Saiba quando e como contratar cada tipo de seguro

Antes de contratar um seguro, é importante sempre ter muito claro o motivo pelo qual você está buscando essa proteção.


Compartilhar:


Antes de contratar um seguro, é importante sempre ter muito claro o motivo pelo qual você está buscando essa proteção.

Entre os diversos motivos para se contratar uma apólice, destacamos alguns dos principais abaixo.

Proteção Pessoal

Um evento inesperado pode impactar a sua vida pessoal e estabilidade financeira. Para que você possa manter seu padrão de vida, mesmo que precise diminuir o ritmo, são recomendadas as coberturas de proteção em vida, como invalidez por acidentes e diagnóstico de doenças graves.

Proteção Familiar

Para clientes com dependentes financeiros, além das proteções em vida, que mitigam o risco de uma eventual perda de renda, também são recomendadas coberturas de morte (por qualquer causa e acidental). Desta forma, caso o pilar financeiro da família venha a faltar, os dependentes terão um período maior para poderem se recompor financeiramente.

Proteção Patrimonial

Para clientes que já conquistaram sua independência financeira, um evento de doença grave ou invalidez, apesar de não necessariamente impactar a geração de renda, pode gerar altos custos que faça com que parte considerável do patrimônio construído precise ser utilizada. Desta forma, de maneira similar à proteção pessoal, as coberturas em vida podem ser uma boa alternativa para se proteger.

Além dos riscos pessoais, a alocação de recursos em um seguro resgatável permite que o cliente se proteja em eventuais discussões jurídicas já que seguros de vida têm característica impenhorável de acordo com a legislação brasileira.

Proteção Sucessória

Um processo de inventário, no Brasil, além de burocrático e demorado, gera custos consideráveis. Os seguros resgatáveis permitem , além uma total isenção de impostos, que os recursos sejam pagos de forma rápida e que o cliente decida livremente sobre quem irá receber o benefício.

Como contratar?

Na XP, todos os seguros de vida passam por uma análise prévia das seguradoras.

Para iniciar a contratação, é necessário que o cliente ou seu consultor preencham uma proposta com as informações das coberturas que se deseja contratar, além de informações cadastrais do cliente.

Essa proposta deve então ser enviada à XP Corretora de Seguros, que irá validar as informações e posteriormente encaminhar para a seguradora selecionada. A seguradora irá realizar uma análise do risco e, se achar necessário, pedirá exames e documentos para o cliente. Terminada a análise, a seguradora comunicará à XP Corretora de Seguros sobre sua decisão.

Caso o cliente seja aprovado, a seguradora programa o primeiro débito e, após sua efetivação, a apólice é emitida e as coberturas contratadas são ativadas.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM