News XPress
Brasil
O Copom manteve a taxa Selic em 15,00% ontem, como amplamente esperado. O comunicado pós-reunião trouxe poucas mudanças em relação ao de novembro, o que, na leitura do time XP Macro, foi um sinal hawkish. O Comitê reforçou que a estratégia atual de manter a Selic “por um período bastante prolongado é adequada”. Isso não significa que os juros permanecerão inalterados por um período muito prolongado à frente, mas tampouco indica, na leitura do time, que o Copom esteja considerando qualquer mudança no curto prazo — especialmente porque a avaliação do cenário econômico pouco se alterou em relação à reunião anterior. A projeção para o IPCA no horizonte relevante (2T27) caiu de 3,3% para 3,2%, em linha com o esperado pelo time XP Macro e pela maioria daqueles que responderam à nossa sondagem pré-copom. Assim, o time XP Macro continua projetando ciclo de corte de juros se iniciando em março, com seis cortes consecutivos de 50 bps, até que a taxa Selic atinja 12,00%. (app: https://bit.ly/4atjuYX | desktop: https://tinyurl.com/3tz3wwk2).
O comunicado foi lido como hawkish por 49% dos investidores institucionais que participaram da nossa sondagem pós Copom, enquanto 38% a leram como neutra e 13%, como dovish. Em relação às expectativas para a reunião de janeiro, 77% prevêem a manutenção da taxa Selic, enquanto 23% esperam um corte de 25 bps – na nossa sondagem pré-Copom, 64% esperavam a manutenção, 24%, um corte de 25 bps, e 10%, um corte de 50 bps. Em relação a abertura, é esperado que a curva de juros ganhe inclinação – com o Jan27 abrindo 3 bps e o Jan31 fechando 1 bp – e que o real se aprecie 0,2% (https://tinyurl.com/ycxbaf7t).
Entrando na esfera política, as atenções se voltam à tramitação do PL da dosimetria no Senado, onde o texto passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir a plenário e será relatado pelo senador Esperidião Amin (https://tinyurl.com/44swcps3). O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, afirmou que o texto deve ser votado na próxima quarta na comissão e seguir para apreciação em plenário no mesmo dia (https://tinyurl.com/2b56y7zp). Amin, que integra a oposição ao governo Lula (https://tinyurl.com/6sfknuy3), disse que sempre defendeu uma anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e não descartou a possibilidade de inserir no projeto um parágrafo endereçando a questão (https://tinyurl.com/2c2smh5d). Mais tarde, disse que há “pouca probabilidade” de uma alteração neste sentido (https://tinyurl.com/2dk8fqnq), embora tenha ressaltado que “o entendimento será resultado do jogo político” (https://tinyurl.com/29mwkwa6).
Como escreveu ontem o time XP Política, a tendência é de aprovação do projeto no Senado, já que a combinação entre direita e parte significativa do centro, que apoiou a matéria na Câmara, deve ser suficiente para reunir os votos necessários. Passada esta fase, a expectativa no Planalto é que o presidente Lula vete a matéria. Interlocutores próximos afirmam que a decisão deve ser tomada no limite do prazo, de até 15 dias úteis, o que pode empurrar a definição para os primeiros dias de 2026 (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://tinyurl.com/3r48cdsj). Nesta linha, para além do veto em caso de aprovação (https://tinyurl.com/2xwbx3ps), o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse que o Executivo pretende pedir vistas ao projeto, na tentativa de empurrar o texto para 2026 e esfriar o tema (https://tinyurl.com/2cqepaa2). Já a CNN traz a avaliação de uma ala do STF, no sentido de que, se a matéria de fato for aprovada no Congresso, caberá ao Supremo apenas aplicar as mudanças a pedido das defesas, pois normas mais benéficas aos réus sempre devem retroagir (https://tinyurl.com/2yu6jc6p).
