XP Expert

🌎RADAR GLOBAL: A guerra dos influencers

Guerra dos influencers, IPO da Virgin Orbit e recorde da Starlink

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Mercados globais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA +0,1% e Europa -0,3%) enquanto investidores aguardam a reunião de Jackson Hole para movimentar suas carteiras. A desaceleração, catalisada pela variante Delta, deve ajudar Powell a adotar um discurso mais ponderado e menos contracionista. O Bitcoin (-0,5%) segue negociado acima dos US$50 mil, após PayPal anunciar que expandirá seu serviço de negociação de criptoativos para o Reino Unido.

Coronavírus: Pfizer recebe aprovação integral do FDA para a sua vacina contra a COVID-19, com 91% de eficácia. Uma pesquisa da Kaiser Family Foundation revelou que 3 em cada 10 adultos não vacinados disseram que teriam maior probabilidade de serem vacinados caso o imuniazannte recebesse aprovação total, assim, a novidade pode trazer uma confiança adicional para a população.

EMPRESAS

Guerra dos influencers: A Alphabet (dona do Google), anunciou que já pagou mais de US$ 30 bilhões para criadores de conteúdo nos últimos 3 anos, à medida que a competição de conteúdos digitais aumenta. A plataforma anunciou que compartilha as vendas de publicidade com mais de 2 milhões de produtores de vídeo. Em 2007, o YouTube começou a dividir as vendas de anúncios com os criadores com poucas regras. No início de 2018, o YouTube reduziu o número de canais monetizados, com limites mínimos e diretrizes de audiência. No entanto, o número de “monetizados” está crescendo novamente, tendo dobrado em 2020, mostrando o interesse na plataforma por parte dos criadores de conteúdo.

Do lado da concorrência: Os rivais Facebook, TikTok e Spotify também estão desenvolvendo suas plataformas para aumentar a monetização para os criadores. Enquanto o chinês TikTok introduziu a opção de vídeos de 3 minutos para os criadores, o Instagram tem concentrado sua estratégia em vídeos curtos e e-commerce, não sendo mais um aplicativo apenas de fotos. Além disso, o Twitter começou a lançar o seu serviço de assinatura Twitter Blue. Atualmente, conforme o Statista, em milhões de usuários temos, respectivamente: Facebook (2.853), Youtube (2.291), WhatsApp (2.000), Instagram (1.386) e TikTok (732).

IPO da Vingin Orbit: A Virgin Orbit, empresa de transporte espacial, irá abrir o seu capital por meio de uma fusão com uma SPAC avaliada em US$3,2 bi. As SPAC são conhecidas como “empresas cheque-em-branco” e usam o capital levantado por meio de um IPO para se fundir com uma empresa privada e torná-la pública. Assim, a empresa do bilionário Richard Branson se une à NextGen, que já é negociada na Nasdaq sob o código “NGCA” e até o fechamento esperado da transação perto do final do ano, as ações serão convertidas para “VORB”.

Falando em números: O negócio deve levantar cerca de US$ 483 milhões para a Virgin Orbit, incluindo uma rodada de investimentos em ações públicas de US$ 100 milhões, à ser ofertada por investidores como a Boeing e do private equity AE Industrial Partners. A companhia possui cerca de US$ 300 milhões em contratos ativos, com outros US$ 2,3 bilhões em oportunidades de vendas identificadas que ainda não foram concluídas. Segundo o CEO, a empresa planeja realizar 18 lançamentos até 2021 e espera ter cerca de US$ 15 milhões em receita ainda neste ano, com previsão de US$ 2,1 bilhões de faturamento até 2026.

Starlink bate recorde: A SpaceX (de Elon Musk) atingiu 100.000 terminais Starlink vendidos para clientes de mais de 14 países. O projeto é uma iniciativa da companhia para criar uma rede de milhares de satélites, conhecida na indústria espacial como uma constelação, com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade para clientes em qualquer lugar da Terra. Atualmente, o cliente paga US$ 500 de entrada, para instalação dos aparelhos, e as assinaturas de internet ilimitada são US$ 99 mensais. Com mais de 500 mil reservas antecipadas, a novidade representa um produto estratégico fundamental para sua expansão global, dado que já é a empresa espacial mais valorizada do mundo.

O céu é o limite: Embora o rápido crescimento da Starlink reflita uma estratégia agressiva, a companhia deseja alçar vôos mais altos e tem como meta de lançar em órbita mais de 30 mil satélites. Além disso, a SpaceX indica que planeja expandir o serviço para levar a internet para vôos, caminhões e navios em alto-mar. E por falar em próximos passos, o presidente anunciou recentemente a possibilidade da empresa desmembrar seu negócio de satélites e realizar um IPO para a unidade nos próximos anos.

ANÁLISES

Fonte: Credit-Suisse

Geração Coca-Cola: Contrariando a ideia de que que as novas gerações estavam se tornando mais saudáveis, o gráfico acima do Credit-Suisse mostra o aumento constante, desde o ano de 1999, no consumo de alimentos ultraprocessados (laranja, eixo esquerdo) nos EUA. O dado, preocupante, indica que, em 2018, 67% das calorias diárias ingeridas pelo cidadão americano eram provenientes de alimentos ultraprocessados, sendo que apenas 23% vieram de “comida de verdade”, pouco ou nada processada. Estruturalmente, redes de fast-food, como McDonald’s (MCDC43), Starbucks (SBUB34) e marcas de refrigerante, como Coca-Cola (COCA34) e Pepsi (PEPB34), ainda não estão ameaçadas por uma “onda saudável” e permanecem competitivas no mercado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.