Análise Fundamentalista - Ações MEAL3

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A International Meal Company (IMC) é uma empresa brasileira que opera no segmento de restaurantes em vários países do continente americano, contando com marcas como Pizza Hut, KFC e Frango Assado. Iniciamos a cobertura do papel (ticker: MEAL3) com recomendação Neutra e preço-alvo para doze meses de R$ 4,00 por ação. 

Em resumo, recomendamos posição neutra em IMC pois acreditamos que a empresa está caminhando na direção certa de simplificação do portfólio, mas gostaríamos de ver algumas iniciativas ganhando força no médio prazo, garantindo mais margem de segurança para o investidor.

Dentre tais iniciativas, destacaríamos a retomada da expansão da Pizza Hut no pós-pandemia e a continuidade do processo de desinvestimento em marcas menores como a Batata Inglesa. Em nossas estimativas, a MEAL3 é negociada a 6,3x EV / EBITDA 2021, ligeiramente abaixo de sua média histórica de 6,9x e da média de pares selecionados de 7,0x (incluindo Burger King, Arcos Dorados e Alsea). Ou seja, a análise de múltiplos reforça nossa recomendação Neutra.

Para conferir o relatório início de cobertura, completo com análise ESG, clique aqui.

IMC: o que é, onde atua, desde quando?

O que? A IMC é uma empresa brasileira que opera no segmento de restaurantes em vários países do continente americano. Atualmente, cerca de 2/3 de suas ações são negociadas em bolsa; acionistas relevantes incluem a UV Gestora, com cerca de 20% de participação, a família Martins, com 9%, e o Itaú, com 3%.

Onde? Suas três principais geografias são: (i) Brasil, por meio de marcas tradicionais como Pizza Hut, KFC e Frango Assado, além de outras marcas menores como Viena, Batata Inglesa e Olive Garden; (ii) aeroportos no Brasil, Panamá e Colômbia, por meio de restaurantes nos terminais e unidades de catering aéreo; (iii) Estados Unidos, com as marcas Margaritaville e Landshark.

Desde quando? A IMC foi fundada pela Advent, fundo internacional de private equity. Entre 2006 e 2014, a empresa passou por um forte período de crescimento baseado em diversas fusões e aquisições. Entre 2015 e 2019, seus resultados começaram a se deteriorar e algumas das marcas adquiridas anteriormente foram vendidas.

A partir de 2019, a empresa voltou a focar em seu crescimento por meio da aquisição dos direitos de master franqueador da Pizza Hut e do KFC no Brasil. Desde então, a companhia segue focada em reduzir seu número de ativos para poder dar mais prioridades às suas marcas mais rentáveis: Frango Assado, Pizza Hut e KFC.

O que gostamos e o que não gostamos na IMC

Antes da pandemia, a IMC parecia estar no meio de um processo de transformação interessante, com potencial de desbloquear valor para a empresa na medida em que ela focasse somente em suas três marcas principais: Frango Assado, Pizza Hut e KFC. No entanto, com a chegada da covid-19 e seus graves impactos em toda a indústria de restaurantes, entendemos que algumas, senão a maioria das iniciativas de transformação da empresa, terão de ser adiadas até que as vacinas sejam amplamente distribuídas. Adicionalmente, após notícia recente de descumprimento de contrato com o KFC, tal avenida de crescimento da empresa também poderia estar comprometida.

Vale lembrar também que o segmento de aeroportos (varejo e catering) representa cerca de 1/3 do resultado da IMC e sua demanda despencou durante a pandemia – na nossa visão, a situação só deveria se normalizar a partir de 2023. Do lado positivo, praticamente outro terço do resultado da IMC vem de seus restaurantes nos EUA, cujo resultado foi impulsionado pela grande desvalorização do real ao longo de 2020. Ainda assim, de maneira geral, o cenário macroeconômico continua desafiador para a IMC, reforçando mais uma vez nossa recomendação.

Entendemos que a IMC precisa ter menos ativos para poder ter mais foco naqueles que de fato agregam valor para a empresa. Vemos com bons olhos o processo de simplificação de portfólio que a empresa vinha promovendo pré-pandemia, mas precisamos de mais sinais de que tal processo deva continuar no médio prazo antes de ficarmos mais construtivos com a ação.

Confira nossa visão sobre os resultados da IMC no 2T21

A IMC (MEAL3) reportou resultados mistos no segundo trimestre de 2021 (2T21): no geral, os números vieram ligeiramente acima das nossas expectativas, mas ainda seguem sob significativa pressão devido ao impacto da Covid-19 na demanda pelos produtos dos restaurantes da empresa. No consolidado, as receitas totalizaram R$ 445 milhões, registrando um crescimento de 196% versus o mesmo trimestre no ano anterior, e ficando 14% acima da nossa projeção.

Vale destacar que a recuperação das operações internacionais foi a principal surpresa positiva do resultado, notadamente no caso da divisão dos Estados Unidos. A IMC destacou que o aumento em vendas no país teria sido impulsionado pela recuperação econômica nos EUA bem como pela sazonalidade favorável da região. Olhando para frente, esperamos que tal recuperação também se estenda ao Brasil, que ainda passa por cenário desafiador nas marcas Frango Assado, Pizza Hut e KFC.

No geral, nós celebramos a atitude da IMC de “otimismo cauteloso”: por um lado, o fundo do poço em termos de resultados parece já ter ficado para trás; por outro lado, a empresa reconhece que sua jornada de transformação está apenas começando. Nesse sentido, nós mantemos nossa recomendação de Neutro para MEAL3, com um preço-alvo de R$ 4 por ação, mas reiteramos que enxergamos potencial na empresa caso tal transformação seja bem sucedida.

Para conferir nosso relatório de análise do resultado do segundo trimestre de 2021 (2T21), clique aqui.

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