Ainda sobre o tema, o time XP Política reforça que a articulação em torno do projeto não parece ser um gatilho para uma eventual desistência da candidatura de Flávio Bolsonaro e que a sequência das discussões deve ampliar a percepção de força política do senador junto ao eleitorado de direita (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://tinyurl.com/3r48cdsj). O Valor traz nota nesta mesma direção, afirmando que um avanço da dosimetria não fará a candidatura de Flávio recuar e que, para além de derrotar o presidente Lula em 2026, o PL conta com o projeto em torno do senador para eleger as maiores bancadas na Câmara e no Senado (https://tinyurl.com/235cwovo). O jornal O Globo, por sua vez, traz bastidores da reunião realizada na segunda-feira entre Flávio Bolsonaro e os presidentes de PP e União Brasil, na qual teria sido sepultada a chance da anistia avançar (https://tinyurl.com/2cqd59cm).
No mais, a Folha reporta que o governo descartou a possibilidade de fazer uma injeção de recursos nos Correios em 2025 (https://tinyurl.com/4r4mukfw), embora o ministro Fernando Haddad tenha mantido a fala de que seria possível um aporte “dentro das regras fiscais” (https://tinyurl.com/mw9ta9tk). Os jornais ainda destacam que o empréstimo à estatal junto aos bancos deve sair nos próximos dias, em um montante entre R$ 10 bilhões e R$ 15 bilhões e a uma taxa de juros próxima a 120% do CDI (https://tinyurl.com/2buejt7l e https://tinyurl.com/2dyt2job). O Estadão também sustenta que a Câmara teria sinalizado à equipe econômica que o projeto de corte linear de benefícios tributários pode ser votado ainda nesta semana. Outra opção seria realizar a votação na Câmara na próxima terça-feira e, no Senado, no dia seguinte (https://tinyurl.com/23ylrpsq).
Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem período de silêncio após o Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Em Minas Gerais, Lula participa de cerimônias às 10h40 e às 14h15. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: O IBGE publica a PMC de outubro, às 9h (est -0,1% m/m e 0 a/a no restrito e 0,3% m/m e -1,4% a/a no ampliado; e XP -0,2% m/m e -0,3% a/a no restrito e 0,3% m/m e –1,5% a/a no ampliado). Às 10h30 o Tesouro publica o edital do leilão de pré-fixados.
Internacional
O Congresso mexicano aprovou ontem um aumento de pelo menos 35% nas tarifas de importação de 1,4 mil produtos de 12 países com os quais não possui acordos comerciais, entre eles Brasil e China. A expectativa é que as novas tarifas entrem em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 (https://tinyurl.com/2bxusgsz e https://tinyurl.com/25wcowk6).
Agenda internacional de dados: Nos EUA, serão publicados os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego e balança comercial de setembro, às 10h30. Teremos ainda dados de estoques no atacado, às 12h.bps.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/yrzhfx7e
Copom
XP Macro: Copom – hold on a little longer (app: https://bit.ly/4atjuYX | desktop: https://tinyurl.com/3tz3wwk2)
XP Macro Strategy: After meeting survey results (https://tinyurl.com/ycxbaf7t)
Estadão: Copom mantém Selic em 15% ao ano pela 4ª vez seguida e empurra corte de juros para 2026 (https://tinyurl.com/2cgtwt49)
Folha: BC mantém Selic em 15% ao ano pela 4ª vez e não sinaliza queda de juros em janeiro (https://tinyurl.com/2yojcuyc)
O Globo: Após BC manter Selic em 15% pela 4ª vez seguida, analistas se dividem sobre início do ciclo de cortes (https://tinyurl.com/24spvjuq)
