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Meta vs. TikTok- 🌎RADAR GLOBAL

IPO da Porsche, Reels no Facebook e compras ao vivo do Walmart

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MACRO

Mercados globais amanhecem positivos (EUA +0,8% e Europa +0,7%) após o S&P 500 fechar em território de correção nesta terça-feira em virtude das tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia. Como resposta ao avanço das tropas russas, líderes ocidentais começam a anunciar sanções sobre o país. O presidente dos EUA, Joe Biden, estabeleceu medidas que têm como alvo bancos russos e a sua dívida pública. Na China, o índice de Hang Seng (+0,6%) encerra em alta, impulsionado por incentivos governamentais. O governo da cidade de Hong Kong estabeleceu que pequenas e médias empresas poderão postergar o pagamento de aluguéis em até 6 meses, com o objetivo de aliviar o impacto sobre a economia local causado pela nova onda de contaminações da variante Ômicron. Por fim, o Bitcoin (+2,7%) amanhece em alta, acompanhando a movimentação dos mercados globais.

Coronavírus: EUA registra queda de 90% no número de casos de Covid-19 desde o pico de contaminações diárias em janeiro. Estados começam a considerar a remoção das medidas protetivas como o uso de máscaras, similar ao que já estão implementando no Reino Unido.

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EMPRESAS

Meta vs. TikTok: A Meta (FBOK34) intensificou a sua competição contra o TikTok e adicionou seu produto Reels, de vídeos curtos, no Facebook, além de adicionar uma série de novos recursos para anunciantes em suas plataformas. A gigante da internet vem tendo certa dificuldade em enfrentar a concorrente desde 2020, destacando a perda de popularidade pelos usuários jovens que priorizaram o adversário que foi o aplicativo mais baixado em 2021. Cabe destacar também o impacto gerado pelo novo recurso de privacidade introduzido pela Apple (AAPL34), que interrompeu seus negócios de publicidade digital e a fez perder mais de US$ 300 bilhões em valor de mercado.

Entretanto, a Meta está tomando medidas para resolver seus problemas e recuperar sua posição. Ao expandir o Reels para o Facebook, a companhia proporcionará esta modalidade de conteúdo para mais de 150 países, além de testar novos anúncios para os criadores de conteúdo nos Estados Unidos, Canadá e México. A Meta ressalta que também pretende introduzir novos recursos de criação e monetização de vídeos. O analista Michael Nathanson comparou os esforços atuais da companhia com o Reels, com o sucesso da adaptação em 2018 com os stories, quando o Snapchat (S1NA34) havia conquistado os usuários na época. Ele acrescenta estar encorajado em acreditar que a companhia terá uma mudança bem-sucedida e boa monetização do Reels.

Volkswagen avança o IPO da Porshe: A Volkswagen e o designer Ferdinand Porsche, o maior acionista da empresa, anunciaram nesta terça feira que estão em negociação para abrir o capital da montadora de carros esportivos. A marca já é uma das principais fontes de lucro da VW, além de ser uma das mais reconhecidas globalmente atingindo um recorde de quase 302 mil veículos vendidos em 2021, representando 3,4% do total de 8,9 milhões de unidades vendidas pelo Grupo Volkswagen. Os analistas do setor estimam que a companhia pode valer até US$ 102 bilhões, o que seria um dos maiores IPOs em anos.

A listagem também seria benéfica para a Volkswagen devido ao dinheiro recebido, o que a colocaria em uma posição mais confortável de caixa e a tornaria mais agressiva no investimento de veículos elétricos. As montadoras estão buscando fontes de financiamento para o desenvolvimento de novas tecnologias, como os carros autônomos e baterias para os automóveis. Vale ressaltar que a Volkswagen possui uma meta ambiciosa de transformar 50% da sua frota vendida em veículos elétricos até 2030.

Walmart está expandindo sua parceria de compras ao vivo com a Talkshoplive: O Walmart (WALM34) anunciou nesta terça-feira que vai expandir sua parceria com a plataforma de compras ao vivo, Talkshoplive, adicionando conteúdo regularmente em uma tentativa de atrair mais clientes a comprar produtos por meio de vídeos online. A programação até março inclui shows sobre maquiagem, comida de pet e brinquedos, além de quatro shows ao vivo durante a temporada de festas com celebridades como Drew Barrymore e Rachael Ray.

Com o acordo de programação expandido, a varejista está estendendo sua incursão no chamado e-commerce de streaming, que por sua vez entrelaça vídeos, mídia social e celebridades para estimular os consumidores a fazer compras. É um sinal de que as vendas ao vivo, já populares na Ásia, estão ganhando espaço nos Estados Unidos. Esse tipo de venda na China cresceu anualmente mais de 280% entre 2017 e 2020, para atingir estimados US$ 171 bilhões em 2020, de acordo com dados da McKinsey. Além disso, nos Estados Unidos, esse tipo de evento gerou cerca de US$ 5,6 bilhões em vendas em 2020. A projeção é que em 2021 o valor total foi de US$ 11 bilhões e para 2023, o estimado é de quase US$ 25 bilhões, de acordo com a Coresight Research, uma empresa especializada em varejo e tecnologia.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Estados Unidos passa pelo maior déficit de trabalhadores vs. postos disponíveis de trabalho desde o período pós guerra: O gráfico acima, do Goldman Sachs, mostra que a diferença entre o número de oportunidades de trabalho e a quantidade de pessoas empregadas é de +2,8 p.p, o que equivale a 4,6 milhões de trabalhadores, o nível mais alto da história dos Estados Unidos desde o pós-guerra. A atual superação de empregos em relação aos trabalhadores é, portanto, um dos principais candidatos para explicar o recente aumento no crescimento salarial no país. Isso vem ocorrendo à medida que muitas pessoas abandonam voluntariamente seus cargos em busca de melhores salários e trabalhos mais flexíveis, assim como a demanda por trabalhadores aumenta à medida que as economias reabrem. Este maior poder de barganha dos funcionários perante as empresas poderá acabar tendo um impacto negativo nos resultados futuros, aumentando custos e pressionando margens. No entanto, de acordo com o banco, eliminar a lacuna entre empregos e trabalhadores e assim restaurar o equilíbrio do mercado de trabalho, provavelmente exigirá uma desaceleração significativamente maior no crescimento da produção e do emprego do que o previsto pelo consenso dos analistas, reforçando a previsão mais hawkish do banco de sete aumentos das taxas de juros de 0,25%  realizadas pelo Federal Reserve em 2022.

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