XP Expert

News XPress – 08/01/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

Na manhã desta quinta-feira será realizada cerimônia alusiva aos três anos do 8 de Janeiro no Palácio do Planalto. Segundo o Valor, o presidente Lula irá de fato aproveitar a ocasião para assinar o veto ao PL da Dosimetria – a decisão teria sido tomada após a confirmação de que os presidentes da Câmara e do Senado não estarão presentes na solenidade, uma vez que auxiliares presidenciais defendiam reservar a assinatura do veto para um outro momento, para não constranger os chefes do Legislativo na cerimônia. Com isso, Lula se voltará aos militantes que acompanharão o ato do pátio externo do Planalto, por meio de um telão, diante da avaliação que a data amplifica o simbolismo do gesto (https://tinyurl.com/5n6rmm83). Já a Folha reporta que, caso o Congresso derrube o veto, o texto será alvo de disputa no STF, mas que o mais provável é que um partido da base aliada do governo acione a Corte, e não o Executivo (https://tinyurl.com/4xsv6w2y).

A CNN afirma que, na visão de Hugo Motta e Davi Alcolumbre, a cerimônia se trata de um “ato de governo”, que tende a ser transformado em um ativo eleitoral para o presidente Lula, mas que o chefe do Executivo não seria “deselegante” em assinar o veto na solenidade caso a cúpula do Congresso estivesse presente (https://tinyurl.com/cbyf2mty). Ao jornal, o presidente da Câmara minimizou a ausência na cerimônia, ressaltando que agendas “pessoais e políticas” na Paraíba vão impedir sua presença no evento, mas que a “relação com o governo continua respeitosa, institucional e guiada pela responsabilidade com o país” (https://tinyurl.com/mrx54u5e).

Ainda sobre temas ligados ao governo, o G1 reporta que, com a provável saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça, Lula tem sido aconselhado a criar o Ministério da Segurança Pública (https://tinyurl.com/27txnwfp). Uma ala do PT, em carta direcionada ao presidente da sigla, Edinho Silva, sugeriu três nomes para chefiar a nova pasta: o ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a deputada federal e delegada de polícia, Adriana Accorsi, e o ex-ouvidor da Polícia de SP e secretário de diversas Prefeituras do PT, Benedito Mariano (https://tinyurl.com/26uu644j). Em linha com o que já havia sido noticiado, a CNN registra que Vinícius de Carvalho, da CGU, e Andrei Rodrigues, atual delegado-geral da PF, são cotados para substituir Lewandowski na Justiça (https://tinyurl.com/27qwenbz). O Valor, por outro lado, sustenta que o atual ministro da Educação, Camilo Santana, tem sido mencionado no entorno de Lula como ideal para o cargo (https://tinyurl.com/yc3f5tpc).

Destaque também para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ontem foi ao hospital DF Star, em Brasília, para ser submetido a exames em virtude da queda que sofreu na cela em que está preso na Superintendência da Polícia Federal (https://tinyurl.com/2tec2rrh). Os exames foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes algumas horas antes, após novo pedido da defesa detalhando os procedimentos necessários (https://tinyurl.com/2yd6w744). De acordo com o médico Brasil Ramos Caiado, os exames identificaram apenas lesões em partes moles, sem qualquer comprometimento intracraniano, acrescentando que a lesão não é preocupante (https://tinyurl.com/bdc6uudr).

A CNN ainda registra que aliados de Bolsonaro estão preocupados com o impacto que seus problemas médicos estão causando e com a capacidade do ex-presidente de ser o grande condutor da direita no processo eleitoral, diante da avaliação que o ex-presidente está desconectado da política devido aos sucessivos episódios que demandam atenção médica (https://tinyurl.com/32rwfsax). Além disso, a Folha traz declaração do presidente do PP, Ciro Nogueira, na qual coloca como “irreversível” a candidatura do senador Flávio Bolsonaro e descarta as chances de o governador Tarcísio de Freitas concorrer ao Planalto (https://tinyurl.com/deh8cfh7).