O Globo: BC evita sinalizações dos próximos passos, mas fala prévia de Galípolo não enterra corte em janeiro, dizem economistas. Entenda (https://tinyurl.com/28dp55te)
Valor: Análise: Copom ajusta linguagem e mantém suspense sobre corte de juros em janeiro (https://tinyurl.com/29ewbezy)
Folha: Falta de indicação sobre corte de juros frustra analistas em decisão do Copom (https://tinyurl.com/28h45w7q)
O Globo: BC não dá sinal de alívio, mas projeções de IPCA colocam corte da Selic mais perto (https://tinyurl.com/269fylhu)
Estadão: Inflação recua e fica perto do teto da meta, mas a batalha do BC ainda não está completa (https://tinyurl.com/29pbelns)
Valor: CNI critica política de juros e prevê desaceleração do PIB no ano que vem (https://tinyurl.com/2cnql6sf)
Anistia/dosimetria
XP Política: Os próximos passos do PL da Dosimetria (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://bit.ly/4q7bmSu)
G1: PL da Dosimetria: Anistia é pouco provável, diz relator no Senado (https://tinyurl.com/2dk8fqnq)
Estadão: Esperidião Amin pode mudar texto da dosimetria e não descarta incluir anistia (https://tinyurl.com/29mwkwa6)
CNN: PL no Senado avalia se buscará retomar anistia via projeto da dosimetria (https://tinyurl.com/25f63jro)
O Globo: Relator da dosimetria no Senado cogita anistia, mas presidente da CCJ rebate: ‘Seria inconstitucional’ (https://tinyurl.com/2c2smh5d)
Estadão: Governistas vão tentar adiar votação de projeto da dosimetria para 2026 (https://tinyurl.com/2cqepaa2)
Folha: Lula avalia vetar redução de penas de Bolsonaro e de participantes de atos golpistas, dizem aliados (https://tinyurl.com/2ajvfpkb)
Estadão: Lula é alertado sobre chance de ‘acordão’ para anistia a Bolsonaro e pretende vetar redução de pena (https://tinyurl.com/2xwbx3ps)
CNN: Lula recebe senadores em meio ao avanço da dosimetria no Congresso (https://tinyurl.com/25bccw2p)
CNN: Ala do STF discorda do PL da Dosimetria, mas se vê de “mãos atadas” (https://tinyurl.com/2yu6jc6p)
Folha: Relator da redução de penas no Senado se diz pró-anistia e afirma que perdão é decisão política (https://tinyurl.com/2czo3wvb)
O Globo: Lula cobra ministros a se manifestarem contra redução de pena de Bolsonaro, e Planalto aposta em veto (https://tinyurl.com/2d9acree)
Estadão: Senador da oposição é escolhido para ser relator de projeto que reduz pena por tentativa de golpe (https://tinyurl.com/285bsw2d)
O Globo: PL da Dosimetria permite que condenados por coação, atentados à soberania e a meios de transporte saiam mais rápido da prisão (https://tinyurl.com/2a2uny6r)
2026
Valor: Flávio busca avançar com candidatura mesmo sem apoio de partidos do Centrão (https://tinyurl.com/235cwovo)
O Globo: Partidos do Centrão defenderam nome de Tarcísio em reunião e deram ultimato a Flavio: ‘É Dosimetria ou nada’ (https://tinyurl.com/2cqd59cm)
Estadão: Flávio leva carta de Eduardo ao pai na prisão e Michelle pede perdão por crise; leia bastidor (https://tinyurl.com/243o2mzq)
Folha: Pré-candidato a presidente, Ratinho Jr lança campanha voltada à segurança (https://tinyurl.com/25ef2f88)
O Globo: Motta renova aceno ao bolsonarismo e afasta a esquerda, mas evita rompimento por apoio de Lula em 2026 (https://tinyurl.com/29agp96o)
Estadão: Kassab deixará governo Tarcísio até o final do ano para se dedicar às eleições (https://tinyurl.com/29lwucp2)
