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Data Expert | Carrinho XP: Folia ou cinzas? Entenda como o Carnaval pode afetar o varejo

Nesta edição do Carrinho XP, trazemos as principais leituras do que esperar do Carnaval de 2024.

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Desmascarando as tendências das varejistas no Carnaval 2024

Nesta edição do Carrinho XP, compartilhamos nossas percepções sobre as expectativas dos varejistas em relação às tendências do varejo para o Carnaval de 2024. Em relação à demanda, apesar do cenário macro desafiador, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera que as vendas cresçam 10% A/A, atingindo R$ 9 bilhões e superando os níveis pré-pandemia pela primeira vez. Quanto às categorias, notamos que empresas de vestuário como a CEAB, GUAR e LREN lançaram coleções temáticas, ao passo que, no setor da beleza, a NTCO oferece descontos de até 50%. Em relação ao varejo alimentar, o Carnaval promete ser um vento positivo, gerando um maior reabastecimento do canal B2B e potencialmente maiores volumes para os players de atacarejo, com Muffato, Atacadão e Roldão com ofertas dedicadas ao evento.

O Brasil está pronto para a festa. Depois de uma temporada de fim de ano um pouco desanimadora, com a Black Friday e o Natal abaixo das expectativas (leia mais aqui), os varejistas brasileiros voltam sua atenção para o carnaval que se aproxima, com previsões da CNC antecipando R$ 9 bilhões em vendas (+10% A/A), ultrapassando pela primeira vez os níveis pré-pandemia (R$ 8 bilhões em 2020). Além disso, a CNC estima um aumento anual de +19% nos gastos dos turistas estrangeiros. No entanto, acreditamos que a exposição dos players listados deve ser um pouco limitada, uma vez que o turismo e os serviços devem ser os principais impulsionadores do aumento.

A beleza e o vestuário estão de volta na pista. Na preparação para o evento, os varejistas brasileiros estão reformulando estrategicamente suas ofertas, apresentando coleções vibrantes, promoções atrativas e espaços dedicados nas lojas. Nesse sentido, a Lojas Renner se destaca com a coleção de Carnaval mais completa, com 130 itens que variam de R$ 16 a R$ 260, seguida da C&A, com a coleção "Do Bloco ao Baile" com 64 itens (+33% em relação ao ano passado), com preços entre R$ 16 e R$ 200, e da Riachuelo, com 24 itens inspirados no evento, que variam de R$ 50 a R$ 160. Já a Shein lançou uma coleção de carnaval com 85 itens em parceria com a Anitta, com preços que variam de R$22 a R$131. O setor de beleza também aderiu à festa, com Natura e Avon oferecendo descontos especiais (de até -50%) para maquiagens vibrantes, enquanto O Boticário criou novos produtos e aumentou suas ações de marketing em 40% A/A.

Um brinde às varejistas alimentares. Em relação às varejistas alimentares, esperamos que o Carnaval seja um vento positivo pro setor, causando forte movimento de estocagem do canal B2B e potencialmente maiores volumes para o players de atacarejo, enquanto a deflação alimentar continua a perder força. Em relação a categorias, bebidas alcóolicas e carne devem ser as mais demandadas, com o setor esperando vendas +10-15% acima na comparação anual do evento respectivamente, enquanto a Nielsen espera que as vendas de cerveja melhorem fortemente vs. 2023. Além disso, é interessante notar que o Roldão Atacadista estima que suas vendas cresçam +15% A/A durante o feriado, enquanto notamos que a companhia, junto de players como Grupo Muffato e Atacadão, tem ofertas dedicadas ao evento nos seus canais digitais. 

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