XP Expert

News XPress – 11/12/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

O Copom manteve a taxa Selic em 15,00% ontem, como amplamente esperado. O comunicado pós-reunião trouxe poucas mudanças em relação ao de novembro, o que, na leitura do time XP Macro, foi um sinal hawkish. O Comitê reforçou que a estratégia atual de manter a Selic “por um período bastante prolongado é adequada”. Isso não significa que os juros permanecerão inalterados por um período muito prolongado à frente, mas tampouco indica, na leitura do time, que o Copom esteja considerando qualquer mudança no curto prazo — especialmente porque a avaliação do cenário econômico pouco se alterou em relação à reunião anterior. A projeção para o IPCA no horizonte relevante (2T27) caiu de 3,3% para 3,2%, em linha com o esperado pelo time XP Macro e pela maioria daqueles que responderam à nossa sondagem pré-copom. Assim, o time XP Macro continua projetando ciclo de corte de juros se iniciando em março, com seis cortes consecutivos de 50 bps, até que a taxa Selic atinja 12,00%.  (app: https://bit.ly/4atjuYX | desktop: https://tinyurl.com/3tz3wwk2).

O comunicado foi lido como hawkish por 49% dos investidores institucionais que participaram da nossa sondagem pós Copom, enquanto 38% a leram como neutra e 13%, como dovish. Em relação às expectativas para a reunião de janeiro, 77% prevêem a manutenção da taxa Selic, enquanto 23% esperam um corte de 25 bps – na nossa sondagem pré-Copom, 64% esperavam a manutenção, 24%, um corte de 25 bps, e 10%, um corte de 50 bps. Em relação a abertura, é esperado que a curva de juros ganhe inclinação – com o Jan27 abrindo 3 bps e o Jan31 fechando 1 bp – e que o real se aprecie 0,2% (https://tinyurl.com/ycxbaf7t).

Entrando na esfera política, as atenções se voltam à tramitação do PL da dosimetria no Senado, onde o texto passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir a plenário e será relatado pelo senador Esperidião Amin (https://tinyurl.com/44swcps3). O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, afirmou que o texto deve ser votado na próxima quarta na comissão e seguir para apreciação em plenário no mesmo dia (https://tinyurl.com/2b56y7zp). Amin, que integra a oposição ao governo Lula (https://tinyurl.com/6sfknuy3), disse que sempre defendeu uma anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e não descartou a possibilidade de inserir no projeto um parágrafo endereçando a questão (https://tinyurl.com/2c2smh5d). Mais tarde, disse que há “pouca probabilidade” de uma alteração neste sentido (https://tinyurl.com/2dk8fqnq), embora tenha ressaltado que “o entendimento será resultado do jogo político” (https://tinyurl.com/29mwkwa6).

Como escreveu ontem o time XP Política, a tendência é de aprovação do projeto no Senado, já que a combinação entre direita e parte significativa do centro, que apoiou a matéria na Câmara, deve ser suficiente para reunir os votos necessários. Passada esta fase, a expectativa no Planalto é que o presidente Lula vete a matéria. Interlocutores próximos afirmam que a decisão deve ser tomada no limite do prazo, de até 15 dias úteis, o que pode empurrar a definição para os primeiros dias de 2026 (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://tinyurl.com/3r48cdsj). Nesta linha, para além do veto em caso de aprovação (https://tinyurl.com/2xwbx3ps), o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse que o Executivo pretende pedir vistas ao projeto, na tentativa de empurrar o texto para 2026 e esfriar o tema (https://tinyurl.com/2cqepaa2). Já a CNN traz a avaliação de uma ala do STF, no sentido de que, se a matéria de fato for aprovada no Congresso, caberá ao Supremo apenas aplicar as mudanças a pedido das defesas, pois normas mais benéficas aos réus sempre devem retroagir (https://tinyurl.com/2yu6jc6p).