O Globo: Além de Derrite e Kassab, outros secretários devem deixar gestão Tarcísio de olho nas eleições (https://tinyurl.com/2bjem9tr)
Estadão: Motta opera manobra que pode ser um presente para Eduardo Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/25vct27d)
CNN: Paraná Pesquisas: 64,2% aprovam governo Tarcísio em SP; 31,4% desaprovam (https://tinyurl.com/23lvxaw2)
Correios
Folha: Governo Lula descarta aporte de recursos próprios nos Correios em 2025 (https://tinyurl.com/2ck4m9r5)
Valor: Correios avançam em empréstimo bancário (https://tinyurl.com/2buejt7l)
Estadão: Empréstimo aos Correios de até R$ 15 bi deve sair na próxima semana, com juro próximo a 120% do CDI (https://tinyurl.com/2dyt2job)
Folha: Correios abrem consulta para atrair novos bancos, e empréstimo pode cair a R$ 12 bi (https://tinyurl.com/27xy4emj)
O Globo: Caixa tenta acelerar empréstimo a Correios após governo descartar aporte em 2025 (https://tinyurl.com/27dx388s)
Estadão: Haddad diz que um dos caminhos para os Correios é aporte, mas dentro do arcabouço fiscal (https://tinyurl.com/22yz8nd2)
Outras de fiscal
Estadão: Câmara sinaliza votação nesta semana de corte de benefícios fiscais e governo Lula fica otimista (https://tinyurl.com/23ylrpsq)
Valor: Cripto pode trazer arrecadação extra de até R$ 5 bi em IOF (https://tinyurl.com/2bsyxsyu)
Valor: Corte mantém ICMS e PIS/Cofins no cálculo do IPI (https://tinyurl.com/2c7ln23v)
Folha: STJ ignora ‘tese do século’, valida ‘imposto sobre imposto’ e mantém ICMS e PIS/Cofins na base do IPI (https://tinyurl.com/2bl9mjju)
Valor: STJ permite que Fazenda possa determinar a base de cálculo do ITCMD (https://tinyurl.com/29upmfq4)
Estadão: Goiás encerra regime de recuperação fiscal e avança para renegociar a dívida com a União via Propag (https://tinyurl.com/2abdwh2e)
Bolsonaro
CNN: Moraes avalia determinar perícia médica em Bolsonaro (https://tinyurl.com/29czmm3d)
Estadão: Defesa de Bolsonaro pede que STF dispense autorização para visitas de Michelle e filhos na PF (https://tinyurl.com/26kmha4k)
O Globo: Custo de quase R$ 1 milhão: Justiça suspende benefícios vitalícios que Bolsonaro usufrui por ser ex-presidente (https://tinyurl.com/2aax42er)
Dividendos
O Globo: Empresas criam onda de aumentos de capital para evitar tributação de lucros acumulados (https://tinyurl.com/2avh9fmr)
Escala 6×1
O Globo: Fim da escala 6×1: avanço de PEC no Senado foi surpresa para governo, que mudará estratégia e apoiará texto (https://tinyurl.com/2b6ls4r2)
Estadão: Comissão do Senado aprova PEC do fim da jornada 6×1, com regra de transição; texto vai ao plenário (https://tinyurl.com/2deomvm5)
Folha: Comissão do Senado aprova fim da escala 6×1 em votação relâmpago sem combinar com o governo (https://tinyurl.com/2aq9nda8)
O Globo: Fim da escala 6×1: entenda textos discutidos na Câmara e no Senado e próximos passos (https://tinyurl.com/26jl6mm3)
CNN: CNI reage à PEC com fim da escala 6×1: “inoportuna e eleitoreira” (https://tinyurl.com/26qltswl)
Brasil/EUA
Estadão: Lula e Trump tiveram conversas construtivas sobre comércio, diz representante dos EUA (https://tinyurl.com/24a8r576)
O Globo: Gostaríamos de ter uma relação melhor com o Brasil, diz Representante Comercial dos EUA (https://tinyurl.com/2925khpl)
Brasil/México
Estadão: México aprova aumento de tarifas de até 50% sobre importações do Brasil, China e outros 10 países (https://tinyurl.com/2bxusgsz)
Energia
Poder: Comissão da Câmara avalia isenção de bandeiras tarifárias de energia (https://tinyurl.com/22hppa7d)
