XP Expert

WhatsApp + criptos – 🌎RADAR GLOBAL

Carteira Novi no WhatsApp, multa da Amazon e expansão da General Motors

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA +0,3% e Europa -0,2%) enquanto investidores aguardam novos dados da inflação ao consumidor nos EUA. O consenso do Dow Jones projeta uma alta de 0,7% em novembro, totalizando +6,7% ano contra ano. Caso as estimativas se concretizem, este será o maior aumento da inflação americana desde 1982 e poderá influenciar a velocidade da retirada dos estímulos pelo Federal Reserve. Na China, ambos os índices CSI 300 (-0,5%) e Hang Seng (-1,1%) encerraram no negativo, reverberando o rebaixamento da Evergrande e Kaisa para restricted default pela Fitch, indicando que as empresas oficialmente deram calote em alguma obrigação financeira, mas que ainda não deram início ao processo normal de pedidos de falência e liquidação de ativos, permanecendo em operação. Além disso, esforços do Banco Central chinês para desvalorizar o yuan também contribuíram para a queda da bolsa no país. No universo das criptomoedas a alta volatilidade continua, o Bitcoin (+1,0%) amanhece em campo positivo e negociando acima dos 48 mil dólares enquanto a Solana (-5,3%) sofre forte queda após uma falha na sua rede que desacelerou o ritmo de transações.

Coranavírus: Os reguladores de saúde dos EUA liberaram a dose de reforço contra o COVID-19 da Pfizer (PFIZ34) e BioNTech (B1NT34) para jovens de 16 e 17 anos, ampliando a proteção frente a variante Ominicron que vem se espalhando. A decisão permite que os adolescentes recebam a 3ª dose da vacina em menos de 6 meses após a 1ª.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

WhatsApp + criptos: A carteira de criptomoedas da Meta (FBOK34), Novi, está testando o envio e recebimento de dinheiro por meio de criptomoeda para um número limitado de clientes nos EUA, permitindo que os usuários realizem estas transações por meio do WhatsApp e sem a incorrência de taxas. Até o momento, a criptomoeda utilizada é apenas o Pax Dollar (USDP), uma stablecoin, ou seja, 1 Pax Dollar equivale a 1 dólar convencional.

A empresa está trabalhando no aplicativo de carteira há vários meses, enquanto redirecionou seus planos globais de lançar uma moeda digital chamada Diem (anteriormente Libra) por impedimentos regulatórios. Stephane Kasriel, Head da Novi, observou que a Meta foi capaz de testar e aprender quais recursos e funcionalidades são “mais importantes para as pessoas” desde que apresentou o piloto Novi em meados de outubro. Ele acrescentou que o uso do Novi não afeta a privacidade das mensagens e chamadas pessoais do WhatsApp, “que são sempre criptografadas de ponta a ponta

Multa bilionária contra a Amazon: O regulador antitruste da Itália multou a Amazon (AMZO34) em US$ 1,3 bilhões, alegando que a empresa prejudicou os concorrentes ao favorecer os vendedores terceirizados que usam os serviços de logística da empresa, praticas consideradas anticompetitivas pelas autoridades. Esses ofertantes são mais propensos a aparecer como a opção padrão, quando os consumidores pesquisam pelos produtos. Além do valor proposto, o regulador italiano ordenou que a companhia ofereça padrões justos e não discriminatórios na listagem de vendedores, podendo multar a multinacional em até 10% da sua receita anual.  

A empresa afirmou que recorrerá à justiça e classificou a decisão como “desproporcional e injustificada“. A multa faz parte de uma onda de fiscalizações antitruste na Europa contra a Amazon e outras Big Tech, como Apple (AAPL34) e Meta Platforms (FBOK34), uma vez que autoridades alegam que estas empresas abusam de seu domínio e se beneficiam sobre as empresas menores.

Verticalização da GM: A General Motors passou o ano passado aprimorando a sua cadeia de abastecimento doméstica para dar suporte à produção de milhões de veículos elétricos que serão fabricados até 2030. A companhia planeja produzir desde células de bateria, materiais, até transformação de sucata em matéria-prima. Agora, a companhia também construirá 2 novas instalações nos Estados Unidos para aumentar a produção nacional de imãs de terras raras. 

A GM necessitará de uma produção robusta de imãs, componentes básicos dos motores elétricos, para cumprir seu planejamento de trazer 30 novos EVs para o mercado global até 2025 e alcançar a renovação de seu portifólio zero-emissão de poluentes até 2035. A empresa fez parceria com a VAC para a construção das fábricas que produziram imãs permanentes para os motores elétricos, com o início da produção em 2024. Além disso, outra parceria foi formada com a MP Materials, responsável por extrair e processar os materiais na mina da companhia.  

  

ANÁLISE

Fonte: Deutsche Bank

Escassez de mão de obra continua nos Estados Unidos: O gráfico acima, mostra que escassez de mão de obra foi o assunto mais mencionado nos documentos corporativos de novembro nos EUA. As mudanças ocorridas no mercado de trabalho estão se tornando mais pronunciadas, com muitas pessoas deixando voluntariamente os cargos, no momento em que a demanda por trabalhadores aumenta com a reabertura das economias. Olhando para o futuro, entre 33% e 55% das empresas estão planejando contratar nos próximos meses e esperam encontrar desafios significativos.

Os dados de trabalho mais recentes dos Estados Unidos, por exemplo, mostram que mais trabalhadores estão dispostos a abandonar seus empregos ou mudar de emprego. As vagas de emprego, uma medida da demanda por trabalho, aumentaram em 431 mil para 11 milhões no último dia de outubro, segundo maior valor já registrado. O problema é global, com muitos países ao redor do mundo enfrentando escassez de trabalhadores, o que causa interrupções da cadeia de abastecimento, com as principais indústrias lutando para recuperarem-se devido à falta de trabalhadores ou de matérias-primas. Além disso, isso também interrompe a produção local e global, além das redes de abastecimento, dificultando o crescimento econômico e causando escassez de produtos e serviços para os consumidores.

   

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.