Ainda sobre o tema, o time XP Política reforça que a articulação em torno do projeto não parece ser um gatilho para uma eventual desistência da candidatura de Flávio Bolsonaro e que a sequência das discussões deve ampliar a percepção de força política do senador junto ao eleitorado de direita (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://tinyurl.com/3r48cdsj). O Valor traz nota nesta mesma direção, afirmando que um avanço da dosimetria não fará a candidatura de Flávio recuar e que, para além de derrotar o presidente Lula em 2026, o PL conta com o projeto em torno do senador para eleger as maiores bancadas na Câmara e no Senado (https://tinyurl.com/235cwovo). O jornal O Globo, por sua vez, traz bastidores da reunião realizada na segunda-feira entre Flávio Bolsonaro e os presidentes de PP e União Brasil, na qual teria sido sepultada a chance da anistia avançar (https://tinyurl.com/2cqd59cm).

No mais, a Folha reporta que o governo descartou a possibilidade de fazer uma injeção de recursos nos Correios em 2025 (https://tinyurl.com/4r4mukfw), embora o ministro Fernando Haddad tenha mantido a fala de que seria possível um aporte “dentro das regras fiscais” (https://tinyurl.com/mw9ta9tk). Os jornais ainda destacam que o empréstimo à estatal junto aos bancos deve sair nos próximos dias, em um montante entre R$ 10 bilhões e R$ 15 bilhões e a uma taxa de juros próxima a 120% do CDI (https://tinyurl.com/2buejt7l e https://tinyurl.com/2dyt2job). O Estadão também sustenta que a Câmara teria sinalizado à equipe econômica que o projeto de corte linear de benefícios tributários pode ser votado ainda nesta semana. Outra opção seria realizar a votação na Câmara na próxima terça-feira e, no Senado, no dia seguinte (https://tinyurl.com/23ylrpsq).

Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem período de silêncio após o Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Em Minas Gerais, Lula participa de cerimônias às 10h40 e às 14h15. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: O IBGE publica a PMC de outubro, às 9h (est -0,1% m/m e 0 a/a no restrito e 0,3% m/m e -1,4% a/a no ampliado; e XP -0,2% m/m e -0,3% a/a no restrito e 0,3% m/m e –1,5% a/a no ampliado). Às 10h30 o Tesouro publica o edital do leilão de pré-fixados.

Internacional

O Congresso mexicano aprovou ontem um aumento de pelo menos 35% nas tarifas de importação de 1,4 mil produtos de 12 países com os quais não possui acordos comerciais, entre eles Brasil e China. A expectativa é que as novas tarifas entrem em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 (https://tinyurl.com/2bxusgsz e https://tinyurl.com/25wcowk6).

Agenda internacional de dados: Nos EUA, serão publicados os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego e balança comercial de setembro, às 10h30. Teremos ainda dados de estoques no atacado, às 12h.bps.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/yrzhfx7e

Copom

XP Macro: Copom – hold on a little longer (app: https://bit.ly/4atjuYX | desktop: https://tinyurl.com/3tz3wwk2)

XP Macro Strategy: After meeting survey results (https://tinyurl.com/ycxbaf7t)

Estadão: Copom mantém Selic em 15% ao ano pela 4ª vez seguida e empurra corte de juros para 2026 (https://tinyurl.com/2cgtwt49)

Folha: BC mantém Selic em 15% ao ano pela 4ª vez e não sinaliza queda de juros em janeiro (https://tinyurl.com/2yojcuyc)

O Globo: Após BC manter Selic em 15% pela 4ª vez seguida, analistas se dividem sobre início do ciclo de cortes (https://tinyurl.com/24spvjuq)

O Globo: BC evita sinalizações dos próximos passos, mas fala prévia de Galípolo não enterra corte em janeiro, dizem economistas. Entenda (https://tinyurl.com/28dp55te)

Valor: Análise: Copom ajusta linguagem e mantém suspense sobre corte de juros em janeiro (https://tinyurl.com/29ewbezy)

Folha: Falta de indicação sobre corte de juros frustra analistas em decisão do Copom (https://tinyurl.com/28h45w7q)

