A Venda Certa leva a um portfólio mais lucrativo e melhora o serviço, com um processo de venda totalmente digital, sem necessidade de vendedores na loja física. 200 mil dos 1 milhão de clientes já estão usando o aplicativo, fazendo pedidos.

Segundo a Ambev, os custos com a melhoria do ecossistema e a conexão com os clientes de uma maneira muito eficiente, não são necessariamente maiores. Há um lado muito positivo: A tecnologia ajuda a atender mais pontos de vendas com melhor NPS e eficiência.

Oportunidades nos próximos anos: (1) produtos premium, (2) migração dos consumidores para o segmento core (o qual a Ambev lidera), (3) expansão do ecossistema na digitalização (de sua rede de distribuição (B2B), (4) inovação nos segmentos premium e core, (5) serviços incrementais como Fintech, que está sendo desenvolvido internamente e deve se beneficiar da capilaridade da Ambev.

Para ver nossa recomendação para as ações da Ambev, clique no botão abaixo.

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