Estadão: Energia solar deve crescer menos em 2026 com cortes de geração e taxa de juros alta (https://tinyurl.com/25mndb6j)
O Globo: Aneel cobra explicações da Enel por quedas de energia e alerta que falhas podem levar à perda da concessão (https://tinyurl.com/2955lgay)
Valor: Axia Energia inicia obras em linhas de transmissão que somam R$ 3,6 bi em investimentos (https://tinyurl.com/26gq6c5s)
STF/Congresso
Folha: Gilmar faz acordo com Senado e suspende restrição a impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/286epho5)
CNN: Cúpulas de STF e Senado fizeram acordo por adiamento da Lei do Impeachment (https://tinyurl.com/27jguw7k)
O Globo: Conversas com Senado antecederam ajuste de Gilmar em decisão sobre Lei do Impeachment (https://tinyurl.com/2bjz7xdv)
Estadão: CCJ do Senado adia votação de projeto que trata de impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/2dbs6nlt)
CNN: Com aval de Alcolumbre, revisão de Lei do Impeachment fica para 2026 (https://tinyurl.com/29g3d67d)
Valor: Supremo começa a julgar ações sobre lei do marco temporal (https://tinyurl.com/23cpkyrb)
O Globo: Um dia após avanço no Senado, STF ouve argumentos de indígenas e ruralistas sobre marco temporal (https://tinyurl.com/2d74jbrz)
Axia
O Globo: STF retoma julgamento de acordo do governo com Eletrobras que pode destravar R$ 2,4 bi para Eletronuclear (https://tinyurl.com/2d8wowca)
Salário mínimo
O Globo: Governo confirma que salário mínimo será reajustado em 6,79% em 2026, chegando a R$ 1.621. Saiba o que muda com o novo valor (https://tinyurl.com/2adu72t8)
Segurança
G1: Senado aprova Projeto Antifacção para combate ao crime organizado; texto volta à Câmara (https://tinyurl.com/2dkbanwm)
Estadão: Senado aprova PL Antifacção com penas mais duras e financiamento de bets contra crime organizado (https://tinyurl.com/2b5w3x88)
O Globo: Projeto Antifacção avança no Senado com verbas de até R$ 30 bi das bets e penas mais duras para chefes do crime; veja os pontos (https://tinyurl.com/24w9kkb3)
O Globo: Governo atua para manter versão do Senado do projeto Antifacção na Câmara, mas deputados reagem (https://tinyurl.com/24nftaoq)
O Globo: Punições mais duras, tributo sobre bets e novo tipo penal: veja o que muda com Lei Antifacção aprovada pelo Senado (https://tinyurl.com/2dg98elz)
Valor: Relator inclui redução da maioridade penal em parecer da PEC da segurança (https://tinyurl.com/2cvz5n37)
Motoristas de aplicativo
Folha: Relator propõe valor mínimo por corrida e previdência obrigatória para motorista de aplicativo (https://tinyurl.com/2xz8hu2o)
Estadão: Projeto propõe ganho mínimo de R$ 8,50 para motoristas de apps e retenção de até 30% pelas empresas (https://tinyurl.com/2bpwdpz7)
Governo/Congresso
Folha: Governo inicia pagamento do Auxílio Gás de dezembro para 4,41 milhões de famílias (https://tinyurl.com/24wefotd)
Estadão: Oposição aciona TCU contra campanhas do governo Lula que atacam Congresso (https://tinyurl.com/22soj3k3)
Folha: Lula diz que desavença na Câmara é própria da democracia, após Glauber ser retirado à força de plenário (https://tinyurl.com/2yxtaxk7)
O Globo: Marco regulatório da Inteligência Artificial deve ir a votação na Câmara dos Deputados ainda este ano (https://tinyurl.com/2alksd7w)
Folha: Hugo Motta virou refém da ultradireita, diz vice-líder do governo Lula (https://tinyurl.com/2dqy9uvl)