O Globo: BC não dá sinal de alívio, mas projeções de IPCA colocam corte da Selic mais perto (https://tinyurl.com/269fylhu)

Estadão: Inflação recua e fica perto do teto da meta, mas a batalha do BC ainda não está completa (https://tinyurl.com/29pbelns)

Valor: CNI critica política de juros e prevê desaceleração do PIB no ano que vem (https://tinyurl.com/2cnql6sf)

Anistia/dosimetria

XP Política: Os próximos passos do PL da Dosimetria (app: https://bit.ly/4iOSuoP | desktop: https://bit.ly/4q7bmSu)

G1: PL da Dosimetria: Anistia é pouco provável, diz relator no Senado (https://tinyurl.com/2dk8fqnq)

Estadão: Esperidião Amin pode mudar texto da dosimetria e não descarta incluir anistia (https://tinyurl.com/29mwkwa6)

CNN: PL no Senado avalia se buscará retomar anistia via projeto da dosimetria (https://tinyurl.com/25f63jro)

O Globo: Relator da dosimetria no Senado cogita anistia, mas presidente da CCJ rebate: ‘Seria inconstitucional’ (https://tinyurl.com/2c2smh5d)

Estadão: Governistas vão tentar adiar votação de projeto da dosimetria para 2026 (https://tinyurl.com/2cqepaa2)

Folha: Lula avalia vetar redução de penas de Bolsonaro e de participantes de atos golpistas, dizem aliados (https://tinyurl.com/2ajvfpkb)

Estadão: Lula é alertado sobre chance de ‘acordão’ para anistia a Bolsonaro e pretende vetar redução de pena (https://tinyurl.com/2xwbx3ps)

CNN: Lula recebe senadores em meio ao avanço da dosimetria no Congresso (https://tinyurl.com/25bccw2p)

CNN: Ala do STF discorda do PL da Dosimetria, mas se vê de “mãos atadas” (https://tinyurl.com/2yu6jc6p)

Folha: Relator da redução de penas no Senado se diz pró-anistia e afirma que perdão é decisão política (https://tinyurl.com/2czo3wvb)

O Globo: Lula cobra ministros a se manifestarem contra redução de pena de Bolsonaro, e Planalto aposta em veto (https://tinyurl.com/2d9acree)

Estadão: Senador da oposição é escolhido para ser relator de projeto que reduz pena por tentativa de golpe (https://tinyurl.com/285bsw2d)

O Globo: PL da Dosimetria permite que condenados por coação, atentados à soberania e a meios de transporte saiam mais rápido da prisão (https://tinyurl.com/2a2uny6r)

2026

Valor: Flávio busca avançar com candidatura mesmo sem apoio de partidos do Centrão (https://tinyurl.com/235cwovo)

O Globo: Partidos do Centrão defenderam nome de Tarcísio em reunião e deram ultimato a Flavio: ‘É Dosimetria ou nada’ (https://tinyurl.com/2cqd59cm)

Estadão: Flávio leva carta de Eduardo ao pai na prisão e Michelle pede perdão por crise; leia bastidor (https://tinyurl.com/243o2mzq)

Folha: Pré-candidato a presidente, Ratinho Jr lança campanha voltada à segurança (https://tinyurl.com/25ef2f88)

O Globo: Motta renova aceno ao bolsonarismo e afasta a esquerda, mas evita rompimento por apoio de Lula em 2026 (https://tinyurl.com/29agp96o)

Estadão: Kassab deixará governo Tarcísio até o final do ano para se dedicar às eleições (https://tinyurl.com/29lwucp2)

O Globo: Além de Derrite e Kassab, outros secretários devem deixar gestão Tarcísio de olho nas eleições (https://tinyurl.com/2bjem9tr)

Estadão: Motta opera manobra que pode ser um presente para Eduardo Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/25vct27d)

CNN: Paraná Pesquisas: 64,2% aprovam governo Tarcísio em SP; 31,4% desaprovam (https://tinyurl.com/23lvxaw2)

