Vale a pena investir nas ações do GPA?
Temos uma recomendação Neutra para PCAR3 com um preço alvo de R$32,0 por ação para o fim de 2022. Apesar de termos uma visão positiva em relação às iniciativas do GPA e vermos riscos positivos para a companhia, acreditamos que parte disso já está refletido nos níveis de valuation atuais. Esperamos que os supermercados enfrentem um curto prazo mais desafiador devido à recuperação do consumo fora de casa, maior competição no e-commerce (com o Mercado Livre oferecendo produtos frescos e a Americanas adquirindo o Hortifruti Natural da Terra) e menor renda disponível.
Performance da ação do Grupo Pão de Açúcar desde Janeiro de 2021

Desde o início do ano, as ações do Grupo Pão de Açúcar vem tendo uma performance acima do Ibovespa, principalmente a partir de março após a separação da operação entre Assaí e Grupo Pão de Açúcar. Atribuímos essa performance sólida e positiva das ações principalmente a um movimento tático de investidores ao longo do ano, embasado principalmente por expectativas de desinvestimentos de certos ativos que a companhia possui, em especial sua participação na Cnova (leia mais sobre isso aqui).
Tem interesse em conhecer mais sobre outras empresas do setor? Acesse aqui outras análises e teses de investimentos da XP:
Nossos principais conteúdos sobre Grupo Pão de Açúcar
Acesse os nossos últimos relatórios mais completos sobre as ações de PCAR3:
O ano de 2022: Mapeando os principais temas do Varejo Alimentar (link)
Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Cnova anuncia adiamento de aumento de capital; Negativo (link)
Últimos acontecimentos
Supermercados: O fim do Extra Hiper para acelerar a expansão do Assaí
- O Assaí e o GPA anunciaram uma transação conjunta envolvendo a conversão das lojas do Extra Hipermercados operadas atualmente pelo GPA (PCAR3) em lojas do formato de Atacarejo, a serem operadas pelo Assaí (ASAI3) com um valor total de R$ 5,2 bilhões;
- Embora a transação possa parecer cara à primeira vista, fizemos algumas análises e concluímos que ela agrega valor mesmo sob premissas conservadoras. No entanto, destacamos que o risco de governança pode ser uma fonte de preocupação para os investidores. Clique aqui para ver o relatório completo.
Cnova anuncia adiamento de aumento de capital; Negativo
- A Cnova, braço de ecommerce do Casino (controlador do GPA), reportou seus resultados hoje e anunciou que está adiando o aumento de capital que tinha previsto para essa ano por conta das condições de mercado;
- Além disso, a companhia também retirou o guidance dado para o ano. Esse era um potencial trigger para o papel pois havia uma expectativa de que haveria uma parcela secundária, onde o GPA poderia desinvestir de uma parte ou de toda a sua participação de 34,17% no ativo, que traria um destravamento de valor no papel.
Relatórios mais lidos
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link);
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link);
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link).
Opinião sobre os resultados divulgados
- GPA (PCAR3): Resultados do 4T21 em linha; Novo GPA Brasil supera pares
- Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida
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Quais os principais riscos de investir nas ações de PCAR3?
- Risco de execução, uma vez que assumimos que parte dos ganhos obtidos em 2020 vieram de melhorias operacionais e da otimização do portfólio das empresas, enquanto a companhia continua colocando em prática outras iniciativas na empresa, como o lançamento do marketplace;
- Redução do auxílio emergencial pode pressionar os ganhos no curto prazo, embora a categoria de alimentos não possa ser simplesmente eliminada e, portanto, acreditamos que o impacto mais provável seja uma potencial redução do mix de produtos e/ou uma mudança de canal em direção a alternativas mais baratas. Aqui, destacamos que o reposicionamento de preços do Extra pode ajudar a mitigar esse impacto;
- Competição, pois acreditamos que pode haver concorrência mais acirrada em algumas cidades e regiões específicas, além de a empresa também estar exposta à concorrências em seu recém-lançado marketplace. No entanto, acreditamos que a abordagem da companhia deve ser focada em categorias que já atuam, além de ter parcerias com outros marketplaces que deve ajudar a mitigar esse risco.
Como o Grupo Pão de Açúcar está está posicionado no tema ESG?
Além da visão fundamentalista das ações por parte dos nossos analistas fundamentalistas, temos um time dedicado ao tema ESG que analisa diversas empresas com a visão sobre o tema. Para o Grupo Pão de Açúcar, vemos fortes esforços nos pilares E e S, se destacando em relação aos pares, principalmente nos pilares Ambiental e Social. Na frente Ambiental, destacamos os esforços robustos da empresa para reduzir sua pegada de carbono, enquanto na frente Social, damos as boas-vindas à forte presença do GPA nos mercados saudáveis e orgânicos através de sua própria marca “Taeq” e destacamos o controle de gestão da cadeia de suprimentos da empresa e um Código de Conduta forte. No que diz respeito à Governança, apesar de reconhecermos positivamente que as ações do GPA (PCAR3) estão listadas no Novo Mercado, a falta de maioria independente do Conselho do GPA, bem como de um presidente independente, levanta preocupações.
Clique aqui para acessar o relatório completo sobre a visão ESG do Grupo Pão de Açúcar (Link)
Quem é o Grupo Pão de Açúcar?
Visão geral rápida da empresa
- O GPA é atualmente o maior varejista de alimentos da América Latina;
- Possui operações no Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina;
- Líder de mercado no varejo alimentar e comércio eletrônico no Brasil (14% de participação de mercado) e na Colômbia (28% de participação de mercado);
- 1,5 mil lojas, sendo 58% no Brasil, 34% na Colômbia, 6% no Uruguai e 2% na Argentina;
- 14 centros de distribuição no Brasil (6 focados em ecommerce), 10 na Colômbia, 4 no Uruguai e 1 na Argentina.
Números / fatos interessantes de suas operações
Brasil
- Expertise em diferentes formatos de loja, sendo: 1) Hipermercados (deixará de existir em 31 de janeiro de 2022): Extra; 2) Supermercados: regionais (Mercado Extra, Compre Bem) e premium (Pão de Açúcar); 3) Proximidade: Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar; e 4) Negócios complementares: postos de gasolina, farmácias e shoppings.
GPA: Modelo de negócios e números operacionais