Por fim, o Valor reporta que o presidente Lula teve conversas sobre a Venezuela com ao menos três assessores, mas de forma preliminar, e que uma reunião ampliada sobre o tema ainda deve ser marcada. De acordo com a nota, essas primeiras conversas serviram principalmente para atualizar o chefe do Executivo sobre a situação no país vizinho, mas não houve nenhuma correção de rumos no discurso do governo. Assim, a ordem é insistir na defesa da soberania da Venezuela, como forma de evitar que isso sirva de precedente para novas invasões dos Estados Unidos no continente, e na visão que Nicolás Maduro, foi “sequestrado”, e não “capturado” (https://tinyurl.com/duk3py2r).

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia alusiva aos três anos dos atos do 8 de Janeiro, às 10h. Na parte da tarde, recebe Rui Costa (Casa Civil), Dario Durigan (ministro da Fazenda em exercício) e Jorge Messias (AGU), às 14h40, e Camilo Santana (Educação), às 16h. Haddad segue de férias até o próximo dia 11.

Agenda BCB: Presidente e diretores não têm agendas públicas ou com o mercado hoje.

Agenda local de dados: Às 8h a FGV divulga o IGP-DI de dezembro (exp. 0,18% m/m e -1,15% a/a). Às 9h o IBGE publica a PIM de novembro (Consenso: 0,1% m/m e -1,0% a/a; XP: -0,1% m/m e -1,3% a/a). Às 10h30 o Tesouro divulga os editais do primeiro leilão de pré-fixados do ano.

Internacional

O presidente Donald Trump afirmou ontem que toda a receita petrolífera da Venezuela será usada exclusivamente para a compra de produtos americanos (https://tinyurl.com/cb7fmuks). Trump também confirmou que falou por telefone com Gustavo Petro e disse que foi uma “grande honra” conversar com o presidente da Colômbia, “que telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências que temos tido” (https://tinyurl.com/eh85yprf). A imprensa ainda reporta que a Casa Branca espera que a captura de Nicolás Maduro acelere a queda do regime em Cuba (https://tinyurl.com/yc6xy4vj).

Agenda internacional de dados: No Japão, os rendimentos do trabalho subiram 0,5% a/a em novembro (exp. 2,3%). Na Zona do Euro, o PPI variou -1,7% m/m e 6,3% a/a (exp. -1,7% m/m e 6,4% a/a) em novembro, com a taxa de desemprego caindo 0,1 pp no mês para 6,3%. Na Alemanha, as encomendas às fábricas subiram 5,6% m/m em novembro (exp. -1,0%).

Nos EUA, às 10h30 teremos os pedidos semanais de seguro desemprego, o dado preliminar de custo unitário do trabalho do terceiro trimestre e os dados da balança comercial de outubro. Às 12h serão divulgados os dados finais do estoque do atacado de outubro e às 17h teremos os dados de crédito de novembro. Na agenda de fedspeakers, Stephen Miran fala hoje às 10h e às 12h.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2t5asv4b

EUA-Venezuela

Folha: Trump e petrolíferas dos EUA se reunirão na sexta-feira para debater Venezuela, anuncia Casa Branca (https://tinyurl.com/47rcvffp)

Valor: Renda de Caracas com petróleo só poderá comprar produtos dos EUA, diz Trump (https://tinyurl.com/cb7fmuks)

Valor: Governo Trump exige que Venezuela deixe de vender petróleo para Rússia e China (https://tinyurl.com/9mj3kysf)

Folha: Anúncio de Trump de entrega de petróleo venezuelano para EUA irrita China e faz preços caírem (https://tinyurl.com/2s35nn3p)

Valor: Governo Trump tem um plano de três etapas para a Venezuela, anuncia Rubio (https://tinyurl.com/ympp3k4h)

O Globo: Apropriação de barris, controle da venda e mercado para empresas americanas: como Trump quer usar o petróleo da Venezuela (https://tinyurl.com/3s2s82fx)