Correios

Folha: Governo Lula descarta aporte de recursos próprios nos Correios em 2025 (https://tinyurl.com/2ck4m9r5)

Valor: Correios avançam em empréstimo bancário (https://tinyurl.com/2buejt7l)

Estadão: Empréstimo aos Correios de até R$ 15 bi deve sair na próxima semana, com juro próximo a 120% do CDI (https://tinyurl.com/2dyt2job)

Folha: Correios abrem consulta para atrair novos bancos, e empréstimo pode cair a R$ 12 bi (https://tinyurl.com/27xy4emj)

O Globo: Caixa tenta acelerar empréstimo a Correios após governo descartar aporte em 2025 (https://tinyurl.com/27dx388s)

Estadão: Haddad diz que um dos caminhos para os Correios é aporte, mas dentro do arcabouço fiscal (https://tinyurl.com/22yz8nd2)

Outras de fiscal

Estadão: Câmara sinaliza votação nesta semana de corte de benefícios fiscais e governo Lula fica otimista (https://tinyurl.com/23ylrpsq)

Valor: Cripto pode trazer arrecadação extra de até R$ 5 bi em IOF (https://tinyurl.com/2bsyxsyu)

Valor: Corte mantém ICMS e PIS/Cofins no cálculo do IPI (https://tinyurl.com/2c7ln23v)

Folha: STJ ignora ‘tese do século’, valida ‘imposto sobre imposto’ e mantém ICMS e PIS/Cofins na base do IPI (https://tinyurl.com/2bl9mjju)

Valor: STJ permite que Fazenda possa determinar a base de cálculo do ITCMD (https://tinyurl.com/29upmfq4)

Estadão: Goiás encerra regime de recuperação fiscal e avança para renegociar a dívida com a União via Propag (https://tinyurl.com/2abdwh2e)

Bolsonaro

CNN: Moraes avalia determinar perícia médica em Bolsonaro (https://tinyurl.com/29czmm3d)

Estadão: Defesa de Bolsonaro pede que STF dispense autorização para visitas de Michelle e filhos na PF (https://tinyurl.com/26kmha4k)

O Globo: Custo de quase R$ 1 milhão: Justiça suspende benefícios vitalícios que Bolsonaro usufrui por ser ex-presidente (https://tinyurl.com/2aax42er)

Dividendos

O Globo: Empresas criam onda de aumentos de capital para evitar tributação de lucros acumulados (https://tinyurl.com/2avh9fmr)

Escala 6×1

O Globo: Fim da escala 6×1: avanço de PEC no Senado foi surpresa para governo, que mudará estratégia e apoiará texto (https://tinyurl.com/2b6ls4r2)

Estadão: Comissão do Senado aprova PEC do fim da jornada 6×1, com regra de transição; texto vai ao plenário (https://tinyurl.com/2deomvm5)

Folha: Comissão do Senado aprova fim da escala 6×1 em votação relâmpago sem combinar com o governo (https://tinyurl.com/2aq9nda8)

O Globo: Fim da escala 6×1: entenda textos discutidos na Câmara e no Senado e próximos passos (https://tinyurl.com/26jl6mm3)

CNN: CNI reage à PEC com fim da escala 6×1: “inoportuna e eleitoreira” (https://tinyurl.com/26qltswl)

Brasil/EUA

Estadão: Lula e Trump tiveram conversas construtivas sobre comércio, diz representante dos EUA (https://tinyurl.com/24a8r576)

O Globo: Gostaríamos de ter uma relação melhor com o Brasil, diz Representante Comercial dos EUA (https://tinyurl.com/2925khpl)

Brasil/México

Estadão: México aprova aumento de tarifas de até 50% sobre importações do Brasil, China e outros 10 países (https://tinyurl.com/2bxusgsz)

Energia

Poder: Comissão da Câmara avalia isenção de bandeiras tarifárias de energia (https://tinyurl.com/22hppa7d)

Estadão: Energia solar deve crescer menos em 2026 com cortes de geração e taxa de juros alta (https://tinyurl.com/25mndb6j)

