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IMC (MEAL3): segunda onda de Covid prejudica resultados; mantemos Neutro

Confira os destaques do resultado da IMC (MEAL3) no 1T21. Mantemos recomendação de Neutro e preço-alvo de R$ 4 por ação.

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A IMC (Neutro, R$ 4,00 de preço-alvo) reportou seus resultados do primeiro trimestre de 2021 (1T21) nesta manhã, ainda fortemente afetados pela segunda onda da Covid. Suas margens foram pressionadas devido a uma combinação de desalavancagem operacional e inflação nos alimentos. A receita líquida consolidada no trimestre foi de R$ 322 mi, 10% acima de nossas expectativas (-12,2% A/A), mas o EBITDA de R$ 2,3 mi ficou 18% abaixo de nossa projeção, principalmente devido aos custos acima do previsto, o que manteve a margem bruta em 23,2% (-16bps A/A).

A teleconferência do 1T21 será realizada às 10h (português) e 11h (inglês).

As operações internacionais foram o principal destaque positivo, com Estados Unidos e Caribe apresentando resultados sequencialmente mais fortes e também impulsionados pela câmbio desvalorizado. Além disso, o Frango Assado mais uma vez mostrou sua resiliência, com a receita líquida diminuindo apenas 3% A/A. Por outro lado, a divisão KFC, Pizza Hut, Viena e outras apresentou um resultado operacional negativo e um desempenho significativamente pior do que o esperado.

Logomarca da empresa Frango Assado, do grupo IMC, que reportou primeiros resultados trimestrais de 2021
Logomarca da empresa Pizza Hut, do grupo IMC, que reportou primeiros resultados trimestrais de 2021
Logomarca da empresa KFC, do grupo IMC, que reportou primeiros resultados trimestrais de 2021
Logomarca da empresa Viena, do grupo IMC, que reportou primeiros resultados trimestrais de 2021

Mantemos recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 4 por ação

Como já dissemos anteriormente, acreditamos que a IMC está caminhando na direção certa, mas gostaríamos que algumas iniciativas de médio prazo ganhassem força antes de ficarmos construtivos com a ação MEAL3.

Olhando para o futuro, a recuperação do volume de vendas em abril/maio foi mais rápida do que em 2020, de acordo com a IMC. Com isso, a receita poderia aumentar no curto prazo, caso não ocorram outros solavancos no caminho: a própria empresa afirmou que começou 2021 com a expectativa de que o fluxo de vendas teria uma recuperação acelerada, mas posteriormente teve sua previsão frustrada pelos impactos da 2ª onda da Covid.

Diante desse cenário, mantemos nossa recomendação de Neutro e nosso preço-alvo de R$ 4 por ação.


Frango Assado – receita em linha, mas margens mais fracas do que o esperado

No 1T21, o segmento apresentou resultado operacional ajustado de R$ 8,3 mi (-22% A/A) com margem de 7% (-171 pontos-base A/A), significativamente abaixo de nossa projeção de R$ 13,2 mi. O principal motivo para o desvio foram os custos acima do esperado, principalmente devido à inflação de alimentos, enquanto a receita líquida ficou um pouco acima da nossa estimativa (+3%). Em relação à receita, de acordo com a empresa, o tráfego de veículos leves nas rodovias diminuiu 9,7% A/A, enquanto as receitas caíram apenas 3,9% A/A, o que enxergamos com bons olhos.


Brazil Malls (KFC, Pizza Hut & Outros) – após recuperação sequencial nos trimestres anteriores, 1T21 decepciona

No 1T21, a receita líquida de R$ 64mi do segmento veio em linha com o que esperávamos, mas o aumento de 63% nas despesas operacionais levou a um resultado negativo (R$ -1mi) significativamente abaixo de nossas expectativas e abaixo do 1T20 também, quando a empresa registrou um resultado de R$ 14,3mi com margem de 17%. A IMC atribuiu o resultado mais fraco à:

  1. 2ª onda da Covid, que gerou restrições de circulação nos shoppings onde atua, levando à desalavancagem operacional;
  2. pressão inflacionária sobre os custos dos alimentos, principalmente proteínas, cujos preços vem aumentando desde 2020;
  3. renegociações contratuais e recuperação de recebíveis de R$ 8,2mi que impactaram positivamente o resultado do 1T20.

Aeroportos no Brasil – resultados em linha mostram ritmo lento de recuperação

O segmento apresentou resultado operacional ajustado de R$ 2,8mi (-66% A/A) no trimestre, ligeiramente acima de nossa projeção de R$ 2mi, com margem de 15% (-249bps A/A). Ainda que a contribuição para o resultado consolidado tenha sido positiva, mantemos nossa visão de que as operações em aeroportos só deverão recuperar totalmente sua performance em 2023, visto que a redução do número de voos nos aeroportos onde a IMC opera continua reduzindo a alavancagem operacional.

Pelo lado positivo, a empresa abriu duas novas lojas no aeroporto de Brasília, convertendo uma grande loja da Viena em uma versão menor e abrindo uma Pizza Hut e um KFC no espaço restante.


Internacional – impulsionado pelo câmbio e por um ritmo de vacinação mais rápido, as operações dos EUA e do Caribe surpreenderam positivamente

Ambas as regiões apresentaram valores positivos de EBITDA ajustado no trimestre (R$ 2mi e R$ 7mi, respectivamente) e desempenho melhor do que esperávamos. Nos Estados Unidos, a surpresa foi resultado de uma expansão da margem bruta mais forte do que o previsto (+646bps A/A), positivamente impactada pelo “Programa de Proteção de Pagamentos” do governo americano de US$ 4mi, dos quais aproximadamente US$ 0,7mi foram utilizados para financiar despesas no 1T21.

Já no Caribe, a redução de 23% nas despesas operacionais foi uma surpresa positiva, levando a um resultado operacional positivo enquanto ainda tínhamos um resultado neutro, semelhante ao do 4T20.

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