Valor: Lula mantém silêncio em público sobre Venezuela (https://tinyurl.com/duk3py2r)

Valor: Chegada de venezuelanos ao Brasil não deve acelerar, dizem especialistas (https://tinyurl.com/yc7fxxdt)

Outras de internacional

CNN: Trump confirma ligação com Petro e prevê encontro: “Grande honra” (https://tinyurl.com/eh85yprf)

Valor: Casa Branca de Trump aguarda agora ‘queda inevitável’ do regime em Cuba (https://tinyurl.com/yc6xy4vj)

Valor: Rubio se reunirá com líderes da Dinamarca, na próxima semana, para discutir Groenlândia (https://tinyurl.com/yk7vnde2)

Estadão: Trump: Tomarei medidas para proibir que grandes investidores comprem mais casas unifamiliares (https://tinyurl.com/2szvekkb)

Valor: Trump retira EUA de 31 entidades relacionadas às Nações Unidas (https://tinyurl.com/y2skzssw)

Folha: Trump diz duvidar que aliados da Otan apoiem EUA em caso de necessidade (https://tinyurl.com/yk54nv58)

Bloomberg: China to Approve Nvidia H200 Purchases as Soon as This Quarter (https://tinyurl.com/ntc4edpy)

Folha/BBC: Protestos contra governo no Irã se espalham por mais de metade das províncias do país, segundo análise da BBC (https://tinyurl.com/97f8jrnw)

O Globo: Argentina fecha acordo de US$ 3 bi com bancos para pagar dívida (https://tinyurl.com/yurn4fjm)

8 de janeiro/PL da Dosimetria

Valor: Lula vai assinar veto ao PL da dosimetria em ato pelo 8 de janeiro (https://tinyurl.com/5n6rmm83)

Folha: Planalto deve deixar para partido da base ida ao STF contra derrubada de veto de Lula a PL da Dosimetria (https://tinyurl.com/4xsv6w2y)

CNN: 8/1: Planalto minimiza ausências de Hugo e Alcolumbre em ato (https://tinyurl.com/32dke7hb)

CNN: Cúpula do Congresso vê evento alusivo ao 8/1 como “ato de governo” (https://tinyurl.com/cbyf2mty)

O Globo: A cautela de Fachin com o evento de Lula sobre os 3 anos dos atos golpistas (https://tinyurl.com/yck6kbrk)

Governo/Congresso

Folha: Lula vai na contramão de Bolsonaro e aposta em pressão da rua contra Congresso (https://tinyurl.com/2z47vau6)

CNN: À CNN, Hugo diz que relação da Câmara com o governo segue “respeitosa” (https://tinyurl.com/mrx54u5e)

O Globo: Lula faz aceno a Hugo Motta e cria instituto federal em reduto eleitoral do presidente da Câmara (https://tinyurl.com/mt4s3xj5)

Estadão: Brasil não está em outro patamar porque sempre usou o termo ‘gasta-se muito’, diz Lula (https://tinyurl.com/2ecfnsrw)

XP Política: Lula: Aqueles que estão apostando contra o Brasil vão continuar errando (app: https://bit.ly/4q8ewpb | desktop: https://tinyurl.com/4ynb89by)

G1: Lula é aconselhado a aproveitar saída de Lewandowski para criar Ministério da Segurança Pública (https://tinyurl.com/8m4yu263)

Valor: Aliados de Lula citam Camilo como perfil para substituir Lewandowski no Ministério da Justiça (https://tinyurl.com/yc3f5tpc)

CNN: Ala do PT resiste a Andrei Rodrigues em ministério (https://tinyurl.com/yc5wzzd3)

Estadão: Marinho: É possível aprovar fim da escala 6×1, mas é preciso mobilização para convencer Congresso (https://tinyurl.com/3vvjvnaj)

Folha: Núcleo do PT indica a Lula nomes do partido para Ministério da Segurança Pública (https://tinyurl.com/yum7add6)