- Melhora da proposta de valor dos hipermercados através de um novo posicionamento de preço para aumentar o fluxo e diluir despesas – margem EBITDA de um dígito alto;
- Ajuste da estratégia comercial, reduzindo o mix promocional para 20%-25% (vs. 35-40% hoje), gerando simplificação da operação e menores despesas;
- Não devemos esperar grandes fechamentos de lojas do modelo Hiper (menos de 5 para frente);
- Marca própria com penetração de 20% nas vendas da categoria de alimentos, com 5,2 mil SKUs;
- Conclusão da conversão dos supermercados regionais, com o foco agora no amadurecimento/expansão do formato;
- 25% das lojas da bandeira Pão de Açúcar (PdA) já convertidas para o conceito G7 – melhor performance comparado com as outras lojas, tanto em termos de vendas (47% das vendas) quanto em rentabilidade (margem EBITDA de dois dígitos);
- Já tem mapeadas 300 cidades nas principais capitais do Brasil que fazem sentido abrir uma loja da bandeira Pão de Açúcar, mas focarão no Sudeste e em São Paulo no curto prazo;
- Margem EBITDA das lojas de proximidade já perto de 7%;
- O programa de coalizão (Stix) conta com uma base 60 milhões de clientes – risco positivo para a produtividade das lojas através de maior frequência de compras, ticket médio e captação de novos clientes.
Digital
- Participação de mercado de 14% no comércio eletrônico de alimentos;
- O comércio eletrônico de alimentos, estimado atualmente em R$7 bilhões (2020e) de mercado endereçável deve chegar a ~R$ 48 bilhões até 2025e;
- Canal já é lucrativo, com margem EBITDA de um dígito;
- Estão abertos para parcerias com empresas líderes que operam em negócios complementares, como Petz (ração para animais de estimação) e RiHappy/Lego (brinquedos), ou até mesmo outros mercados para reforçar seu marketplace (3P);
- No primeiro momento, o foco está em ser um marketplace de nicho, para depois expandir a operação para outras categorias.
- James Delivery (última milha) já operando em 32 cidades;
- O braço logístico do GPA deve entrar em operação no 1o semestre de 2021, com foco na redução de custos de entrega do marketplace;
- Riscos positivos: carteira digital em desenvolvimento, análise de dados e monetização de mídia.
Grupo Éxito
- Líder de mercado na Colômbia e Uruguai, que juntos correspondem por 94% das vendas e praticamente 99% da do EBITDA;
- Expertise em diferentes formatos de loja: 1) Colômbia: Premium (Carulla); Convencional (Éxito, Éxito WOW); Baixo Custo (Surtimayorista; SurtiMax; SuperInter); 2) Uruguai: Premium (Disco, Devoto); Convencional (Géant); 3) Argentina: Premium (Petit Libertad); Convencional (Libertad, Mini Libertad).
Éxito: modelo de negócios e números operacionais

Para mais detalhes institucionais sobre a companhia, acesse o site de relação com investidores da empresa aqui.
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