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Lojas Americanas (LAME4): Estimando o impacto da parceria com BR Distribuidora – Positivo

A Lojas Americanas anunciou na manhã dessa quinta-feira (25/02) que fechou uma parceria com a BR Distribuidora para exploração do formato de lojas de conveniência. Vemos essa parceria como positiva e trazemos uma estimativa do potencial impacto para os acionistas de LAME com ela. Reiteramos nossa recomendação de Compra em LAME4 e preço alvo de R$36,0 por ação.

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A Lojas Americanas anunciou na manhã dessa quinta-feira (25/02) que fechou uma parceria com a BR Distribuidora para exploração do formato de lojas de conveniência, dentro e fora de postos de combustível, através das redes de lojas Local e BR Mania. A transação ainda precisa ser aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o que esperamos que demore em torno de 1 a 2 meses.

Conforme discutimos na nossa última revisão de LAME, vemos essa parceria como positiva pois acreditamos que ela deve criar valor para a companhia através de ganhos de escala, diluição de custos de logística e também aceleração da expansão desse formato, em locais de grande fluxo (postos de gasolina BR). Fizemos uma análise de sensibilidade para tentar quantificar o potencial dessa iniciativa e chegamos em potencial de valorização de curto prazo de até 1,5% ou +7,7% no longo prazo com a expansão de lojas dentro da própria rede de postos da BR Distribuidora combinada com ganhos de eficiência na operação dessas lojas (ver mais detalhes abaixo).

Reiteramos nossa recomendação de Compra em LAME4 e preço alvo de R$36,0 por ação para o final de 2021 e mantemos o papel como nossa preferência dentro do setor de e-commerce.

Mais detalhes sobre o anúncio

A Lojas Americanas e BR Distribuidora irão formar uma nova sociedade, com participação igualitária de 50% cada uma. Para isso, a BR Distribuidora irá aportar sua rede de franquias BR Mania (1,2 mil lojas) enquanto a Lojas Americanas irá aportas as lojas Local (55 lojas) e um montante de R$252 milhões nessa nova companhia. A Lojas Americanas poderá pagar ainda um adicional de até R$53 milhões para BR Distribuidora, sujeito ao atingimento de algumas metas dessa nova companhia.

A marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos utilizarão a marca Local. O modelo de operação previsto envolve tanto lojas franqueadas como operação própria, apesar de que entendemos que o último deve ser uma minoria.

Esperamos que haja forte aderência à migração das lojas BR Mania para a nova entidade uma vez que os franqueados contarão com um parceiro com experiência em operação de lojas de varejo (Americanas) enquanto também devem ter ganhos financeiros na operação através de (i) adequação do sortimento das lojas; (ii) economia de custos ao se beneficiar do poder de negociação que a Americanas tem com os fornecedores; (iii) uso de Ame Digital nas lojas e (iv) aumento do fluxo da loja com iniciativas multicanais

Estimando o potencial dessa transação

Principais dados utilizados:

  • A BR Distribuidora conta com 7,8 mil postos de gasolina, dos quais 6,6 mil ainda não possuem lojas BR Mania.
  • O faturamento das lojas BR Mania está estimado em R$1,1 bilhão em 2020.
  • A Lojas Americanas hoje negocia a um múltiplo de 20,5x P/L 2021e, considerando apenas as lojas físicas (ou seja, excluindo a sua participação em B2W do seu valor de mercado e dividindo isso pelo lucro líquido das lojas).

Com base nisso, fizemos algumas análises de sensibilidade para diferentes níveis de crescimento de receita/loja por loja, rentabilidade e expansão das lojas BR Mania de modo a estimar o potencial de criação de valor para os acionistas de LAME com esse anúncio. Importante destacar que não consideramos nenhuma expansão de lojas do formato Local nem uma reavaliação do múltiplo atual de LAME nessa análise, o que seriam, portanto, potenciais positivos adicionais para nossos números.

Primeira análise: não assumimos nenhuma expansão de loja BR Mania em 2021e e trazemos diferentes cenários de crescimento de receita por loja e rentabilidade dessas lojas em 2021. Importante lembrar que o fluxo de postos foi fortemente impactado pela pandemia em 2020, o que provavelmente também ocorreu nas lojas.

Fonte: XP Investimentos

Segunda análise: assumimos um crescimento de receita por loja de 10% em 2021 e trazemos diferentes cenários de novas lojas BR Mania e rentabilidade dessas lojas em 2021.

Fonte: XP Investimentos

Terceira análise: conduzimos uma última análise para tentar capturar o potencial de longo prazo dessa transação. Para isso, assumimos um crescimento de receita por loja médio de 5% entre 2020-25e e trazemos diferentes cenários de novas lojas BR Mania e rentabilidade dessas lojas em 2025. Como referência, hoje existem 2,4 mil lojas de conveniência AM/PM nos postos Ipiranga.

Fonte: XP Investimentos
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