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AmBev (ABEV3): fortes resultados e melhores fundamentos no 2T22

Aumento de preços saudável e crescimento de receita levam à crescimento de EBITDA, embora margens sigam espremidas

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Com o retorno das atividades fora de casa, a AmBev (ABEV3) conseguiu aumentar o volume e os preços na maioria de suas unidades, estratégia a ser valorizada em momentos de inflação global, embora as margens sigam pressionadas diante de custos altos e o aumento das despesas em vendas e marketing tenha impulsionado as despesas de SG&A. A receita líquida de R$ 17.989mi veio em linha (+3% vs. XPe), mas apresentou sólido crescimento A/A de 14%, com volume de cerveja no Brasil em 21.944k hl, também em linha, enquanto o EBITDA Aj. (ex-créditos de impostos) de R$ 4.616mi (margem de 25,7%) foi maior do que esperávamos principalmente devido a desempenhos acima do esperado em geral, com surpresa negativa apenas em CAC. Com o ambiente macro ainda desafiador, vemos o 2T22 da AmBev como chave para uma mudança positiva nas percepções de curto/médio prazo, já que os preços das commodities estão com tendência de queda e devem descomprimir as margens sequencialmente, permitindo uma recuperação já esperada, a qual acreditamos que possa ser acelerada pelo BEEs. Reiteramos nossa recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 18,80/ação para fim de 2022.

Cerveja Brasil com sólido crescimento de EBITDA aj. e margens acima das nossas estimativas

A receita líquida aumentou 23% A/A (em linha com nossas estimativas) devido a volumes acima 8% A/A e um aumento consistente – e acima da inflação – na receita líquida/hl de 13% A/A impulsionado pela recuperação do consumo fora de casa juntamente com premiumização (marcas premium cresceram mais de 20% em relação ao ano anterior) e o retorno das garrafas retornáveis, que cresceram mais de 20% em relação ao 2T21. Embora a margem bruta tenha caído 120bps (ainda 120bps acima de nossas estimativas) devido aos ventos contrários por conta dos preços das commodities, as despesas de SG&A foram menores do que nossas projeções, a margem EBITDA ajustada aumentou 80 bps para 22,4% (+120 bps vs. XPe), traduzindo-se em um acentuado crescimento do EBITDA ajustado de 27% A/A (+8% vs. XPe).

Momentum positivo de Brasil NAB, tanto em volumes como receita líquida/hl

A receita líquida aumentou acentuadamente 23% (+5% vs. XPe) impulsionada pelo retorno do consumo OOH, BEEs melhorando a penetração de produtos e devido a um mix positivo liderado por pacotes de serviço único e marcas premium. Embora os COGs ainda estejam pressionados pela alta recente das commodities, adj. O EBITDA aumentou 91% e ficou bem acima das nossas estimativas, atingindo R$ 302 milhões no 2T22.

Internacional

Para as BUs Internacionais, a LAS foi o destaque superando todas as nossas estimativas mais uma vez, enquanto vimos o CAC em linha e o Canadá defasado, relatando uma recuperação mais lenta do que esperávamos. O EBITDA ajustado de LAS ficou acima de nossas estimativas, em R$ 2,0 bilhões (+54% A/A e +49% vs. XPe) principalmente devido a uma recuperação mais rápida do que o previsto no faturamento (+21% vs. XPe) e menores pressões de custos. Os resultados de CAC ficaram aquém de nossas estimativas devido a uma queda nos volumes acima do esperado após interrupções na cadeia de suprimentos no Panamá e na República Dominicana. Como resultado, o EBITDA ajustado foi de R$ 800 milhões (-14% A/A e -9% vs. XPe). O Canadá ainda está atrasado com uma fraca performance da indústria além da cerveja (beyond beer), e o EBITDA ajustado ficou em linha com nossas estimativas em R$ 835 milhões (redução de 17% A/A e +5% vs. XPe).

Inovação como peça chave para crescimento de receita

Com mais de 85% dos clientes da AmBev já integrados ao BEEs, as vantagens de um processo de venda totalmente digitalizado estão se tornando mais aparentes. Os pequenos clientes do canal off-trade e on-trade (bares e restaurantes) estão recebendo não só um atendimento melhor e personalizado, com sugestões de portfólio e boas práticas de sell-out, mas seu sistema de gestão (principalmente estoque) já é feito dentro dos BEEs, permitindo mais previsibilidade para ambos os lados. A recente parceria com o GPA (PCAR3) adicionará mais um lote de SKUs que estarão disponíveis para todos os clientes, o que confirma que a AmBev está à frente do jogo em vendas digitais de bebidas.

Resultados de AmBev (ABEV3) no 2T22

Fonte: Dados da Cia. e XP Research
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