O Globo: Aneel cobra explicações da Enel por quedas de energia e alerta que falhas podem levar à perda da concessão (https://tinyurl.com/2955lgay)

Valor: Axia Energia inicia obras em linhas de transmissão que somam R$ 3,6 bi em investimentos (https://tinyurl.com/26gq6c5s)

STF/Congresso

Folha: Gilmar faz acordo com Senado e suspende restrição a impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/286epho5)

CNN: Cúpulas de STF e Senado fizeram acordo por adiamento da Lei do Impeachment (https://tinyurl.com/27jguw7k)

O Globo: Conversas com Senado antecederam ajuste de Gilmar em decisão sobre Lei do Impeachment (https://tinyurl.com/2bjz7xdv)

Estadão: CCJ do Senado adia votação de projeto que trata de impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/2dbs6nlt)

CNN: Com aval de Alcolumbre, revisão de Lei do Impeachment fica para 2026 (https://tinyurl.com/29g3d67d)

Valor: Supremo começa a julgar ações sobre lei do marco temporal (https://tinyurl.com/23cpkyrb)

O Globo: Um dia após avanço no Senado, STF ouve argumentos de indígenas e ruralistas sobre marco temporal (https://tinyurl.com/2d74jbrz)

Axia

O Globo: STF retoma julgamento de acordo do governo com Eletrobras que pode destravar R$ 2,4 bi para Eletronuclear (https://tinyurl.com/2d8wowca)

Salário mínimo

O Globo: Governo confirma que salário mínimo será reajustado em 6,79% em 2026, chegando a R$ 1.621. Saiba o que muda com o novo valor (https://tinyurl.com/2adu72t8)

Segurança

G1: Senado aprova Projeto Antifacção para combate ao crime organizado; texto volta à Câmara (https://tinyurl.com/2dkbanwm)

Estadão: Senado aprova PL Antifacção com penas mais duras e financiamento de bets contra crime organizado (https://tinyurl.com/2b5w3x88)

O Globo: Projeto Antifacção avança no Senado com verbas de até R$ 30 bi das bets e penas mais duras para chefes do crime; veja os pontos (https://tinyurl.com/24w9kkb3)

O Globo: Governo atua para manter versão do Senado do projeto Antifacção na Câmara, mas deputados reagem (https://tinyurl.com/24nftaoq)

O Globo: Punições mais duras, tributo sobre bets e novo tipo penal: veja o que muda com Lei Antifacção aprovada pelo Senado (https://tinyurl.com/2dg98elz)

Valor: Relator inclui redução da maioridade penal em parecer da PEC da segurança (https://tinyurl.com/2cvz5n37)

Motoristas de aplicativo

Folha: Relator propõe valor mínimo por corrida e previdência obrigatória para motorista de aplicativo (https://tinyurl.com/2xz8hu2o)

Estadão: Projeto propõe ganho mínimo de R$ 8,50 para motoristas de apps e retenção de até 30% pelas empresas (https://tinyurl.com/2bpwdpz7)

Governo/Congresso

Folha: Governo inicia pagamento do Auxílio Gás de dezembro para 4,41 milhões de famílias (https://tinyurl.com/24wefotd)

Estadão: Oposição aciona TCU contra campanhas do governo Lula que atacam Congresso (https://tinyurl.com/22soj3k3)

Folha: Lula diz que desavença na Câmara é própria da democracia, após Glauber ser retirado à força de plenário (https://tinyurl.com/2yxtaxk7)

O Globo: Marco regulatório da Inteligência Artificial deve ir a votação na Câmara dos Deputados ainda este ano (https://tinyurl.com/2alksd7w)

Folha: Hugo Motta virou refém da ultradireita, diz vice-líder do governo Lula (https://tinyurl.com/2dqy9uvl)

XP Política: Lula: Estou surpreso com a quantidade de entregas que estamos fazendo (app: https://bit.ly/3XNuSr2 | desktop: https://bit.ly/4oOSciW)

