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Lojas Renner (LREN3): Resultado do 3º trimestre abaixo do esperado

A Lojas Renner reportou os resultados do 3T25. Veja nossa visão sobre o resultado.

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A Lojas Renner apresentou resultados mais fracos no 3º trimestre, com desaceleração mais acentuada das vendas mesmas lojas (SSS) e EBITDA abaixo do esperado, impactado por maiores despesas com vendas. Embora reconheçamos que o clima teve um papel importante para conter o crescimento da receita, os resultados devem aumentar as preocupações dos investidores sobre as perspectivas de crescimento da LREN, especialmente considerando que a empresa já possui a maior produtividade entre os pares, a proposta de valor da CEAB/GUAR está em constante melhoria, e o clima deve continuar sendo um fator adverso de curto prazo. Além disso, a LREN não detém mais a maior margem bruta no setor de vestuário, posição agora ocupada pela GUAR, enquanto uma estrutura pesada de SG&A tem impedido a empresa de ter maior flexibilidade para lidar com os desafios da receita. Esperamos uma reação negativa das ações amanhã, pois os investidores provavelmente adotarão uma postura mais conservadora em relação à dinâmica de crescimento da empresa, o que pode também levar a uma desvalorização das ações. Contudo, observamos que as ações já estão sendo negociadas com desconto em relação aos pares, então o movimento de amanhã pode refletir apenas revisões para baixo nos lucros devido ao resultado abaixo do esperado.

Desempenho decepcionante das vendas mesmas lojas devido a desafios climáticos. As vendas líquidas consolidadas cresceram 5% em relação ao ano anterior, enquanto o varejo apresentou uma forte desaceleração das vendas mesmas lojas (para +3%, contra expectativa de +5%) devido a condições climáticas desfavoráveis, enquanto as vendas da Realize cresceram 6%, com a carteira de crédito (excluindo efeitos contábeis de 4.966) permanecendo estável em um cenário ainda restritivo para concessão de crédito. Analisando o varejo mais detalhadamente, a LREN estimou um impacto de 2 a 3 pontos percentuais no trimestre devido ao clima (o que aproximaria as vendas mesmas lojas da empresa às dos pares, embora ainda atrás), e destacou que o crescimento nas regiões mais quentes foi muito superior à média, além de a gestão ter implementado acompanhamentos e pontos de decisão mais frequentes para mitigar futuros impactos climáticos.

Melhora na margem bruta compensada por aumento no SG&A. No varejo, a margem bruta aumentou 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, pois os aumentos de preços e a redução do estoque antigo na Renner, combinados com maior penetração de marca própria na Camicado, compensaram maiores descontos na Youcom. No entanto, maiores despesas com SG&A, principalmente relacionadas a pacotes de benefícios para funcionários e custos de ocupação mais altos, fizeram com que a margem EBITDA ajustada do varejo (IFRS, excluindo créditos fiscais) caísse 0,5 pontos percentuais, resultando em um EBITDA ajustado 7% abaixo da expectativa. Vale destacar que a empresa iniciou um plano de eficiência de despesas para buscar economias no SG&A. Na Realize, o EBITDA ajustado foi de R$ 80 milhões, 34% acima da nossa expectativa, devido a receitas maiores, levando o EBITDA consolidado a ficar 4% abaixo da nossa projeção. Por fim, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 257 milhões (excluindo um efeito fiscal de R$ 23 milhões), estável em relação ao ano anterior, enquanto o fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 473 milhões, com forte melhora anual de 62%, impulsionada por melhores tendências no capital de giro, principalmente em contas a receber e fornecedores.

Pontos interessantes a destacar: i) A participação do cartão Private Label da Renner nas vendas caiu 1,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, devido a uma campanha de cashback mais curta, mas permaneceu estável em relação ao trimestre anterior; ii) O ticket médio subiu 3%, após alta de 6% no 2º trimestre; iii) A empresa reiterou a previsão de abertura de 30 a 37 lojas no ano, destacando que o desempenho das novas lojas está acima da média.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 10h – link

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