O Globo: Lula sanciona lei que acaba com descontos automáticos no INSS e veta uso de dinheiro público para ressarcimentos (https://tinyurl.com/y524f9f2)

Valor: Receita estima arrecadar R$ 1,5 bilhão com atualização do valor de bens imóveis (https://tinyurl.com/yvkdx5cc)

2026

Folha: Ciro Nogueira descarta Tarcísio na Presidência, e PP concentra aposta em Flávio (https://tinyurl.com/deh8cfh7)

Valor: Calendário eleitoral antecipa costuras e tensiona oposição (https://tinyurl.com/mrx9cp48)

Estadão: Lula estimula antigos aliados a se candidatarem para ter nomes de peso no Congresso e no governo (https://tinyurl.com/yk28n36h)

XP Política – Monitor de redes: Oposição foca em estado de saúde de Bolsonaro e STF; menções sobre Venezuela arrefecem (app: https://bit.ly/4qAkY8c | desktop: https://tinyurl.com/yfte5k7h)

G1: Ipsos: 45% dizem que crime e violência são as principais preocupações dos brasileiros (https://tinyurl.com/z3unjenr)

Bolsonaro

CNN: Aliados veem Bolsonaro desconectado da política (https://tinyurl.com/32rwfsax)

Folha: Bolsonaro é levado a hospital para exames após autorização de Moraes (https://tinyurl.com/mdbpkbw5)

O Globo: Bolsonaro deixa hospital após exames e retorna à prisão na PF (https://tinyurl.com/2tec2rrh)

Folha: Bolsonaro caiu ao tentar andar e teve traumatismo craniano leve, diz médico (https://tinyurl.com/bdc6uudr)

Estadão: Michelle critica Moraes por demora em liberar Bolsonaro ao hospital e fala em ‘sangue nas mãos’ (https://tinyurl.com/2e6hxwcu)

O Globo: PF diz ao STF que não consegue reduzir ruído de ar-condicionado em sala de Bolsonaro (https://tinyurl.com/55hsc8wu)

Valor: Moraes anula sindicância sobre assistência médica a Bolsonaro e manda PF ouvir presidente do CFM (https://tinyurl.com/2ajt6suv)

MG

O Globo: Prestes a deixar o cargo, Zema amplia benefício de proteção policial a ex-governadores (https://tinyurl.com/25xjezhk)

Acordo UE-Mercosul

Folha: Alemanha acredita que Itália aceitará acordo entre UE e Mercosul (https://tinyurl.com/ytn9u6av)

Preços

XP Macro & XP Macro Strategy: What to Expect from the December IPCA (https://tinyurl.com/3p66z43v)

Valor: Preços em baixa derrubam índice de commodities (https://tinyurl.com/2p5j732j)

CNN: Itaipu vai investir R$ 1,5 bi em 2026 para manter tarifa de 2024 (https://tinyurl.com/4zpchhmb)

Valor: Exclusivo: Nova regra de ICMS-ST já causa problemas no varejo em SP; risco é de alta de preços (https://tinyurl.com/y435ehcn)

Mercado de trabalho

Valor: Ainda firme, emprego em 2026 deve começar a dar sinais de ‘fadiga’ (https://tinyurl.com/3v6cmty5)

Valor: Eleição deve ter pouco efeito no mercado de trabalho (https://tinyurl.com/5a87m83n)

Agro

Folha: Brasil produz 11% do volume mundial de carnes e consome 7,7% (https://tinyurl.com/ycx9v8wk)

Tesouro

Valor: Tesouro deve manter postura proativa diante de rolagem elevada da dívida (https://tinyurl.com/yu64ecvz)

CVM

O Globo: Lula indica Otto Lobo para presidência da CVM (https://tinyurl.com/ytz3err)

O Globo: CVM: como a política pesou na escolha do novo presidente da reguladora do mercado de capitais e derrotou Haddad (https://tinyurl.com/4rnsrke7)

O Globo: Em derrota para Haddad, Lula indica presidente da CVM de olho na aprovação de Messias para o STF (https://tinyurl.com/mu38dszy)