Valor: Câmara poupa os mandatos de Zambelli e Glauber (https://tinyurl.com/22ykx444)

Combustíveis/Devedor contumaz

O Globo: Fazenda espera já ter resultados contra devedores contumazes no primeiro semestre (https://tinyurl.com/2awm4qmf)

O Globo: Setor de combustível vê avanço histórico com marco contra devedores contumazes (https://tinyurl.com/2a3h4vzg)

Folha: Código de Defesa do Contribuinte dá poderes inéditos ao Estado contra devedor contumaz (https://tinyurl.com/243zyp88)

Estadão: Haddad comemora aprovação do PL do devedor contumaz e diz que é boa notícia para contribuinte sério (https://tinyurl.com/23saeob9)

Agro

Globo Rural: Ampliação da renegociação de dívidas rurais enfrenta resistências do governo e de bancos (https://tinyurl.com/26t9grcx)

Globo Rural: Produtores gaúchos pedem simplificação de regras para acessar renegociação (https://tinyurl.com/27w9s9mo)

Folha: Falta de chuva e avanço do greening reduzem estimativa da safra de laranja (https://tinyurl.com/2bzahqvz)

Globo Rural: Abate de bovinos, suínos e frango teve alta no terceiro trimestre (https://tinyurl.com/2c2b59df)

Globo Rural: Ciclone perde força, mas quinta-feira ainda deve ser de chuva forte no Brasil (https://tinyurl.com/25mdrnbu)

Globo Rural: Preço da soja sobe em Chicago enquanto demanda segue em baixa (https://tinyurl.com/28r5djj8)

Globo Rural: Em forte alta, cacau sobe mais de 5% na bolsa de Nova York (https://tinyurl.com/22leyp9r)

Folha: Com crédito curto e juro alto, produtor eleva autofinanciamento (https://tinyurl.com/23ugc6jd)

PR

Folha: Paraná avança para privatizar a Celepar, primeira estatal de TI do Brasil (https://tinyurl.com/2am5hvrj)

Master

O Globo: Revelações sobre ministros afundam Supremo na crise do Master (https://tinyurl.com/2yrrvxkp)

CVM

Valor: CVM divulga agenda regulatória de 2026 com foco em ‘crowdfunding’ e fundos de investimento (https://tinyurl.com/2dm874zr)

Internacional

Valor: Dividido, Fed reduz juros e indica pausa na flexibilização (https://tinyurl.com/2bm29vpv)

Folha: Nova decisão sobre juros do Fed mostra divisão interna sobre próximos passos (https://tinyurl.com/26edqpd2)

Valor: Eu teria votado contra corte no juro, diz ex-Fed (https://tinyurl.com/28ncwmbn)

Valor: Trump busca reagir a alta de custo de vida que ameaça sua vitória na eleição de 2026 (https://tinyurl.com/2ynkg2en)

Valor: EUA apreenderam navio petroleiro na costa da Venezuela, diz Trump (https://tinyurl.com/2cbo9puk)

Estadão: Tarifas de Trump: Suíça confirma redução retroativa, com novo teto tarifário de 15% (https://tinyurl.com/23y34d47)

O Globo: México aprova sobretaxas de até 50% sobre importações da China e de outros países asiáticos (https://tinyurl.com/25wcowk6)

Valor: FT: UE corre para contornar Orbán em questão sobre ativos russos antes de reunião do bloco (https://tinyurl.com/2culgluy)

Valor: FMI pede à China que corrija ‘desequilíbrios econômicos’ (https://tinyurl.com/2bupy44o)

Folha: SpaceX, de Musk, mira mais de US$ 25 bilhões em IPO em 2026, diz agência (https://tinyurl.com/23z8xe4k)

Folha: Argentina se prepara para voltar aos mercados globais com venda de títulos em dólar (https://tinyurl.com/2cr2exby)

O Globo: Argentina capta US$ 1 bilhão com emissão de título em dólares a uma taxa anual de 9,26% ao ano (https://tinyurl.com/2ym2n27a)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.