XP Política: Lula: Estou surpreso com a quantidade de entregas que estamos fazendo (app: https://bit.ly/3XNuSr2 | desktop: https://bit.ly/4oOSciW)
Valor: Câmara poupa os mandatos de Zambelli e Glauber (https://tinyurl.com/22ykx444)
Combustíveis/Devedor contumaz
O Globo: Fazenda espera já ter resultados contra devedores contumazes no primeiro semestre (https://tinyurl.com/2awm4qmf)
O Globo: Setor de combustível vê avanço histórico com marco contra devedores contumazes (https://tinyurl.com/2a3h4vzg)
Folha: Código de Defesa do Contribuinte dá poderes inéditos ao Estado contra devedor contumaz (https://tinyurl.com/243zyp88)
Estadão: Haddad comemora aprovação do PL do devedor contumaz e diz que é boa notícia para contribuinte sério (https://tinyurl.com/23saeob9)
Agro
Globo Rural: Ampliação da renegociação de dívidas rurais enfrenta resistências do governo e de bancos (https://tinyurl.com/26t9grcx)
Globo Rural: Produtores gaúchos pedem simplificação de regras para acessar renegociação (https://tinyurl.com/27w9s9mo)
Folha: Falta de chuva e avanço do greening reduzem estimativa da safra de laranja (https://tinyurl.com/2bzahqvz)
Globo Rural: Abate de bovinos, suínos e frango teve alta no terceiro trimestre (https://tinyurl.com/2c2b59df)
Globo Rural: Ciclone perde força, mas quinta-feira ainda deve ser de chuva forte no Brasil (https://tinyurl.com/25mdrnbu)
Globo Rural: Preço da soja sobe em Chicago enquanto demanda segue em baixa (https://tinyurl.com/28r5djj8)
Globo Rural: Em forte alta, cacau sobe mais de 5% na bolsa de Nova York (https://tinyurl.com/22leyp9r)
Folha: Com crédito curto e juro alto, produtor eleva autofinanciamento (https://tinyurl.com/23ugc6jd)
PR
Folha: Paraná avança para privatizar a Celepar, primeira estatal de TI do Brasil (https://tinyurl.com/2am5hvrj)
Master
O Globo: Revelações sobre ministros afundam Supremo na crise do Master (https://tinyurl.com/2yrrvxkp)
CVM
Valor: CVM divulga agenda regulatória de 2026 com foco em ‘crowdfunding’ e fundos de investimento (https://tinyurl.com/2dm874zr)
Internacional
Valor: Dividido, Fed reduz juros e indica pausa na flexibilização (https://tinyurl.com/2bm29vpv)
Folha: Nova decisão sobre juros do Fed mostra divisão interna sobre próximos passos (https://tinyurl.com/26edqpd2)
Valor: Eu teria votado contra corte no juro, diz ex-Fed (https://tinyurl.com/28ncwmbn)
Valor: Trump busca reagir a alta de custo de vida que ameaça sua vitória na eleição de 2026 (https://tinyurl.com/2ynkg2en)
Valor: EUA apreenderam navio petroleiro na costa da Venezuela, diz Trump (https://tinyurl.com/2cbo9puk)
Estadão: Tarifas de Trump: Suíça confirma redução retroativa, com novo teto tarifário de 15% (https://tinyurl.com/23y34d47)
O Globo: México aprova sobretaxas de até 50% sobre importações da China e de outros países asiáticos (https://tinyurl.com/25wcowk6)
Valor: FT: UE corre para contornar Orbán em questão sobre ativos russos antes de reunião do bloco (https://tinyurl.com/2culgluy)
Valor: FMI pede à China que corrija ‘desequilíbrios econômicos’ (https://tinyurl.com/2bupy44o)
Folha: SpaceX, de Musk, mira mais de US$ 25 bilhões em IPO em 2026, diz agência (https://tinyurl.com/23z8xe4k)
Folha: Argentina se prepara para voltar aos mercados globais com venda de títulos em dólar (https://tinyurl.com/2cr2exby)
O Globo: Argentina capta US$ 1 bilhão com emissão de título em dólares a uma taxa anual de 9,26% ao ano (https://tinyurl.com/2ym2n27a)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!