Valor: Indicação de Otto Lobo para presidência da CVM gera apreensão (https://tinyurl.com/m732h6e4)

O Globo: Fazenda disse a favoritos de Haddad à CVM que ‘questões políticas se impuseram’ (https://tinyurl.com/4ywa28tm)

Folha: O que a indicação de Lula para a CVM tem a ver com o caso Master (https://tinyurl.com/w3e4s5sk)

O Globo: A confiança que Otto Lobo tinha em sua nomeação ao comando da CVM (https://tinyurl.com/2d3yk8jj)

BC-Master

Estadão: Caso Master: Análise da área técnica do INSS põe sob suspeita 74% dos créditos consignados do banco (https://tinyurl.com/y4pjpy3z)

O Globo: Master: Recuo do relator foi resultado de pressão que mobilizou ministros do TCU, STF e do governo Lula (https://tinyurl.com/mwv36rtk)

Folha: Lula entra em campo para conter crise entre BC e TCU no caso Master (https://tinyurl.com/y5vvxdhm)

O Globo: Lula manifesta incomodo com atuação do STF no caso Master (https://tinyurl.com/zzjpch2d)

CNN: Haddad diz que acompanha “diariamente” repercussão sobre caso Master (https://tinyurl.com/4xwy2jfj)

O Globo: TCU não pode reverter liquidação do Banco Master, diz presidente do órgão (https://tinyurl.com/z47tu4c6)

O Globo: Ministros do STF dizem que Corte barraria eventual reversão da liquidação do Banco Master pelo TCU (https://tinyurl.com/2v26z9fe)

CNN: Caso Master: ala do STF vê com estranheza ofensiva do TCU contra BC (https://tinyurl.com/jwfrrzxb)

Valor: Após pressão pública, ministro do TCU deve recuar de inspeção urgente no BC sobre Banco Master (https://tinyurl.com/bv2taf4z)

Estadão: Caso Master no TCU: Jhonatan de Jesus deve suspender inspeção no BC até o fim do recesso (https://tinyurl.com/2vfs74ts)

Valor: Avesso a holofotes e leal ao Centrão, Jhonatan de Jesus opera à sua maneira no TCU (https://tinyurl.com/56ce99m3)

O Globo: Presidente do TCU envia mensagem a ministros pedindo união em defesa da Corte e apoio a Jhonatan de Jesus (https://tinyurl.com/4fefz2zt)

Estadão: Caso Master: Vital do Rego entra para fazer meio de campo e ‘não tensionar mais o mercado’ (https://tinyurl.com/bdfstujs)

Estadão: Caso Master: Investidores estrangeiros demonstram preocupação com atuação do TCU (https://tinyurl.com/4jad9ha5)

Estadão: Alessandro Vieira pede que PGR investigue Jhonatan de Jesus por atuação no caso do Banco Master (https://tinyurl.com/d7pawews)

Folha: Daniel Vorcaro voltará a depor à PF (https://tinyurl.com/4tk4vknb)

O Globo: Milícias digitais a serviço do Master expõem alcance dos tentáculos de Vorcaro em Brasília (https://tinyurl.com/4944x5hm)

O Globo: Caso Master: precedentes do STF e do TCU afastam análise de mérito em decisões de órgãos reguladores, como o BC (https://tinyurl.com/2yfmuazj)

Estadão: Master: ataque de influenciadores a BC partiu de contas sem relação com o mundo financeiro (https://tinyurl.com/3e4es775)

O Globo: Master: Contratos de influenciadores para defender banco de Vorcaro chegavam a R$ 2 milhões (https://tinyurl.com/5bewr6tu)

Valor: PF vai investigar se influenciadores foram contratados para atacar BC no caso Master e quem pagou (https://tinyurl.com/m9hhxff8)

Estadão: É surpreendente a reação de órgãos de controle à intervenção no Banco Master, diz Marcos Lisboa (https://tinyurl.com/59byd6pw)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.