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Varejo Alimentar: Analisando a prévia de vendas do 1T22; Uma forte recuperação vs. o 4T21

Veja nossa visão da performance de vendas do 1T22 das principais empresas do segmento de varejo alimentar.

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Hoje foram reportadas todas prévias de vendas do 1T22 da nossa cobertura de varejo alimentar: Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), Carrefour (CRFB3) e Assaí (ASAI3). O destaque positivo foi o Atacadão (operação de atacarejo do CRFB) enquanto o negativo foi a operação do GPA Brasil. Entretanto, é importante notar que nós ainda não temos visibilidade da rentabilidade, o que vemos como uma métrica importante para definir o tom da nossa leitura do resultado do 1T. Finalmente, destacamos que o fechamento das lojas Extra foi um vento a favor para a operação de varejo do Carrefour, uma vez que eles perderam temporariamente um competidor, e um vento contrário para o GPA Brasil, dado que as suas lojas tiveram questões de ruptura decorrentes de ajustes na malha logística.

Atacarejo: Performance sólida de vendas mesmas lojas, com Atacadão superando Assaí. O Atacadão novamente foi o destaque positivo do crescimento de vendas do CRFB, com vendas mesmas lojas (ajustada pelo efeito calendário) em +9,2% A/A (+2,7p.p. vs. XPe) e um crescimento de vendas em +19% A/A. A companhia destacou uma normalização de volumes durante o trimestre combinado como uma estratégia assertiva de estocagem que garantiu uma competitividade de preços. Já no caso do Assaí, as vendas mesmas lojas (SSS) vieram levemente abaixo do Atacadão em +6,7% A/A, o que acreditamos que possa ser explicado pela adição de lojas Makro na base de comparação, desempenho do atacado de distribuição ou competitividade de preços. No entanto, o crescimento de vendas do Assaí foi superior, em +21% A/A. Finalmente, nós destacamos que o ASAI mencionou que o SSS foi de duplo-dígito durante os meses de Fevereiro e Março.

Varejo: Extra sendo um vento a favor e contrário para os resultados das companhias. Apesar da operação do varejo do Carrefour continuar abaixo do Atacadão, ela reportou uma forte recuperação T/T, com SSS em +3,1%, com alimentar crescendo 8.4% enquanto o não-alimentar seguiu fraco (SSS em -5%) principalmente puxado pela categoria de eletrônicos (~55% do segmento), que caiu duplo-dígito. Nós acreditamos que essa forte recuperação nas vendas de alimentos teve um impacto positivo do fechamento de lojas Extra durante o trimestre, apesar de notarmos que isso é temporário uma vez que as lojas do Assaí devem abrir a partir do 3T. Do lado negativo, o fechamento do Extra foi um desafio para os resultados do GPA Brasil tanto no varejo alimentar (SSS ex-gasolina +1%), com as lojas enfrentando desafios de ruptura decorrente de ajustes em sua malha logística, como nos postos de gasolina. Entretanto, a performance do Grupo Éxito continuou forte, com o SSS em +21% A/A.

Digital: Carrefour ocupando a posição de liderança. O GMV online do Carrefour seguiu com forte crescimento (+51% A/A), com alimentar como um destaque (+153% A/A) e o Atacadão sendo um importante vetor desse crescimento uma vez que ele já representa quase 60% do total do GMV alimentar. Dessa forma, o GMV alimentar do CRFB já supera em mais de 40% o do GPA’s Brasil (excluindo Extra).

Serviços Financeiros. Finalmente, o Banco Carrefour reportou um aumento de 11% A/A em seu faturamento, sendo positivamente impactado pela performance do cartão de crédito do Atacadão e crescimento do cross sell e novos produtos.

Prévia de Vendas 1T22: Carrefour (R$milhões)

Prévia de Vendas 1T22: Assaí (R$milhões)

Prévia de Vendas 1T22: Grupo Pão de Açucar (R$milhões)

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