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Análise (Crédito): Simpar S.A.

Saiba aqui tudo o que precisa pra tomar sua decisão de investimentos sobre a Simpar S.A.: indicadores operacionais, financeiros e riscos.

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A Simpar é a garantidora de algumas dívidas das empresas JSL, Movida e Vamos. Sendo assim, enxergamos que o risco dessas emissões seja, em última instância, o risco da Simpar.

A Simpar é a holding que controla sete empresas independentes: JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, BBC Leasing, CS Infra e Automob. A empresa possui um forte perfil de negócios e portfólio de serviços diversificado, o que permite que apresente desempenho operacional constante mesmo em ciclos econômicos distintos.

Destaques positivos

  • Portfólio de negócios diversificado.
  • Líder no setor de logística brasileiro.
  • Sólida posição de liquidez.
  • Geração de caixa robusta.

Pontos de atenção

  • Posicionamento agressivo da companhia com alta demanda de capital.
  • Alavancagem relativamente alta.
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Resultados 4T23
Em 2023, a Simpar reportou receita líquida consolidada de R$ 31,8 bilhões (+32,2% A/A), EBITDA ajustado de R$ 8,17 bilhões (+20,1% A/A) e prejuízo líquido de R$ 279,8 milhões (ante lucro líquido de R$ 836,3 milhões em 2022).
No 4T23, os destaques positivos foram: (i) crescimento da receita da Automob (+17% T/T); e (ii) continuidade da JSL em melhorias operacionais através dos esforços de reprecificação e expansão da base de contratos. Os destaques negativos foram: (i) o desempenho ainda fraco dos Seminovos da Movida, aliados aos maiores níveis de depreciação impactando os resultados; e (ii) Vamos com vendas fracas nas concessionárias, em meio à desaceleração do mercado de caminhões/equipamentos.
A rentabilidade da Simpar seguiu pressionada, com prejuízo líquido de R$ 215 milhões no 4T23 vs. lucro líquido de R$ 348 milhões no 4T22, devido (a) ao aumento da depreciação (+75% A/A) e (b) ao aumento de despesas financeiras (+24% A/A).
A dívida bruta atingiu R$ 42,9 bilhões, sendo ~10% no curto prazo, enquanto a posição de caixa foi de R$11,1 bilhões. A relação dívida líquida/EBITDA ficou em 3,7x, abaixo dos seus atuais covenants de 4x.

Quem é a Simpar?

História

A Transportadora Julio Simões Ltda. (hoje JSL) foi fundada em 1956 pelo empresário português Julio Simões para o transporte de produtos agrícolas de Mogi das Cruzes para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Realizou sua primeira aquisição em 1970, ao adquirir a Transcofer, transportadora três vezes maior do que ela própria, especializada no setor siderúrgico.

Nos anos 2000, a empresa tornou-se uma sociedade anônima, alterando sua razão social para Júlio Simões Logística S/A. Sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), atingiu R$ 494,5 milhões, e a empresa estreou na bolsa de valores de São Paulo em 2010, no segmento Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.

Em 2011, a companhia alterou sua razão social mais uma vez para JSL S/A, ao unificar a marca com as empresas Lubiani e Grande ABC, adquiridas nos anos de 2007 e 2008, respectivamente. No ano de 2013, a JSL adquiriu a Trans Rio Sergipe, concessionária da Volkswagen em Aracaju-SE, e a empresa de locação de veículos Movida.

Entre 2015 e 2018, a JSL passou por uma reestruturação e foi dividida em cinco empresas independentes, cada uma em um ramo de atuação diferente: (i) JSL Logística e CS Brasil; (ii) Vamos, Vamos Seminovos, Seminovos JSL e concessionárias Transrio, Volkswagen e Valtra; (iii) Concessionárias Original Volkswagen, Avante Ford e Ponto Fiat; (iv) Movida Locação de Veículos e Movida Seminovos e (v) JSL Leasing.

Em julho de 2020, a companhia passa por uma nova reestruturação ao criar a holding Simpar para consolidar as participações acionárias e a equipe corporativa do grupo, atividade até então realizada pela própria JSL.

Composição Acionária

Fontes

Simpar

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