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Pesquisa XP: Qual é o impacto do coronavírus nas empresas do Brasil?

Saiba as expectativas das companhias nacionais em relação à epidemia que se alastra pelo mundo e vem mexendo com os mercados

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Confirmados oito casos de coronavírus no Brasil e 636 pessoas suspeitas de contágio, uma sondagem realizada pela XP Investimentos, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, com 529 empresas de diversos setores, mostra que 50% das companhias ainda não sentiram impactos da disseminação do novo vírus

A maioria das companhias que responderam à sondagem (68%) espera que a doença tenha no futuro um impacto pequeno ou muito pequeno. Enquanto a expectativa de 18% é de grande repercussão.

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Na contramão da desaceleração econômica esperada, 9% das empresas que reportam algum efeito, no entanto, relataram aumento na demanda. Entre as empresas do setor de saúde que responderam à sondagem (7% do universo da amostra), 33% informaram aumento de demanda.

Até agora, as consequências da chegada do coronavírus estão sendo sentidas de forma mais intensa entre as empresas de grande porte: 22% afirmaram ter tido impacto grande ou muito grande. Entre as empresas de médio porte, 49% relataram não ter sentido efeitos e outros 40% verificaram impacto pequeno ou muito pequeno.

A menor influência da disseminação do vírus foi registrada entre micro e pequenas empresas: 53% responderam não ter sofrido impacto e outros 46% relataram efeitos pequenos ou muito pequenos. 

Observamos também que as companhias, em linhas gerais, não esperam grande impacto para o futuro de seus negócios. Apenas 21% dos respondentes ter preocupação grande ou muito grande sobre o assunto.

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Demanda postergada

O efeito mais frequente entre aqueles reportados foi o adiamento da demanda (25%), seguido pelo atraso na entrega por parte de fornecedores, mas sem influência na produção (21%) e por atrasos que afetaram a produção (15%).

Um dado que pode influenciar o mercado de turismo e viagens é o fato de que, entre as medidas de prevenção, a mais citada foi a redução de participação em eventos e atividades em que haja aglomeração (19%) e a diminuição no número de viagens de funcionários, além do estímulo às reuniões à distância (14%).

O trabalho home office apareceu em 10% das respostas sobre medidas preventivas das companhias por causa da ameaça de contágio pelo coronavírus. 

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